Páginas

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Como estudar a Bíblia

Reserve um horário do dia para ler a Bíblia. Preferencialmente que o seja o mesmo horário todos os dias, transformando esta leitura em uma rotina. Verifique que este momento seja o mais calmo de seu dia, para que não ocorram muitas interrupções, par que você se concentre e mergulhe nesta reflexão.

Não existe uma quantidade de tempo exata, pode ser 15, 20, 30 ou 60 minutos. Você determinará este tempo, depende apenas de sua disponibilidade.

Após determinar o horário e a quantidade de tempo a ser disponibilizada para a leitura da Bíblia... persevere. Não deixe que outras atividades desvie sua atenção. Devemos ter em mente que a palavra de Deus é muito mais importante que outras coisas.

Se já tiver uma Bíblia, ótimo. Caso contrário deve-se comprar uma em uma livraria católica. As Bíblias disponíveis em livrarias evangélicas são incompletas por suprimirem 7 livros do Antigo Testamento e alguns trechos dos livros de Ester e Daniel.

Para escolher uma Bíblia folheie com calma as versões disponíveis. A versão Ave Maria, por exemplo, tem uma linguagem bem simples e de fácil entendimento. A versão Jerusalém tem uma linguagem mais técnica. Adquira aquela que esteja dentro de seu nível de entendimento e das condições financeiras. Se possível, também adquira um comentário bíblico. Nas livrarias católicas têm vários disponíveis.

Chegada a hora que reservou para dedicar às Sagradas Escrituras procure um lugar clamo e munido de sua Bíblia, um caderno ou bloco para anotações e caneta relaxe e invoque o Espírito Santo. Pode ser também a oração recomendada pela Edição Ave Maria, nas orações diárias do cristão, nas suas páginas finais:
Meu Senhor e meu Pai, envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha Tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e faça louvar por todas as criaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da Palavra, os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém!
Agora escolha a leitura que deseja fazer. Para auxiliar nesta escolha sugere-se seguir a sugestão da Igreja e fazer as leituras selecionadas para o tempo litúrgico corrente. As Bíblias normalmente trazem a relação destas leituras. A edição Ave Maria traz, em suas páginas iniciais, uma sugestão das sequências das leituras.

Algumas pessoas acham útil anotar em um caderno um resumo daquilo que refletiram a partir da leitura bíblica, por isso a sugestão do caderno e da caneta. O tempo que você irá dedicar às Sagradas Escrituras deve ser divido entre a leitura dos textos escolhidos e a sua reflexão/estudo.

Você já está acomodado, com a Bíblia e o material à mão, escolhido o texto, fez a oração, pronto. Inicie a leitura.

Vá lendo com atenção e sem pressa, versículo por versículo. Leia e releia quantas vezes achar necessário. Coloque-se no lugar dos personagens, tente imaginar o cenário em eles vivem. Entenda o porquê de suas ações, os costumes da época, a forma que eles pensavam.

Procure, também, sem muito aprofundamento no início, identificar o tipo de livro em que está inserida a passagem, se é um livro biográfico, uma carta, um evangelho. Leia as introduções de cada livro sempre tem uma explanação sobre o ambiente e o momento político em que foi escrito, ajudando o entendimento. As notas de rodapé das páginas também são muito importantes, pois procuram esclarecer muitos pontos de difícil entendimento. Anote as conclusões a que você chegou. Pode lhe ajudar nas leituras seguintes.

 Qual o objetivo do autor ao escrever esta passagem? Refletindo sobre estas questões pode-se chegar a um entendimento melhor da leitura. Atenção: Não procure nas palavras do autor o que VOCÊ quer ouvir, mas o que ele quer dizer. A Bíblia contém mensagens que podem mudar vidas.

Atenção nas palavras utilizadas, ideias que se repetem, causa e efeito, a insistência do autor em alguma mensagem etc. Ele fez alguma comparação? O que ele recomenda? Fez alguma reprimenda? A mensagem continua atual? Releia para ver se a sua conclusão está dentro do contexto. Qual o ponto central do capítulo ou dos versículos.

Por fim pergunte a si mesmo o que você aprendeu com esta leitura. O que Deus lhe transmitiu pode ser aplicado de que forma em sua vida? Estas palavras lhe levará a alguma mudança de vida? Como será a sua relação com as pessoas a partir desta leitura?

Peça a ajuda de Deus para fazer as mudanças necessárias em sua vida, para chegar a ser uma pessoa melhor.

Para terminar faça uma oração espontânea agradecendo a Deus pelas descobertas do dia e certo de ter aumentado a sua intimidade com Ele. Importante: Não caia no erro de querer ler somente a Bíblia sem a ajuda da Igreja, achando que pode interpretá-la de forma particular. Essa tese é protestante e anti-bíblica.

Compartilhe com as pessoas o que você descobriu e estimule as pessoas a fazer o mesmo que você. Melhor, convide esta pessoa a ler e refletir juntos.