Páginas

sábado, 30 de abril de 2011

Beatificação de padre Clemente Vismara

foto: Mundo e Missão
Milão (Agência Fides) – Será celebrada na Praça da Catedral de Milão, no domingo 26 de junho, a beatificação do Pe. Clemente Vismara, missionário do PIME (Pontifício Instituto das Missões Exteriores), conhecido como o “Patriarca da Birmânia” pelos seus 65 anos passados ali e por ter contribuído de forma decisiva para a evangelização desta nação.
Junto com ele serão beatificados outros dois filhos da terra ambrosiana: Pe. Serafino Morazzone e irmã Enrichetta Alfieri. O anúncio foi feito pelo Arcebispo de Milão, Cardeal Dionigi Tettamanzi, com uma carta à diocese, em que escreve:

Seminário propõe reflexão sobre Madalena, Maria e mulheres atuais

“Maria Madalena e Maria de Nazaré...o que elas têm a dizer às Marias de hoje?” é a questão colocada pelo Seminário de Teologia Feminista. O encontro, promoção do Grupo Agar, do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI) do Ceará, está com inscrições abertas até 5 de maio e acontecerá nos dias 9 e 10 de maio, no Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja, em Fortaleza (Rua Rodrigues Júnior, 300 – Centro).
 

Evangelizar: Vocação e missão da Igreja

Padre Sebastião Luiz de Souza*
Na revelação bíblica, a missão está intimamente relacionada à história da salvação, ao desejo de Deus de "que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade." (ITm 2,4) Por isso a missão está ligada ao envio: "Ide, fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo quanto vos mandei." (Mt 28,19-20)

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Palavras de São João Batista Maria Vianney

“Se eu encontrar um anjo e um padre, primeiro cumprimento o padre, e depois o anjo, pois nenhum anjo pode celebrar a missa”.
“Deixai uma paróquia 20 anos sem Padre e lá os homens adorarão os animais”.
“Quem não tem tempo a perder para Deus, perde seu tempo”
"O Sacerdócio é o amor de Nosso Senhor Jesus Cristo".
"Quando um cristão avista um padre deve pensar em Nosso Senhor Jesus Cristo".

São João Maria Vianney – A ordenação sacerdotal

João Vianney recebeu a ordenação sacerdotal pela bondade que habitava seu coração, porque, em consequência das dificuldades que enfrentou nos estudos, não poderia ser ordenado. Teve imensas dificuldades com o latim, língua exigida para se rezar as missas na época, mas era, reconhecidamente superior entre todos no que se referia às virtudes da santidade.                                                                                            
Muito se fala da pouca inteligência de Vianney, de suas lutas com o latim e a gramática. Mas a falta da instrução básica era compensada pela sua grande vontade de aprender cada vez mais sobre a obra de Deus e repassá-la aos fiéis. Os ensinamentos de padre Balley foram absorvidos avidamente por Vianney. A sua obra revela um bom administrador das coisas da Igreja e um homem que soube conduzir o seu rebanho.
É nomeado para exercer o sacerdócio em Ecully, juntamente com monsenhor Balley, devido à intervenção pessoal deste que morreria três anos depois, em dezembro de 1817. Ajudando Balley continuou a receber seus ensinamentos de Moral e Teologia. Este foi um santo homem que conseguiu penetrar no íntimo de Vianney e enxergar a sua alma. Disse ele a respeito de Vianney: “É um jovem que reza. A graça de Deus fará o resto”.
           Após a morte de Balley chega um novo pároco em Ecully, em janeiro de 1818. Os dois, o novo pároco e João Maria Vianney, tinham estilos diferentes.
 

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Qual o sentido em venerar relíquias?

Santo Agostinho dizia que os corpos dos Santos são instrumentos dos quais se serve o Espírito Santo para realizar suas obras. Por isto os seus restos mortais são honrados desde o início da Igreja. Por exemplo, as Atas do Martírio de S. Policarpo († 156) de Esmirna, dizem que após a morte do mártir, entregue ao fogo, os fiéis foram recolher as suas cinzas.
A veneração é confirmada pela convicção de que os corpos dos Santos foram templos do Espírito Santo e instrumentos por Este utilizados para produzir boas obras. A certeza de que os homens e as mulheres ressuscitarão no fim dos tempos, incutiu nos cristãos, desde os primeiros séculos, o grande apreço aos despojos mortais dos Santos, pela dignidade de terem sidos templos do Espírito Santo durante a vida presente:

Missa: questão de amor

Conselhos de Dom Javier Echevarría, prelado do Opus Dei
Por Jesús Colina 

ROMA, sexta-feira, 2 de abril de 2010 (ZENIT.org).- A Santa Missa é uma questão de amor, afirma Dom Javier Echevarría, prelado do Opus Dei, quando lhe pedem um conselho para todos aqueles que em algum momento se entediaram na Celebração Eucarística.
A este sacramento, Dom Echevarría (que, junto a Dom Álvaro del Portillo, foi a pessoa mais próxima de São Josemaría Escrivá de Balaguer) dedica seu último livro, “Vivir la Santa Misa” (RIALP).

A solução dos problemas está na família

Todos os dias lemos nos jornais e vemos nos telejornais, reportagens sobre capturas de grupos delinquentes ou em alguns casos, a dotação de novos implementos para a polícia, ou até mesmo, a inauguração –feita cm grande pompa- de novos centros penitenciários. Entretanto, quase nunca refletimos sobre se estamos atacando os males pela raiz, ou se estamos apenas colocando panos quentes para curar uma doença cujo tumor está no mais profundo da nossa sociedade.
A decomposição social que padecemos hoje em dia não se conserta com soluções esquivas, que vem apenas para remediar as consequências, mas não buscam ir à origem do próprio problema.

A função da Pastoral do Dízimo

É um direito que cabe ao dizimista estar informado das dimensões que o dízimo alcança. Afinal é uma parte de seu esforço que colabora para que a palavra de Deus seja proclamada no altar. É uma oferta dada com sacrifício, pois o salário que se recebe nem sempre consegue suprir as necessidades do trabalhador. Portanto Deus há de entender a dificuldade de se retirar dez por cento do salário para destinar a doações. Mas o pouco que se dá com alegria é um esforço a ser recompensado. Partilhando o que se tem supera-se o egoísmo, acolhendo com mais facilidade a palavra de Deus, transformando-se em uma nova pessoa.


terça-feira, 26 de abril de 2011

São Cibardo

Cibardo abandonou a sua casa contra a vontade dos seus pais e se retirou para um mosteiro, talvez o San Cibardo da Dordonha, onde serviu sob as ordens do Abade Martin. Suas virtudes e milagres, que o havia tornado muito famoso, fez com que ele buscasse o isolamento, talvez nos arredores de Angulema, sua cidade natal, para que pudesse resistir às tentações de vanglória.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

"A Papisa", história de um papa que jamais existiu

ROMA, quarta-feira, 7 de julho de 2010 (ZENIT.org) - Desde a antiguidade, os romanos sempre adoraram uma boa farsa. De Plauto a Neri Parenti, mulheres fantasiadas de homens, personagens de clichê e bufões têm deleitado os habitantes da Cidade Eterna.
O novo filme alemão "A Papisa", que estreia nesta semana nos cinemas italianos, porém, esquivou-se do âmbito da comédia para apresentar a história fictícia de um Papa do sexo feminino, numa narrativa longa e cansativa que nos faz lembrar os Monty Python com nostalgia.
"A Papisa" baseia-se no livro homônimo da escritora norte-americana Donna Woolfolk Cross. Publicado em 1996 após "sete anos de pesquisas", narra uma fábula com suficientes viradas grotescas para ser digna dos irmãos Grimm.

As dimensões do dízimo

O dízimo compreende três dimensões:

Na dimensão religiosa é entendido que o dízimo se destina a prover o salário dos funcionários da paróquia, a compra dos materiais litúrgicos, pagará as obrigações fiscais, a manutenção do templo e outras despesas relacionadas às atividades religiosas.

O dízimo também se destina ao auxílio dos mais carentes que acorrem à Igreja para solicitar remédios, alimentos, socorro em momentos de extrema necessidade. Esta é a dimensão social do dízimo.

A Paróquia também paga o seu dízimo para a Diocese, que ajudará na manutenção dos seminários e colaborará com as missões, destacando a dimensão missionária do dízimo.



sábado, 23 de abril de 2011

Matrimônio e celibato consagrado: respostas ao convite do amor

MELBOURNE, quinta-feira, 21 de abril de 2011 (ZENIT.org) - Matrimônio e celibato consagrado são duas formas possíveis de responder ao convite do amor, considera o secretário do Conselho Pontifício para a Família, Dom Jean Laffitte.
O prelado fez o discurso de encerramento do Encontro Nacional de Famílias Católicas em Melbourne, na Austrália, depois de encontrar-se com um grande grupo de jovens, no sábado.
Durante todo o fim de semana de 15 a 17 de abril, mais de 800 pessoas participaram de uma ampla variedade de conferências e workshops sobre 40 temas relacionados ao matrimônio e à vida familiar.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

O apostolado dos leigos nos documentos do Concílio Vaticano II

Cidade do Vaticano, 30 mar (RV) - O renovado compromisso dos leigos na vida da Igreja é uma das contribuições mais relevantes do Concílio Vaticano II, em particular, do Decreto Apostolicam actuositatem, publicado em novembro de 1965. A esse propósito, trazemos as considerações do sacerdote jesuíta, Pe. Dariusz Kowalczyk, no âmbito de uma abordagem buscando redescobrir os documentos conciliares.
No Catecismo lemos: "A iniciativa dos cristãos leigos é particularmente necessária quando se trata de descobrir, de inventar meios para impregnar as realidades sociais, políticas e econômicas com as exigências da doutrina e da vida cristãs. Esta iniciativa é um elemento normal da vida da Igreja" (n. 899). Nessa perspectiva é clara a afirmação de Pio XII, segundo a qual "os fiéis leigos estão na linha mais avançada da vida da Igreja".

Verdade de Deus não pode ser vencida

Londres, 22 abr (RV) - “Vitória: não obstante as terríveis tragédias, a verdade de Deus não corre risco de ser vencida”. Com estas palavras, o primaz da Comunhão Anglicana, Arcebispo de Cantuária, Dr. Rowan Williams, exorta os fiéis a olharem com esperança e confiança para a difícil realidade do mundo.
Em uma carta para a Páscoa, o primaz frisa que “não existe uma fórmula simples para deter os sofrimentos, mas tudo o que aconteceu na vida, morte e ressurreição de Cristo demonstra uma verdade que ninguém pode subjugar e nenhuma circunstância pode invalidar”.

Bento XVI: seis anos de pontificado

Após celebrar 84 anos de vida no sábado, 16, o papa Bento XVI comemorou nesta terça-feira, 19, seis anos como líder espiritual da Igreja Católica e chefe do Estado da Cidade do Vaticano. Tudo acontece poucos dias antes da beatificação de seu predecessor, o então papa João Paulo II.

Joseph Ratzinger entra no sexto ano de papado com uma agenda lotada e, ainda por cima, escreve a terceira parte de seu livro "Jesus de Narazé", dedicada à infância de Jesus e ao começo de sua pregação, com lançamento previsto para o Natal.

Como ler a Bíblia Sagrada

Conforme nos revela o Cateciscmo da Igreja Católica (CIC) “A Sagrada Escritura é a Palavra de Deus enquanto redigida sob a moção do Espírito Santo” (81).
Muitas pessoas desanimam após iniciar a leitura da Bíblia porque encontram dificuldades na compreensão dos textos, não acham conexão entre os livros. Um aviso: os livros bíblicos não foram escrito na sequência em que se apresentam.
Os que se iniciam na leitura bíblica podem adotar métodos que podem facilitar a compreensão dos textos. Um exemplo é iniciar a leitura a partir dos livros mais fáceis de compreender, como os quatro Evangelhos e os Atos dos Apóstolos. Também os livros de Rute, Tobias, Judite e Ester. As cartas menores de Paulo e as de João, os livros históricos do Antigo Testamento, as cartas dos apóstolos, os livros sapiencias, os profetas e o Apocalipse, por fim. Os Salmos podem ser lidos e rezados em paralelo.

A importância do dízimo

Cada pessoa percebe a importância do dízimo de acordo com a motivação que o leva a colaborar. Considera o “Por Que” e o “Para Que” está colaborando. Mas o resultado sempre o levará a razão principal deste ato de doação: o AMOR a Deus.

O homem, no Antigo Testamento, ao reconhecer a ajuda de Deus em sua colheita (fazendo a terra fértil, mandando o sol e a chuva na medida certa para gerar o fruto) destinava a Ele a décima parte de sua produção. Atualmente a maioria das pessoas recebe salários em troca de seu trabalho. Podem testemunhar a sua gratidão a Deus ofertando o seu dízimo, expressando desta forma a sua fé.

Então o dízimo é uma retribuição que fazemos a Deus de parte do que gratuitamente d'Ele recebemos. É a ajuda para que a Igreja cumpra a missão que Jesus a incumbiu. É uma contribuição para com a comunidade, da qual fazemos parte pelo Batismo, ajudando-a a rezar unida, contribuindo para um mundo melhor.

São João Maria Vianney – Os estudos

S. João Maria Vianney
Aos 20 anos começa seus estudos para se tornar sacerdote, apesar da falta de recursos financeiros para manter os estudos, ingressando no seminário Santo Irineu, na cidade de Lyon. Logo surgem as dificuldades, pois os cursos eram ministrados em latim, língua estranha para João Vianney, o que faz com que tire notas baixíssimas já na primeira prova, desclassificando-o. Tenta entrar na Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, mas não consegue sucesso pela mesma razão que o tirou do Seminário. 
No ano de 1809 é convocado para o serviço militar, devendo se apresentar à autoridade militar em Bayonne.  Pe. Balley se esforça muito para conseguir a sua liberação, nada conseguindo. Porém Vianney fica doente, não viaja e passa 14 meses nos hospitais de Lyon e Roanne. Em seu lugar viaja o seu irmão, que se integra ao batalhão do exército. Em 6 de janeiro de 1810 Vianney é considerado desertor do exército e se esconde na aldeia de Noës, localizada nos montes de Forez, com a falsa identidade de Jerônimo Vicente, apesar de parecer que ninguém mais se lembra dele para o serviço militar. 

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Perguntas e Respostas

Com a Segunda vida de Jesus Cristo se instalará definitivamente o Reino de Deus e será vencido para sempre o poder do mal e do demônio. Não sabemos o tempo da Segunda vinda de Jesus Cristo, Deus não quis revelar. Quer que estejamos sempre bem preparados para esse encontro com Ele.


Com o retorno do Senhor Jesus estão relacionados: o fim do mundo presente, a ressurreição dos corpos e o juízo universal. Jesus Cristo será o justo Juiz que dará o julgamento a cada um segundo a suas obras.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

90% da ajuda social na etiópia vem de 1% do povo: os católicos

São muitas as críticas dirigidas aos católicos por não ajudarem a combater a fome no mundo. Os críticos afirmam ser a Igreja Católica muito rica e que todo esse dinheiro “acumulado” por ela deveria ser destinado a combater a fome no mundo.

Tem fundamento esta crítica? Claro que não. Afinal, os católicos sempre ajudaram, e continuarão ajudando ao povo que sofre. E a riqueza da Igreja Católica está na sua História, na sua tradição e na sua fé. O seu patrimônio físico não lhe pertence mais: é patrimônio da humanidade.

Vejam a entrevista abaixo. Dom Rodrigo Mejía Saldarriaga, vigário apostólico de Soddo-Hosanna, explica como a Igreja realiza um trabalho extraordinário de ajuda ao povo etíope.


Entrevista com o bispo de Soddo-Hosanna

ROMA, domingo, 6 de março de 2011 (ZENIT.org) - Os Atos dos Apóstolos narram que um dos primeiros conversos a Cristo foi um etíope. A Etiópia foi um dos primeiros países a declarar o catolicismo como religião oficial, no século IV. Hoje, no entanto, os católicos são menos de 1% da população. Apesar deste número, eles são os responsáveis por 90% dos programas sociais do país.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

"Testemunho de amor até o martírio" de família polonesa

ROMA, domingo, 17 de abril de 2011 (ZENIT.org) - "O testemunho de amor até o martírio" é o título da conferência realizada na última quinta-feira, no auditório do Instituto Pontifício João Paulo II de Roma, dentro do ciclo de encontros dedicados ao tema "Perfis de santidade conjugal".

O historiador polonês Mateusz Szpytma recordou o martírio, durante a 2ª Guerra Mundial, dos cônjuges poloneses Wiktoria e Józef Ulma, que, ao tentar salvar os judeus que haviam escondido em sua casa, foram assassinados pelos nazistas.


Citações de textos bíblicos

As citações de textos bíblicos são os endereços das passagens que se encontram na Bíblia, sendo apresentadas sempre na seguinte forma:
1)    O título do Livro (de forma abreviada). Ex.: Mt (Mateus), Ap (Apocalipse), Sl (Salmos), 1Sm (primeiro livro de Samuel).
2)    O capítulo. Ex.: Jo 11 (livro de João, capítulo 11), Pr 1 (livro dos Provérbios, capítulo primeiro ou capítulo um), 1Cor 4 (primeira carta de aos Coríntios, capítulo 4).
3)    O(s) versículo(s). Ex.: Jo 11, 5 (livro de João, capítulo 11, versículo 5), Pr 1, 7 (livro dos Provérbios, capítulo primeiro ou capítulo um, versículo sete), 1Cor 4, 6 (primeira carta de aos Coríntios, capítulo 4, versículo seis).

O Novo e o Antigo Testamentos

 
No Antigo Testamento estão os livros escritos a partir do Século XV a.C. até o nascimento de Jesus Cristo. Foi escrito em hebraico.

No Novo Testamento encontram-se os livros escrito após o nascimento de Cristo , narrando a vida e as obras de Jesus além de narar a formação do povo cristão. Escrito em grego.

Cada uma destas partes se compõe de vários livros, escritos em épocas históricas diferentes.

domingo, 17 de abril de 2011

O terço

Desde os meus cinco anos de idade aprendi, no colo de minha mãe, a rezar o Terço e o Rosário (três Terços) de Nossa Senhora. Todos os dias, às 6 horas da tarde, nossa família se reunia, para o Terço. Cada filho puxava um mistério. Graças a essa devoção a Maria, nunca presenciei, um dia sequer, de desespero, desânimo ou tragédia em nosso lar.

Com quinze anos saí de casa para continuar os estudos, mas jamais consegui ficar sem rezar o Terço. Maria se faz presente nesta hora e ajoelha-se conosco para interceder a Deus por nós.

Eletricista católico desempregado rejeita emprego em clínica de aborto

Da Redação, com ACI Digital - Dave Hrbacek / The Catholic Spirit
O jornal The Catholic Spirit da Arquidiocese de Minneapolis, nos Estados Unidos, destacou o testemunho de um eletricista católico que, apesar de estar desempregado desde julho de 2009, rejeitou uma suculenta oferta de trabalho na construção de uma clínica abortista da rede Planned Parenthood.

sábado, 16 de abril de 2011

Os nomes mais utilizados pelos papas

 
João - 23
Gregório - 16
Benedito - Bento - 16
Clemente - 14
Leão - 13
Inocêncio - 12
Pio - 12
Estêvão - 9
Urbano - 8
Alexandre - 7
Adriano - 6
Paulo - 6
Sisto - 5
Martinho - 5
Nicolau - 5
Celestino – 5

João II, que foi papa durante os anos 533 a 535, foi o primeiro a modificar o nome ao ser eleito papa. Mercúrio era o seu nome de batismo.
João Paulo I foi o primeiro papa a adotar dois nomes.

São Pedro e a autoridade papal

A Igreja Católica é extremamente fiel à Bíblia, à Tradição Apostólica e ao Senhor Jesus, nosso único Salvador. Assim sendo, vejamos que o Senhor Jesus não deu a todos os apóstolos a mesma autoridade. Só deu ao Apóstolo Pedro a autoridade, para que fosse chefe (coordenador) de todos os outros de toda Igreja "E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja... Eu te darei as chaves do Reino dos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus... (Mt 16, 18-20). O Papa, então, é o sinal visível da unidade da Igreja, unidade realizada [elo poder do Espírito Santo. Veja em São Lucas, que o Senhor Jesus dá a Simão Pedro o poder de confirmar os outros irmãos: "Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar o trigo; mas eu roguei por ti, para que tua confiança não desfaça; e tu, por tua vez, confirma os teus irmãos " (Lc 22,31-32). Ou ainda: "Simão... amas-me mais do que estes? ... Sim, Senhor... então apascenta as minhas ovelhas " (Jo 21,15s).
Depois da morte dos Apóstolos, hoje em dia, os encarregados para guiar o povo de Deus são os bispos ajudados pelos presbíteros (padres) e diáconos. Leia: 2 Tim 1,6; Tim 5, 22; Tit 1,5.



sexta-feira, 15 de abril de 2011

O Controle Remoto e a Cruz

de Dennis Downing


O controle remoto é um aparelho bastante útil.
Durante qualquer filme nós podemos pular partes ou repetir cenas interessantes.
Quando um acidente ocorre, podemos voltar para o momento antes.
Quando uma pessoa fala algo que não devia, podemos retornar ao momento anterior ao que ela falou.

As fronteiras do casal

Pe Zezinho, scj
Homem e mulher não se casariam se não achassem que vale a pena. E não tentariam a vida a dois se não sentissem que é melhor casar do que viver só, especialmente depois que se conheceram.
Quando o sentimento é forte e bonito, qualquer sacrifício vale a pena, inclusive o de ter que aceitar limites. Limites e fronteiras são o que mais acontecem num casamento: os limites dele, os dela e os dos filhos.
São esses limites que exigem demarcação de fronteiras como num continente chamado amor, onde os países precisam determinar seus territórios. Cada país permanece único com suas características muito especiais, sua linguagem e seu jeito de ser.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Nacionalidades dos papas

De São Pedro até Bento XVI a Igreja Católica teve 266 papas, das seguintes nacionalidades:


italianos – 211
franceses – 15
gregos – 14
alemães - 07
sírios – 06
espanhóis – 03
africanos – 03
croatas – 02
português – 01
inglês – 01
palestino – 01
holandês – 01
polonês - 01

Os papados mais longos da história do Vaticano

FOLHA ON LINE

São Pedro - o 1º papa
São Pedro - 34 ou 37 anos. o primeiro papa, de acordo com historiadores, o período de início e de fim de seu papado é desconhecido. Segundo a tradição, seus últimos 25 anos como papa foram passados em Roma. Os outros ele teria vivido na Antióquia. 
Pio IX (1846-78) - 31 anos, 7 meses e 17 dias. Restabeleceu a hierarquia católica na Inglaterra e na Holanda. Proclamou o dogma da concepção imaculada de Maria. Reuniu o Concílio Vaticano 1º, no qual definiu a infalibilidade do papa.
Leão XIII (1878-1903) - 25 anos, 4 meses e 17 dias. Como o Estado Pontifício fora suprimido, vivia como prisioneiro no Vaticano. Escreveu várias encíclicas. A encíclica "Rerum novarum'', pela qual quis conciliar empregados e empregadores, foi o ponto de partida e de referência das posteriores encíclicas sociais.

Preparativos para a cerimônia de Beatificação do Servo de Deus João Paulo II

Cidade do Vaticano, 08 (RV) - A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou o programa dos três dias da beatificação do Papa João Paulo II, que será no domingo 1º de maio, quando Karol Wojtyla será elevado aos altares.

Na apresentação, o Vigário do Papa para a diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini, detalhou o programa dos três dias de celebração que começarão no sábado 30 de abril com uma Vigília de Oração no Circo Massimo.

Lançado banco de fotografias da Igreja


A agência multimídia Flashes da Igreja (FDI) lançou o banco de fotografias “Imagines Ecclesiae”, que contém imagens na Internet sobre a vida da Igreja com o objetivo de “mostrar a sua extraordinária riqueza, beleza e o bem que esta traz para a sociedade”.
De acordo com o diretor de FDI, Carlos Moya, o projeto nasceu pela “preocupação de mostrar a verdadeira imagem da Igreja aos meios de comunicação e ao público em geral, em um mundo onde o laicismo imperante em muitos países trata de distanciar a Igreja Católica de uma influência real que tem na vida pública e social”.

Encontro de blogueiros no Vaticano no dia 2 de maio


VATICANO, 08 Abr. 11 / 05:56 pm (ACI/EWTN Noticias)
Os Pontifícios Conselhos para a Cultura e para as Comunicações Sociais no Vaticano convocaram blogueiros do mundo inteiro e diversos representantes da Igreja para um encontro no próximo dia 2 de maio para compartilhar experiências e compreender melhor o trabalho neste campo.

O evento, aproveita a massiva assistência de fiéis e jornalistas a Roma pela beatificação do Papa João Paulo II no domingo 1º de maio, "permitirá também apresentar algumas das iniciativas que a Igreja está empreendendo para entrar em contato com o mundo dos novos meios de comunicação", informa a Rádio Vaticano.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Anuário Pontifício 2011 aponta crescimento no número de católicos no mundo

O Anuário Pontifício, edição 2011, foi apresentado ao papa Bento XVI, na manhã de sábado, no Vaticano, pelo secretário de Estado, cardeal Tarcísio Bertone e pelo substituto para assuntos gerais do Vaticano, dom Fernando Filoni. A edição 2011 revela que o número de católicos no mundo aumentou 1,7% entre 2008 e 2009, com mais 15 milhões de batizados, principalmente na África e na Ásia.
Os dados do Anuário Pontifício mostram que há 1,18 bilhões de católicos no mundo e quase metade, 49,4%, vive no Continente Americano.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Fugindo de Babel

A comunicação que se pretende colocar em ação no interior da Igreja não é apenas a comunicação de mídia (internet, televisão, rádio, jornal e outros meios), mas, também, aquela proveniente do olho no olho, do aperto de mão, de um abraço e uma boa e sincera acolhida com um coração e sorriso abertos. Dar testemunho de Cristo através da vivência verdadeiramente cristã é, também, uma forma de comunicação, que também atinge o objetivo de se levar Cristo ao próximo.
Também se quer isentar esta comunicação de promoções pessoais, campanhas desarticuladas, de desperdício de recursos, de intrigas de grupos, visões destorcidas, uso indevido de mídias e outros fatores que tornam a comunicação dentro da Igreja um arremedo do que realmente poderia ser.

sábado, 9 de abril de 2011

Ser Santo

O termo SANTO origina-se do latim sanctu, que traduzido para o português significa “que se tornou sagrado” ou “estabelecido conforme a lei”.
Se pesquisarmos a palavra SANTO no dicionário Aurélio, obteremos muitas pistas para entendermos a abrangência de seu significado:
·         Como adjetivo a palavra é sinônimo de sagrado, puro, imaculado, respeitável, bem-aventurado. Referem-se aqueles que obtiveram o céu como recompensa de suas virtudes. Também é aquele que respeita as coisas divinas, o culto e à religião. E, também, relaciona-se aquele que a Igreja canonizou.
·         Como substantivo masculino significa, segundo a tradição judaico-cristã, atributo de Deus e um dos seus nomes, realçando a transcendência da natureza divina.  Aquele que participa da santidade divina pela observância da lei ou pelos sacramentos. Além de referir-se, também, à imagem exposta nas igrejas ou nas casas.
Na língua portuguesa utiliza-se o título de Santo para todos os nomes masculinos que se iniciam com vogal ou com a letra H. Como exemplos: Santo Antonio, Santo Hipólito, Santo Eduardo e Santo Honório, entre outros.

A beatificação de João Paulo II


 

No próximo dia 1º de maio será o dia da beatificação do saudoso João Paulo II, falecido no dia 2 de abril de 2005, com mais de 25 anos de papado. A data foi oficializada com a assinatura do decreto de beatificação pelo Papa Bento XVI, que recebeu em audiência o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato.
Desta forma, fica faltando a comprovação de mais um milagre para que ele seja canonizado. O primeiro milagre já reconhecido pelo Vaticano foi a cura da religiosa Marie Simon-Pierre Normand.
O Rito de Beatificação será presidido pelo Santo Padre Bento XVI, na Basílica de São Pedro, no II Domingo da Páscoa - conhecido como da Divina Misericórdia, festa litúrgica instituída pelo próprio João Paulo II.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dom Dimas e as ações concretas da CF-2011

Brasília, 08 abr (RV)"O dever de cuidar do meio ambiente é um imperativo que nasce da consciência de que Deus confia a Sua criação ao ser humano não para que ele exerça sobre ela um domínio arbitrário, mas que a conserve e cuide dela como um filho cuida da herança de seu pai, e uma grande herança Deus confiou aos brasileiros" – escreveu Bento XVI na sua mensagem para a Campanha da Fraternidade deste ano.
Neste período da Quaresma, a Igreja presente em todo o Brasil, está refletindo sobre o tema da Campanha da Fraternidade que é "Fraternidade e vida no Planeta". Durante a campanha temos gestos concretos que a Igreja convida os fiéis a realizar. Conosco, o Secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa. (SP)