Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

Catequese do papa: a luta de Jacó

Queridos irmãos e irmãs:
Hoje, eu gostaria de refletir convosco sobre um texto do Livro do Gênesis que narra um episódio um pouco especial da história do patriarca Jacó. É um fragmento de difícil interpretação, mas importante na nossa vida de fé e de oração: trata-se do relato da luta com Deus no vau de Jaboc, do qual ouvimos um pedaço.
Como recordareis, Jacó tinha tirado do seu irmão Esaú a primogenitura, em troca de um prato de lentilhas, e depois recebeu de maneira enganosa a bênção do seu pai Isaac, que nesse momento era muito idoso, aproveitando-se da sua cegueira. Fugindo da ira de Esaú, refugiou-se na casa de um parente, Labão; tinha se casado, havia enriquecido e voltava à sua terra natal, disposto a enfrentar o seu irmão, depois de ter tomado algumas prudentes medidas. Mas quando tudo está preparado para este encontro, depois de ter feito que os que estavam com ele atravessassem o vau que delimitava o território de Esaú, Jacó fica sozinho e é agredido por um desconhecido, com quem luta a noite inteira. Esta luta corpo a corpo – que encontramos no capítulo 32 do Livro do Gênesis – se converte para ele em uma singular experiência de Deus.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Sinal da Cruz

(†)-Pelo sinal da Santa Cruz,
(†) livrai-nos Deus, Nosso Senhor,
(†) dos nossos inimigos,
(†) em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém.

Quantas pessoas fazem o Sinal da Cruz, ou como se costuma dizer, o “Pelo Sinal” antes das orações, ou pelo menos uma vez ao dia? A impressão que temos é que o número é bastante reduzido, especialmente entre os mais jovens. A maioria faz, e às vezes de modo displicente, como um salamaleque, o “Em nome do Pai”, ficando só no gesto, sem invocar a Santíssima Trindade.

O Sinal da Cruz é uma oração importante que deve ser rezada logo que acordamos, como a nossa primeira oração, para que Deus, pelos méritos da Cruz de Seu Divino Filho, nos proteja durante todo o dia. Com este Sinal, que é o sinal do cristão, nós pedimos proteção contra os nossos inimigos.

Que inimigos? Todos aqueles que atentem contra a nossa pessoa, para nos causar tanto males físicos, quanto espirituais. O Sinal da Cruz, feito antes de iniciarmos as nossas orações, nos predispõe a bem rezar.

† Pelo sinal da Santa Cruz: ao traçarmos a primeira cruz em nossa testa, nós estamos pedindo a Deus que protejaa nossa mente dos maus pensamentos, das ideologias malsãs e das heresias, que tanto nos tentam nos dias dehoje e mantendo a nossa inteligência alerta contra todos os embustes e ciladas do demônio;

† Livrai-nos Deus, Nosso Senhor: com esta segunda cruz sobre os lábios, estamos pedindo para que de nossa boca só saiam palavras de louvor: louvor a Deus, louvor os Seus Santos e aos Seus Anjos; de agradecimento a Deus, pois tudo o que somos e temos são frutos da Sua misericórdia e do Seu amor e não dos nossos méritos: que as nossas palavras jamais sejam ditas para ofender o nosso irmão.

† Dos nossos inimigos – esta terceira cruz tem como objetivo proteger o nosso coração contra os maus sentimentos: contra o ódio, a vaidade, a inveja, a luxúria e outros vícios; fazer dele uma fonte inesgotável de amor a Deus, a nós mesmos e ao nosso próximo; um coração doce, como o de Maria e manso e humilde como o de Jesus.

Padre Marcelo Rossi

domingo, 29 de maio de 2011

"João Paulo II me salvou", diz náufrago que passou 14 dias à deriva no Oceano Atlântico

Thiago Varella / UOL Notícias / São Paulo
imagem: uol notícias
Para o norte-americano Victor Mooney, 45 anos, o papa João Paulo II é santo. Ele afirma que foi salvo pelo pontífice, quando passou 14 dias à deriva, no mar.
Mooney tentava pela terceira vez atravessar o Oceano Atlântico em um barco a remo. O americano saiu de Cabo Verde, na África, no dia 26 de fevereiro de 2009, rumo a Nova York, onde mora. No entanto, no segundo dia de viagem, sua embarcação virou e o aventureiro se viu à deriva, em um bote inflável, no meio do mar, sem comida e com pouca água potável. 

117 000 centros da Igreja Católica servem doentes de AIDS em todo o mundo

Roma, 27 Mai. 11 / 11:58 am (ACI/EWTN Noticias)

O Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde, Arcebispo Zygmunt Zimowski, assinalou que a Igreja Católica serve os doentes de AIDS, com todo tipo de assistência, em 117 000 centros estendidos em todo mundo.

Assim o assinalou o Prelado em entrevista concedida ao jornal vaticano L’Osservatore Romano em vésperas do início do Congresso "A centralidade da atenção da pessoa na prevenção o tratamento da AIDS-HIV" que será realizado na capital italiana entre os dias 27 e 28 de maio.

Deus nunca abandona o ser humano ante o peso do mal do mundo, recorda o Papa

Vaticano, 28 Mai. 11 / 12:56 pm (ACI/EWTN Noticias)

Após o concerto realizado em sua homenagem pela República da Hungria que acaba de assumir a presidência do Conselho da União Europeia, o Papa Bento XVI ressaltou ontem que Deus nunca abandona o ser humano ante o peso do mal do mundo.

Em seu discurso de agradecimento ao Presidente da Hungria, Pál Schmitt, e à Orquestra Filarmônica Nacional da Hungria que interpretou várias peças do famoso pianista húngaro Franz Liszt, o Santo Padre explicou que este grande compositor de música sinfônica e clássica, também era um homem de profunda fé.

Como perdoar: 10 regras para dar fim ao ressentimento

Padre Lucas de Paula Almeida

Primeira: Quando alguém o magoa, ponha “iodo espiritual” na ferida, imediatamente. Isto é, reze fervorosamente a respeito do que se passou. Se não fizer tal coisa, virá a supuração.

Segunda: Se o ressentimento o tornou duro em seus pensamentos, aplique o drenamento de agravos. Isto é, abra sua mente para deixar que os agravos se encaminhem para fora dela.

sábado, 28 de maio de 2011

Documentos do Papa: Cartas Encíclicas

CARTA ENCÍCLICA ou ENCÍCLICA (Epistolae Encyclicae - Litterae Encyclicae) - a encíclica é uma circular, uma forma muito antiga de correspondência eclesiástica, que denota de forma particular a comunhão de fé e caridade que existe entre as várias comunidades que formam a igreja.
Já nos primeiros séculos da Igreja os Bispos escreviam cartas circulares aos seus irmãos no episcopado a respeito de assuntos doutrinários ou disciplinares, com o intuito de assegurar a unidade entre a doutrina e a vida eclesial. Como exemplo pode-se citar S. Atanásio (†373), tendo em mira a heresia ariana que ameaçava a integridade da fé. Através das Encíclicas podem ser tratados assuntos relativos à matéria doutrinária em variados campos: fé, costumes, culto, doutrina social, etc.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Dízimo. Quanto se deve doar (devolver)?

imagem: capeladesantoantonio.blogspot
Apesar da palavra “dízimo” significar dez por cento ou a décima parte de alguma coisa, a Igreja Católica flexibiliza a devolver, deixando como critério o que determina o coração do fiel. Nós podemos doar 5%, 3%, 12%, de acordo com a nossa disponibilidade financeira e a vontade de nosso coração. Mas se podemos doar 6% que não doemos 5%, nem só o que sobra de nosso salário no final do mês, pois dízimo não é esmola nem é uma ajudazinha qualquer; é um compromisso com Deus. Que cada um de nós doe sem constrangimento nem tristeza, pois Deus ama a quem dá com alegria (cf. 2Cor 9, 7).


O que é a Bíblia?

A Bíblia não é um livro. A Bíblia é uma biblioteca com 73 livros que se divide em Antigo Testamento e Novo Testamento. São 46 livros no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. Os 4 evangelhos, no Novo Testamento, tem Jesus Cristo como tema central.

Definição do Concilio Vaticano II:


"A Bíblia é o conjunto de livros que, tendo sido escritos sob a inspiração do Espírito Santo, têm Deus como autor, e como tais foram entregues à Igreja".

São João Maria Vianney – O zelo por sua missão

O padre passa a maior parte de seu tempo na capela, dedicando-se à oração e, também, à Eucaristia, à catequese e, principalmente, às confissões, que o tornaram conhecidos além das fronteiras da pequena cidade.
Zeloso de sua missão gostava de ter sempre a sua capela sempre limpa e organizada para receber os paroquiano e aos que vinham em peregrinação. Para agradar a Deus nada era demais e dedicava-se integralmente a levar a palavra de Deus a todos. Para tanto buscava valorizar tanto a Liturgia da Palavra quanto ele valorizava a Liturgia Eucarística. A sua pregação versava sobre as obrigações do Cristão para consigo, com o próximo e para com Deus. Pedia sempre a todos para que se esforçassem para conquistar os céus e evitar o inferno, além de exigir um comportamento adequado no interior da igreja por respeito à Presença Real de Cristo na Eucaristia.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Como e quando surgiu o dízimo? (parte 2)

Atualmente, o fruto de nossos esforços e o resultado de nosso trabalho é o salário, que é entregue sob a forma de dinheiro. Qualquer percentual a ser aplicado sobre o valor do salário terá como resultado uma certa quantia em dinheiro. O resultado do trabalho dos antigos eram alimentos, artesanatos e animais, então eles contribuíam com o templo doando alimentos, artesanatos e animais. Hoje, mesmo que o profissional se dedique a atividades rurais ou artesanais, o resultado do seu trabalho será sempre dinheiro, porque ele produz para comercializar. Logo o dízimo a ser ofertado, o produto a ser devolvido a Deus, através do templo, será dinheiro, por ser mais prático e melhor de se administrar pela paróquia ou comunidade.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Rotina


Estou cansada de trabalhar e ver todos os dias as mesmas pessoas no caminho; passar horas trabalhando.

imagem: abril.com
Chego em casa e meu marido sempre do mesmo jeito, com a mesma disposição, a mesma comida para o jantar. Entro no banho e logo ele começa a reclamar. Quero descansar e assistir minha novela, mas meus filhos não me deixam, porque querem brincar comigo e conversar. Não entendem que estou cansada.Meus pais também me irritam algumas vezes e entre trabalho, marido, filhos, pais e cuidar da casa, eles me deixam louca. “Quero Paz”.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Como estudar a Bíblia

Reserve um horário do dia para ler a Bíblia. Preferencialmente que o seja o mesmo horário todos os dias, transformando esta leitura em uma rotina. Verifique que este momento seja o mais calmo de seu dia, para que não ocorram muitas interrupções, par que você se concentre e mergulhe nesta reflexão.

Não existe uma quantidade de tempo exata, pode ser 15, 20, 30 ou 60 minutos. Você determinará este tempo, depende apenas de sua disponibilidade.

sábado, 21 de maio de 2011

A batalha dos lobos



imagem: downloads.open4groups
Um avô disse a seu neto, que veio a ele com raiva de um amigo:

"Deixe-me contar-lhe uma história. Eu mesmo, algumas vezes, senti grande ódio daqueles que me fizeram tanto mal, sem qualquer arrependimento das consequências de seus atos. Todavia, o ódio corrói você, mas não fere seu inimigo.

É o mesmo que tomar veneno, desejando que seu inimigo morra.
Lutei muitas vezes contra estes sentimentos".
E ele continuou:  

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Livros científicos sobre a paixão e morte de Jesus


Há pelo menos dois livros sérios sobre a paixão e morte de Jesus, em português. O mais antigo, escrito há mais de trinta anos, é do medico e cirurgião francês Pierre Barbet que estudou o assunto durante 25 anos. O livro se chama “A Paixão de Cristo Segundo o Cirurgião” (Ed.Loyola, SP). No próximo artigo eu coloco um resumo da Paixão do Senhor segundo Dr.Pierre.
Outro livro recente, sério, científíco, é do médico legista americano Dr. Frederick Zugibe, um dos mais conceituados peritos criminais em todo o mundo e professor da Universidade de Columbia, dissecou a morte de Jesus com a objetividade científica da medicina.
Ele foi patologista-chefe do Instituto Médico Legal de Nova York durante 35 anos. As suas conclusões estão no livro “A crucificação de Jesus – as conclusões surpreendentes sobre a morte de Cristo na visão de um investigador criminal”, recém-lançado no Brasil (Editora Idéia e Ação, 455 págs).

O preço de um milagre

Uma garotinha foi para o quarto e pegou um vidro de geleia que estava escondido no armário e derramou todas as moedas no chão.
Contou uma por uma, com muito cuidado, três vezes. O total precisava estar exatamente correto. Não havia chance para erros.
Colocando as moedas de volta no vidro e tampando-o bem, saiu pela porta dos fundos em direção à farmácia Rexall, cuja placa acima da porta tinha o rosto de um índio.
Esperou com paciência o farmacêutico lhe dirigir a palavra, mas ele estava ocupado demais. A garotinha ficou arrastando os pés para chamar atenção, mas nada. Pigarreou, fazendo o som mais enojante possível, mas não adiantou nada. Por fim tirou uma moeda de 25 centavos do frasco e bateu com ela no vidro do balcão. E funcionou!

Onde devo entregar o meu dízimo?


O local da entrega do dízimo é na Igreja, pois ele pertence a Deus. "Então, ao lugar que o Senhor, vosso Deus, escolheu para estabelecer nele o seu nome, ali levareis todas as coisas que vos ordeno: vossos holocaustos, vossos sacrifícios, vossos dízimos, vossas primícias e todas as ofertas escolhidas que tiverdes prometido por voto ao Senhor". (Dt 12,11s).
Apenas em casos extraordinários, como doenças ou dificuldades de locomoção, o dizimista deve entregar a sua contribuição a algum fiel, mesmo sendo ele participante da pastoral do dízimo.

Quando fazemos a nossa oferta na Missa não estamos nos isentando de contribuirmos com o nosso Dízimo e nem mesmo de darmos esmolas e praticar outras obras de caridade. A liturgia prevê um momento em que somos convidados a oferecer os nossos dons diante do altar do Senhor e nesse momento ninguém deve comparecer de mãos vazias (cf Dt 16,10.15-17).


Vocação

O mundo está vivenciando um momento de exaltação ao individualismo, da valorização do “descartável”, da falta de compromisso com as demais pessoas e, principalmente, da disseminação de uma cultura que rejeita a Deus. Mas devemos saber e assumir que a nossa vida é um presente divino e que a Deus devemos retribuir esta graça.

Precisamos sentir a experiência de que Deus nos escolheu como filho querido e que sobre as nossas cabeças pousa a sua mão a nos abençoar, nos convidando a ser parte de Sua família. Ele nos faz um ser especial, nos faz forte. Atender ao Seu chamado ou não nos diferencia entre ser um vencedor ou um derrotado. Este chamado de Deus é o maior presente que Ele pode nos ceder.

Papa Bento: as Sagradas Escrituras são a Palavra inspirada por Deus

Em sua mensagem aos membros da Pontifícia Comissão Bíblica, o Papa Bento XVI explicou que as Sagradas Escrituras são a Palavra inspirada por Deus que contêm a verdade que toda pessoa deve conhecer para alcançar a salvação.
No texto dirigido ao Cardeal William J. Llevada, Presidente da Pontifícia Comissão Bíblica, e aos seus membros, com ocasião da Assembléia Plenária, na que confrontaram o tema: "Inspiração e verdade da Bíblia", o Santo Padre ressalta que "este tema é um dos pontos principais da exortação apostólica pós-sinodal ‘Verbum Domini’, tratado na parte inicial".

São João Maria Vianney – Visitas aos paroquianos

Mas ele precisava modificar aquele lugar. O que fazer? Como transformar aquele lugar?
O Cura D’Ars passava longas horas ajoelhado diante do Santíssimo, rezando por seus paroquianos. Eram muitas orações, jejuns e muitos sacrifícios que ele oferecia a Deus pela conversão daquele povo miserável e afastado de Deus. Ele se sentia responsável perante Deus pela salvação daquele povo que lhe foi confiado e o seu objetivo ficou muito claro para si mesmo: salvar cada alma, uma por uma, nem que para isto levasse toda sua vida. Suas palavras podiam não ser o bastante para converter as pessoas, pois não era bom orador, mas o seu testemunho de vida transmitia toda a fé que possuía, sendo coerente com suas pregações. Visita todas as casas do lugarejo chamando-os para orarem juntos, sendo muito comum deparar com pessoas necessitadas, as quais ele não se furtava em ajudar. Doava o pouco que tinha para ajudar aqueles que nada possuíam.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Irmã Dulce – Histórico da Beatificação


imagem: irmadulce.org
A Igreja Católica beatificará no dia 22 de maio de 2011, na cidade de Salvador, Irmã Dulce (1914-1992), conhecida como "o anjo bom da Bahia", que dedicou sua vida aos pobres e doentes.
A causa de canonização de Irmã Dulce foi iniciada em janeiro de 2000. A validação jurídica do virtual milagre foi emitida pela Santa Sé em junho de 2003. Em abril de 2009, o Papa Bento XVI reconheceu as virtudes heróicas da Serva de Deus Dulce Lopes Pontes, autorizando oficialmente a concessão do título de Venerável à freira baiana. O título é o reconhecimento de que Irmã Dulce viveu, em grau heróico, as virtudes cristãs da fé, esperança e caridade.




Como e quando surgiu o dízimo? (parte 1)

É importante que se conheçamos as origens do dízimo. Só podemos aderir a algo se o conhecermos, entendermos a sua criação, sabermos seu significado,conhecermos seus objetivos. Entender as origens de algo é importante para entendermos a sua profundidade e razão de ser, para não corrermos o risco de transformar esta devolução a Deus em um ato mecânico, restrito ao âmbito financeiro, desligando-se do seu sentido original.  


terça-feira, 17 de maio de 2011

Todos os papas: 3 – Anacleto ou Cleto (Mártir. Papa de 76 a 88)

Anacleto (latim: Anacletus) ou Cleto foi o terceiro Papa da Igreja Católica e o segundo  sucessor de São Pedro na Sé apostólica. O nome Cletus vem do grego antigo e significa "aquele que tem sido chamado" e Anacletus significa "aquele que tem sido chamado de volta".
Sua biografia é incerta, confusa.

Seus dados biográficos foram embaralhados ao serem transcritos durante o transcorrer do tempo. Ele teve a sua biografia publicada como se fossem duas pessoas distintas. Os escritos de Santo Ireneu e de Eusébio de Cesaréia confirmam sua eleição como Anacleto I ou abreviadamente como Cleto, o que levou alguns a pensar que fossem dois papas diferentes e com datas comemorativas diferentes, uma em 26 de abril e outra em 13 de julho.
.

domingo, 15 de maio de 2011

São Teodorico Endem

Mártir em Gorcum. Nascido em 1499 na cidade de Amersfoot, Holanda, quando jovem era um estudante aplicado e dedicado às obras de caridade e de misericórdia. Possuía um caráter manso e sereno. Em um determinado dia revelou a seus pais: “|Já escolhi o meu caminho. Serei religioso franciscano e sacerdote”.

Sua família não aceitou passivamente a decisão dele dedicar-se à vida religiosa, de tudo fazendo para dissuadi-lo, mas sua veemência estava sustentada pela graça divina. Aos familiares respondia sempre que “quando o Senhor chama não se pode dizer não. Deve-se responder a Seu chamado, Ele é nosso Pai e nosso Deus”.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

São João Maria Vianney – A sua saúde

Recorria constantemente ao jejum e não era raro passar até três dias sem se alimentar. Suas refeições eram basicamente compostas de batatas cozidas por ele mesmo ou um pouco de água e pão. Algumas vezes recorria a bolos de farinha de trigo escura. Os alimentos que recebia das pessoas ele distribuía imediatamente com os pobres que encontrava na rua.
Dormia de 2 a 4 horas diárias no chão ou em cama sem colchão e ao acordar ia logo para a Igreja rezar diante do sacrário. A falta de alimentação e de repouso foi motivo do acometimento de várias doenças, entre elas agripnia, distúrbios pulmonares, nevralgias faciais, dor de dente, enterocolite, hérnias, reumatismo, entre outras. Ele mesmo dizia ser possuidor de um estado físico invejável e que a pouca alimentação e as poucas horas de sono eram suficientes para restabelecer suas forças e recomeçar, pois na sua paróquia ele fazia de tudo. Mesmo assim esteve gravemente enfermo por vinte vezes e em todos estes momentos conseguiu se recuperar, assombrando os médicos.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Documentos do Papa: Bula

imagem: site vaticancoins.com
Na Roma antiga, bulla significava um pequeno globo de metal vazio, que os vencedores de um prémio traziam pendente do pescoço.
Para a Igreja, o termo se refere à forma com que o documento é lacrado, com uma pequena bola, que em latim é bulla, de cera ou chumbo. Antigamente utilizavam-se letras em estilo gótico e continham diversas abreviações, tornando difícil a leitura do documento. Leão XIII, em 1878, determinou que se utilizasse a escrita comum.

terça-feira, 10 de maio de 2011

São Galo

Imagem do site oracoes.info
Nasceu no ano de 489 na cidade de Clermont, na diocese de Auvergne, no seio de uma das mais distintas famílias da corte francesa. Seu pai já havia combinado o seu matrimônio com uma jovem de família nobre, filha de um senador, como era costume da época. Porém o jovem, desde criança, já se dedicava à vida espiritual e não pretendia obedecer à tradição social nem seguir promissoras carreiras mundanas.
Saiu de casa e foi se refugiar em uma abadia vizinha à sua região que não o aceitou por não ter o consentimento dos pais. Após muita insistência o pai resolveu concordar (“Que a vontade de Deus seja feita e não a minha”) e o mesmo ingressou no Monastério de Cournou.

Todos os papas: 2 - Lino (Mártir. Papa de 67 a 76)


Existem divergências quanto ao período de pontificado de Lino. Alguns o situam entre 64 ou 67 a 76, 77 ou 79. Porém o mais aceito é 67 a 76.
Segundo papa da Igreja e primeiro sucessor de Pedro. Nasceu em Volterra, região da Toscana,  Itália, por volta do ano 30. Ardoroso defensor da fé nos trabalhos apostólicos. Era filho de Herculano. Os dados anteriores de sua vida não são conhecidos. Quando foi para Roma não era cristão. Foi convertido ao cristianismo por Pedro e Paulo, sendo um de seus primeiros discípulos.
Enfrentou corajosamente a feitiçaria e as primeiras tentativas de infiltração de heresia no seio da Igreja. Sagrou 18 sacerdotes e  nomeou quinze bispos em duas ordenações, transmitindo a estes, com sua autoridade divina, os poderes apostólicos do clero católico nascente. Em seu pontificado trabalhou arduamente para reanimar e orientar os cristãos na verdadeira fé com o objetivo de a Igreja unida.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

São João Maria Vianney – A chegada a Ars

Chegou ao local em uma carruagem, guiada por um paroquiano de Ecully, transportando seus poucos pertences e uma biblioteca com trezentos volumes, herdada de Balley. Apesar de não ter grande instrução, gostava de aprender e lia muitos livros. O Cardeal Odilo Pedro Scherer, afirma num texto da Agência Zenit: “Ao visitar sua humilde casa paroquial em Ars, ainda hoje existente, eu mesmo pude observar ali vários livros bem volumosos, que lhe pertenceram, sublinhados e anotados à margem. Eram até muitos para uma época em que os livros não eram abundantes nem acessíveis, como hoje.”

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Atitudes positivas da pastoral do dízimo

Algumas atitudes que contribuem para a conscientização da importância do Dízimo :

a) Ter um local visível e acolhedor, de fácil acesso, para atendimento dos dizimistas e recebimento do Dízimo, especialmente antes e após cada celebração e encontro comunitário;

b) Incluir, periodicamente, a motivação sobre o sentido do Dízimo nas celebrações (preces, ofertório...), na catequese, nas reuniões das coordenações, nos encontros paroquiais e comunitários;

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Documentos do papa

Os documentos emitidos pelo papa são classificados de acordo com seus objetivos e tratam de assunto de doutrina, moral, governamentais, disciplinares e outros temas que achem necessários ou oportunos.
Os documentos oficiais da Santa Sé são escritos em latim e devem ser publicados no periódico oficial que é a Revista Acta Apostolicae Sedis. Vigoram após três meses a contar da data de sua publicação.
Os nomes dos documentos são nomeados por incipit, ou seja, conforme as primeiras palavras do documento. A palavra incipit significa iniciar, principiar.

terça-feira, 3 de maio de 2011

João Paulo II é beatificado diante de 1 milhão de fiéis

foto: veja.abril.com.br
Em uma cerimônia solene na presença de mais de 1 milhão de pessoas que lotaram a praça de São Pedro, segundo a polícia romana, o Papa Bento XVI proclamou beato o seu antecessor, João Paulo II (1920-2005), neste domingo (1º).
Um cardeal leu um texto sobre a vida do pontífice, morto em 2005, após 27 anos de papado. Foram destacadas virtudes de João Paulo II, como seus dotes intelectuais, morais e espirituais.

Peregrinos e chefes de Estado unidos por João Paulo II

ROMA, domingo, 1º de maio de 2011 (ZENIT.org) – Mais de um milhão de pessoas – dados das forças de segurança italianas – participaram da beatificação mais lotada da história.
Um grande aplauso se estendeu da Praça de São Pedro, passando pela Via da Conciliação e ruas circundantes, até chegar ao Circus Maximus (onde milhares de pessoas acompanharam a cerimônia por meio de telões), quando Bento XVI leu a fórmula da beatificação.

homilia pronunciada pelo papa Bento XVI durante a cerimônia de beatificação de João Paulo II

Leia abaixo a homilia pronunciada pelo papa Bento XVI durante a cerimônia de beatificação de João Paulo II.
Amados irmãos e irmãs,
Passaram já seis anos desde o dia em que nos encontrávamos nesta Praça para celebrar o funeral do Papa João Paulo II. Então, se a tristeza pela sua perda era profunda, maior ainda se revelava a sensação de que uma graça imensa envolvia Roma e o mundo inteiro: graça esta, que era como que o fruto da vida inteira do meu amado Predecessor, especialmente do seu testemunho no sofrimento. Já naquele dia sentíamos pairar o perfume da sua santidade, tendo o Povo de Deus manifestado de muitas maneiras a sua veneração por ele. Por isso, quis que a sua Causa de Beatificação pudesse, no devido respeito pelas normas da Igreja, prosseguir com discreta celeridade. E o dia esperado chegou! Chegou depressa, porque assim aprouve ao Senhor: João Paulo II é Beato!

Todos os papas: 1 - Pedro Apóstolo (Mártir. Papa de 32 a 67)

Muitos historiadores firmam seu pontificado de 42 a 67, mas na realidade este período retrata apenas  o tempo em que permaneceu estabelecido em Roma. Outros o colocam como papa no período de 33/34 a 67.
Seu nome era Simão, filho de Jonas. Jesus o batizou Pedro: "Tu és Simão, filho de Jonas; serás chamado "Cefas", que quer dizer Pedro, isto é, pedra".  (Jo I, 42).  Nascido em Betsaida, Galileia, era pescador de profissão e irmão do apóstolo André. Era um homem muito rude e fraco na fé.


domingo, 1 de maio de 2011

Encontro reúne em Brasília defensores da vida desde a concepção

A Frente Parlamentar em Defesa da Vida - Contra o Aborto foi reinstalada e realizou ontem (27), em Brasília, o 4º Encontro Brasileiro de Legisladores e Governantes pela Vida. O coordenador da Frente, deputado Salvador Zimbaldi (PDT-SP), anunciou a intenção de reapresentar, à Câmara dos Deputados, a  proposta de emenda à Constituição que garantirá a proteção da vida desde a concepção. Para isso, disse que vai dar início à coleta de assinaturas de deputados e apresentar a proposta em nome da frente parlamentar.

Bento XVI na vigília: renovar o mundo a partir de dentro

foto: subsidioliturgico.blogspot.com
Cidade do Vaticano, 30 abr (RV) - Apesar da chuva e do frio incomum para esta época do ano, a capital italiana foi invadida por peregrinos e turistas e enfeitada com imensos cartazes com fotos do novo beato acompanhadas de algumas de suas frases mais famosas.

Cerca de 200 mil pessoas desafiaram esta noite o mau tempo e lotaram o Circo Máximo de Roma, famoso recinto romano utilizado para corridas de carros, para a vigília da beatificação de João Paulo II.