Páginas

sábado, 30 de julho de 2011

Bons motivos para contribuir com o dízimo

O resultado percebido de uma ação evangelizadora por meio do dízimo é a vivência comunitária mais participativa e fraterna. As pessoas perceberão a importância de uma vida mais generosa, onde atos de partilha serão mais comuns e a adesão ao dízimo será natural. Este não é um quadro utópico, é um resultado que se apresentará após um trabalho de evangelização centrado no sentido bíblico do dízimo.
Testemunhos de dizimistas revelarão que após a devolução do dízimo regular, eles passaram a vivenciar em suas famílias a estabilidade financeira. Onde antes faltava até o básico, passou a se ter o suficiente para todos, mesmo retirando dinheiro para devolver o dízimo. Estes fiéis entenderam que ao devolver uma parte do que é de Deus, Ele passou a derramar suas bênçãos sobre elas.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Casal coordenador do ECC na Arquidiocese de Maceió fala sobre este serviço na Igreja

O Encontro de Casais com Cristo, mais conhecido por sua sigla ECC, é um Serviço da Igreja Católica que trabalha a evangelização das famílias, primeiro núcleo de inculturação e de evangelização. É a “Igreja Doméstica”, o “Santuário da Vida”. O encontro prima em despertar os casais para as pastorais paroquiais, devidamente integradas na Pastoral de Conjunto da Arquidiocese, por isso, a característica básica do ECC é a paroquialidade. Para conhecer um pouco mais sobre o ECC, o Portal entrevistou José Osman Lima Julio e Maria Auxiliadora Calaça Julio, casal arquidiocesano do ECC, que nos informam sobre as diversas realidades existentes deste serviço tão presente na Igreja de Maceió. 

Cenoura, ovos e café

Uma filha se queixou a seu pai sobre sua vida e de como as coisas estavam muito difíceis. Estava cansada de lutar e combater.
Seu paia levou até a cozinha. Encheu três panelas com água e as colocou em fogo alto. Logo as panelas começaram a ferver. Em uma ele colocou cenouras; em outra colocou ovos e, na última, pó de café.
Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra.
A filha deu um suspiro e esperou impacientemente. Cerca de vinte minutos depois, ele apagou as bocas de gás. Pescou as cenouras e as colocou em uma tigela. Retirou os ovos e os colocou em outra tigela. Então pegou o café com uma concha e o colocou também em uma tigela.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Entrevista D. Javier Echevarría sobre a Missa

Jesús Colina / www.zenit.org

A Santa Missa é uma questão de amor, afirma D. Javier Echevarría, prelado do Opus Dei, quando lhe pedem um conselho para todos aqueles que nalgum momento se aborreceram na Celebração Eucarística.
A este sacramento, D. Javier Echevarría,que, juntamente com D. Álvaro del Portillo, foi a pessoa mais próxima de São Josemaria Escrivá de Balaguer, dedica o seu último livro, “Viver a Santa Missa”.
D. Javier Echevarría, membro da Congregação para as Causas dos Santos e do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, consultor da Congregação para o Clero e membro honorário da Academia Pontifícia de São Tomás de Aquino, procura, com este livro, redescobrir o amor à Eucaristia, “que deve ser o centro da nossa vida”, como explica nesta entrevista concedida à Zenit.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Evangelização e Comunicação



Nesta semana acontece no Rio de Janeiro o Mutirão Nacional da Comunicação. Já na semana passada, de 12 a 16, mais de 70 bispos de várias dioceses do Brasil também participaram de um seminário sobre a comunicação no Rio de Janeiro, promovido pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, a CNBB e a Arquidiocese do Rio de Janeiro. O encontro teve como tema: “Comunicação e evangelização no contexto das transformações culturais provocadas pelas novas tecnologias”.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Não se pode romper sigilo da confissão

ROMA, sexta-feira, 22 de julho de 2011 (ZENIT.org) – “É justo pedir mais severidade, mas no sigilo de confissão não se toca”, afirmou ontem em Viena Massimo Introvigne, representante da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) para a luta contra a discriminação dos cristãos.
O sociólogo italiano interveio assim sobre o tema da crise diplomática entre a Irlanda e a Santa Sé, após a publicação do informe sobre abusos sexuais a menores por parte de sacerdotes da diocese de Cloyne, com ameaça de ruptura das relações diplomáticas e um projeto de lei que, se for aprovado, obrigará os sacerdotes a informar sobre abusos sexuais a menores, inclusive se receberem esta informação dentro da confissão.
Durante um debate parlamentar desta semana sobre o Informe Cloyne, o primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, atacou duramente o Vaticano, acusando-o de não ter tomado as medidas adequadas para deter os abusos sexuais de sacerdotes católicos sobre menores.

Juiz iluminado

Wagner P. Menezes
Aproveitando a onda que uma campanha política vem provocando ao debater valores e princípios éticos e cristãos, trago hoje um artigo do meritíssimo juiz de direito João Batista Herkenhoff, livre-docente da Universidade Federal do Espírito Santo. O artigo, extraído de bem produzido PPS de Mario Caruso Cunha, é de causar emoção nas almas mais insensíveis. Diz o texto:
 “Indaga-me, jovem amigo, se as sentenças podem ter alma e paixão. O esquema legal da sentença não proíbe que tenha alma, que nela pulsem a vida e emoção, conforme o caso. Na minha própria vida de juiz senti muitas vezes que era preciso dar sangue e alma às sentenças.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

150 razões porque me tornei católico

Depois de se enveredar na busca pela verdade, Dave Armstrong é recebido na Igreja Católica, em 1992 junto com sua esposa Judy. Eis alguns motivos porque deixou o protestantismo.
1.    A Igreja católica oferece a única visão coerente da história do Cristianismo (Tradição Cristã, Apostólica) e possui a moralidade cristã mais profunda e sublime: espiritual, social moral, e filosófica.
2.    Eu me tornei um católico porque acredito sinceramente, em virtude de muita prova cumulativa, que o Catolicismo é a verdade, e que a Igreja católica é a Igreja visível divina estabelecida por Jesus contra o qual as portas do inferno não podem e não prevalecerão (Mt 16,18).

domingo, 24 de julho de 2011

O amor precisa ser cultivado

Maria Regina Canhos Vicentin
Às vezes, as crianças dizem coisas comoventes. Quero dividir com vocês a frase de uma menina de oito anos que me deixou muito feliz. Próximo ao dia das crianças, ela pediu à mãe uma boneca Barbie, do recém-lançado filme Moda e Magia. O custo do brinquedo não é nada acessível, então a mãe propôs que a filha escolhesse algo mais barato, esclarecendo que não tinha dinheiro suficiente para comprar aquela boneca. Conformada, a menina escolheu um jogo de canetinhas coloridas que podem ser usadas em azulejos, pois basta lavar com água e sabão que a tinta sai facilmente.

sábado, 23 de julho de 2011

A Destinação do Dízimo

O montante arrecadado com a devolução do dízimo destina-se à manutenção do templo, compra de materiais litúrgicos, pagamento de obrigações fiscais e trabalhistas, pagamento de salários, material de expediente entre outras despesas. Este dinheiro também é utilizado para compra de medicamentos e/ou alimentos para as pessoas carentes e para ajudar as pessoas em momentos de extrema necessidade. Uma outra parte da arrecadação é destinado para manter o funcionamento de seminários e para manter as missões de evangelização.
Como podemos perceber existem diversas destinações para o dinheiro arrecadado com a devolução do dízimo. Manter uma comunidade, uma paróquia ou uma diocese só é possível com a colaboração dos dizimistas, quando estes assumem a graça de colaborar com a divulgação da palavra de Deus. O fiel ao assumir a missão de levar Jesus Cristo ao mundo torna-se, também, um evangelizador.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Decidir nunca é fácil

Você entra em um bom restaurante e decide que neste dia você optará por um bom pedaço de carne bovina. E o que o garçom indaga:
- qual tipo de carne? Temos alcatra, cupim, picanha, filé...
Você responde:
- Picanha, por favor.
Então o garçom indaga:
- Bem passada, mal passada, ao ponto?
Mais uma vez você responde:
- Bem passada, por favor.
É a vez do garçom:
- O que pretende como acompanhamento?
Lá vai você outra vez:
- Arroz, purê, batatas.
-Como prefere o arroz?
...

terça-feira, 19 de julho de 2011

O Remédio para nossa fraqueza

Eucaristia é o próprio Senhor, que vem a nós na forma de alimento.
Jesus apareceu diversas vezes aos apóstolos. De maneira repentina, se fazia visível, e logo depois se tornava invisível, para mostrar que já estava ali com eles. Apenas eles não conseguiam vê-lo, pois os nossos sentidos não têm a capacidade de captar um corpo ressuscitado.
Não se tratava de um espírito – era o Seu corpo –, tanto assim que tinha os sinais das chagas. Ele lhes mostrava as mãos, os pés, com Suas chagas, para lhes tirar todas as dúvidas. Jesus até comeu no meio deles para que percebessem que era Ele mesmo, e não “um espírito” como Ele mesmo fez questão de explicar:

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Confira 50 Provas do Novo Testamento Atestando o Papado e o Primado de Pedro

Por: Dave Armstrong - ex protestante
A doutrina católica do Papado está baseada na Bíblia e é derivada da evidente primazia de São Pedro entre os Apóstolos de Cristo. Como todas as doutrinas cristãs, esta também experimentou um desenvolvimento através dos séculos, mas não perdeu seus componentes essenciais que já existiam na liderança e prerrogativas de São Pedro. Tudo isto foi dado a ele pelo próprio Senhor Jesus Cristo, como reconheceram seus contemporâneos e foi aceito pela Igreja primitiva. Os dados bíblicos petrinos são evidentes e convincentes pela virtude de seu peso cumulativo. Tal peso é especialmente claro conforme vemos nos comentários bíblicos; seguem-se, assim, as evidências da Sagrada Escritura:
1.    Mt 16,18: "Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ela". A pedra ("petra", em grego) aqui se refere ao próprio São Pedro e não à sua fé ou a Jesus Cristo. Cristo aparece aqui não como o fundamento, mas como o arquiteto que "edifica". A Igreja é edificada não sobre confissões, mas sobre confessores - homens vivos (v., p.ex., 1Pd 2,5) Hoje, o consenso comum da grande maioria dos pesquisadores e comentaristas bíblicos favorece esta dedução católica tradicional. Aqui diz-se que São Pedro é a pedra-fundamental da Igreja, tornando-o cabeça e chefe da família de Deus (isto é, a semente da doutrina do papado). Além disso, "pedra" expressa uma metáfora aplicada a ele por Cristo em um sentido análogo ao do Messias sofredor e desprezado (1Pd 2,4-8; cf. Mt 21,42). Sem um fundamento sólido qualquer casa desaba. São Pedro é o fundamento, mas não o fundador da Igreja; é o administrador, mas não o Senhor da Igreja. O Bom Pastor(Jo 10,11) nos dá outros bons pastores (Ef 4,11).

domingo, 17 de julho de 2011

“Não queremos só técnicos, mas testemunhas de Cristo”

Congresso analisará a identidade cristã das ONGs católicas
ROMA, sexta-feira, 8 de julho de 2011 (ZENIT.org) - Voltar a dar o selo do cristianismo à identidade caritativa, fazer entender que tal identidade provém de Deus: este é o objetivo do congresso internacional de voluntários católicos que se realizará nos dias 10 e 11 de novembro em Roma.
Quem explicou nesta quinta-feira foi o cardeal Robert Sarah, presidente do Conselho Pontifício Cor Unum, em um café da manhã de trabalho com jornalistas que participaram de um curso de informação religiosa na Universidade da Santa Cruz.

No Brasil, bispos discutem projetos para a América Latina

http://noticias.terra.com.br - A cidade de Belém, no Pará, vai ser sede da reunião anual do Conselho de Administração da Fundação Populorum Progressio, do Vaticano, que discutirá projetos para populações carentes e indígenas da América Latina. Em um comunicado divulgado nesta sexta-feira, o Pontifício Conselho Cor Unum, chefiado pela Fundação, informou que os bispos apresentarão 216 projetos para 19 países, com um financiamento de quase US$ 3 milhões. As informações são da agência Ansa.
O evento acontece de 19 a 22 de julho no Monastério da Transfiguração de Castanhal. Todo ano, os padres que compõe o Conselho, entre eles o presidente do Cor Unum, cardeal Robert Sarah, são convocados para aprovar o financiamento de projetos que contemplam comunidades indígenas, mestiças, afro-americanas e camponesas da América Latina e do Caribe.
A Fundação recebe também fundos do Conselho Episcopal Italiano (CEI) para os países em desenvolvimento. Os países mais ativos nas apresentações dos projetos foram o Brasil, com 43 propostas; Colômbia, com 50; Peru, com 23; Equador, com 18; e El Salvador, com 13.
Em seguida, aparecem o Haiti, com 12; Guatemala, com 10; Argentina e Bolívia, com 8; Paraguai, com 6; Chile e Cuba, com 5; Costa Rica, México e Venezuela, com 3; Nicarágua e República Dominicana com 2; Honduras e Uruguai, com 1.
"Desejamos que sejam propostos também projetos de países onde existem comunidades indígenas em situações de risco, nas periferias das grandes metrópoles latino-americanas, como também em regiões de difícil acesso", diz o comunicado.
As iniciativas serão voltadas para a produção (agropecuária, artesanato e de microempresas), infraestrutura comunitária, educação, saúde e construção civil.

sábado, 16 de julho de 2011

Dízimo – exercício de gratidão

O homem, nos tempos antigos, ao reconhecer a ajuda de Deus em sua colheita (fazendo a terra fértil, mandando o sol e a chuva na medida certa para gerar o fruto) destinava a Ele a décima parte de sua produção, pois eles tinham a certeza de que tudo foi obtido devido à bondade de Deus. Atualmente a maioria das pessoas recebe salários em troca de sua força produtiva. Assim sendo, podemos testemunhar a nossa gratidão a Deus ofertando o dízimo, expressando desta forma a nossa fé.

O valor a devolver a Deus é facultado ao homem, que decide de acordo com as suas possibilidades. Na nova aliança, Jesus Cristo ou os seus apóstolos, não determinaram valores para a ajuda aos necessitados, mas estimulavam a prática da partilha e a generosidade. Desta forma buscavam desenvolver o sentimento de responsabilidade pelos mais carentes e pela manutenção das comunidades. Todos, desta forma, tornavam-se co-responsáveis por todos os membros de suas comunidades e pela sustentação desta.                    

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Difícil decisão

Um homem pergunta a Cristo:
“Bom Mestre, o que devo fazer para alcançar a vida eterna?” Jesus manda que ele “venda tudo e dê aos pobres”. E depois : “Vem e segue-me”.
Que decisão difícil.
Aquele homem poderia estar orgulhoso de sua carreira, dos bens adquiridos com o seu trabalho. Mas, apesar de crer no Messias, ter de se livrar de tudo, de forma repentina. Uma mudança radical de vida. O que o futuro irá lhe reservar?

sábado, 9 de julho de 2011

Chamados a pescar

Pe. Nilo Lusa, SSP (O domingo)
Enquanto houver um forasteiro em pé na praia, pedindo algo para comer, a humanidade não pode se acomodar. A Eucaristia clama por nova ordem econômica e pela globalização da solidariedade, a fim de que a humanidade se conscientize de que o objetivo primeiro de toda a produção não é o acúmulo dos bens – sua concentração-, mas a distribuição, e todos usufruam dos frutos dos esforços e do progresso humanos. A falta de alimento, ao qual toda pessoa tem direito, vai contra a proposta de vida do Ressuscitado.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Documentos do Papa: Motu Proprio

Documento papal escrito sem ter sido solicitado por algum interessado, ou seja, foi originado por iniciativa própria do sumo pontífice, exercendo sua autoridade. Em latim "Motu proprio et certa scientia" significa "por iniciativa pessoal".
O primeiro Motu Proprio remonta a 1484, no pontificado de Inocêncio VIII. Este documento diferenciava das cartas decretais por serem estas semprew uma resposta dada a determinada questão levantada por alguém e indicavam como o Direito deveria ser aplicado em certas circunstâncias. Já o Motu Proprio, publicado sem destinatário, tinha, e tem, um alcance bem mais amplo, podendo abordar temas importantes e introduzir novas disposições legislativas.
Exemplo de Motu Proprio:

terça-feira, 5 de julho de 2011

Louco amor


Quando eu a conheci tinha 16 anos.
Fomos apresentados numa festa, por um "carinha" que se dizia meu amigo.
Foi amor a primeira vista.
Ela me enlouquecia.
Nosso amor chegou a um ponto, que já não conseguia viver sem ela.
Mas era um amor proibido.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Aprendi que

Depois de algum tempo você aprende a diferença,
A sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
E você aprende que amar não significa apoiar-se,
E que companhia nem sempre significa segurança.
E começa a aprender que beijos não são contratos,
E presentes não são promessas.
E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida
E olhos adiante, com a graça de um adulto,
E não com a tristeza de uma criança.
E aprende a construir todas as suas estradas no hoje,
Porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos,
E o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de um tempo, você aprende que
O sol queima se ficar exposto por muito tempo.
E aprende que não importa o quanto você se importe,
Algumas pessoas simplesmente não se importam...
E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa,
Ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.
Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobre que se leva anos para se construir confiança
E apenas segundos para destruí-la,
E que você pode fazer coisas em um instante,
Das quais se arrependerá pelo resto da vida.
Aprende que verdadeiras amizades
Continuam a crescer mesmo a longas distâncias.
E o que importa não é o que você tem na vida,
Mas quem você tem na vida.
E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
Aprende que não temos que mudar de amigos,
Se compreendemos que os amigos mudam.
Percebe que seu melhor amigo e você
Podem fazer qualquer coisa, ou nada,
E terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida,
São tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos
Deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas,
Pode ser a última vez que as vejamos.
Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós,
Mas nós somos responsáveis por nós mesmos.
Começa a aprender que não se deve comparar com os outros,
Mas com o melhor que pode ser.
Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser,
E que o tempo é curto.
Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo,
Mas se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve.
Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão,
E que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade,
Pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação,
Sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer,
enfrentando as conseqüências.
Aprende que paciência requer muita prática.
Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera
 que o chute, quando você cai, é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade tem mais a ver
Com os tipos de experiência que se teve,
E o que você aprendeu com elas,
Do que com quantos aniversários você celebrou.
Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.
Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens,
Poucas coisas são tão humilhantes
E seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva, tem o direito de estar com raiva,
Mas isso não te dá o direito de ser cruel.
Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame,
Não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode,
Pois existem pessoas que nos amam,
Mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém,
Algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.
Aprende que com a mesma severidade com que julga,
Você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido,
O mundo não pára para que você o conserte.
Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.
  Portanto, plante seu jardim e decore sua alma,
Ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que realmente pode suportar...
Que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe,
Depois de pensar que não se pode mais.
E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!
Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem
Perder o bem que poderíamos conquistar,
Se não fosse o medo de tentar.