Páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Documentos do papa

Os documentos emitidos pelo papa são classificados de acordo com seus objetivos e tratam de assunto de doutrina, moral, governamentais, disciplinares e outros temas que achem necessários ou oportunos.
Os documentos oficiais da Santa Sé são escritos em latim e devem ser publicados no periódico oficial que é a Revista Acta Apostolicae Sedis. Vigoram após três meses a contar da data de sua publicação.
Os nomes dos documentos são nomeados por incipit, ou seja, conforme as primeiras palavras do documento. A palavra incipit significa iniciar, principiar.

Conhecendo mais sobre os documentos escritos por nossos padres conhece-se mais sobre a nossa Igreja e fortalece-se cada vez mais na fé, fazendo com que o fiel persevere em sua caminhada com Cristo.
Os tipos de documentos emitidos pela Santa Sé são:
1.    Bula
2.    Carta Encíclica ou Encíclica
3.    Motu proprio
4.    Breve
5.    Constituição
6.    Exortação
7.    Carta apostólica
8.    Rescrito

Qual o documento mais importante? Todos eles são importantes, mas uma Bula tem mais peso do que uma Encíclica. No entanto, para o mesmo efeito pode o Papa usar documentos diferentes; assim Pio IX definiu o dogma da Imaculada Conceição mediante a Bulla Ineffabilis Deus em 1854, ao passo que Pio XII definiu a Assunção de Maria mediante a Carta Apostólica Munificentissimus Deus em 1950 (D. Estevão Bettencourt).

Nas próximas postagens detalharemos cada tipo de documento.