Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Quando devemos batizar as crianças?


As crianças devem ser batizadas o mais cedo possível. Além das prescrições diocesanas particulares, parece ser a opinião geral (...) que uma criança deve ser batizada cerca de uma semana ou dez dias a seguir ao nascimento. Muitos católicos atrasam o batismo por quinze dias ou um pouco mais. A ideia de administrar o Batismo nos três dias que se seguem ao parto é demasiado estrita. Santo Afonso, seguindo a opinião geral, pensava que um atraso não justificado de mais de dez ou onze dias a seguir ao parto seria um pecado grave.
Segundo o costume moderno, que é conhecido e não corrigido pelos Ordinários locais, um atraso de mais de um mês sem motivo seria um pecado grave. Se não houve perigo aparente para a criança, os pais que atrasem o batismo por três semanas, pouco mais ou menos, não podem ser acusados de pecado grave, mas a prática de batizar o recém-nascido na semana ou dez dias que se seguem ao parto deve recomendar-se firmemente; e, de fato, pode mesmo recomendar-se um período ainda mais curto.
Fonte: H. Davis S.J., Moral and Pastoral Theology, Vol. III, pg. 65, Sheed and Ward, New York, 1935.

domingo, 28 de agosto de 2011

A Fundação da Igreja


"E eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; e eu te darei as chaves do reino dos Céus: e tudo o que desatares sobre a terra, será desatado também nos céus." (Mt. 16, 18)
Acredito que este texto está claro e não comporta outras interpretações. Jesus Cristo muda o nome de Simão, em pedra. Em aramaico: Kephas, que significa tanto o nome de uma pessoa como o do mineral pedra.

sábado, 27 de agosto de 2011

Documentos do papa: Breve

Este documento papal é pouco solene e normalmente ele tem um texto curto. As questões mais comuns tratadas por este tipo de documento são de caráter particular, tais como : dispensa de irregularidades para exercer alguma função na Igreja, dispensa de certos impedimentos do matrimônio, autorização de oratório doméstico com a Ecaristia, autorização para vender bens da Igreja, outros benefícios e favores especiais.

Desde o papado de João Paulo II que no Breve o nome do Papa é colocado no alto e no centro com o seu número de ordem (Por exemplo: Bento XVI).

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

50 Provas do Novo Testamento Atestando o Papado e o Primado de Pedro

Por: Dave Armstrong - ex protestante
A doutrina católica do Papado está baseada na Bíblia e é derivada da evidente primazia de São Pedro entre os Apóstolos de Cristo. Como todas as doutrinas cristãs, esta também experimentou um desenvolvimento através dos séculos, mas não perdeu seus componentes essenciais que já existiam na liderança e prerrogativas de São Pedro. Tudo isto foi dado a ele pelo próprio Senhor Jesus Cristo, como reconheceram seus contemporâneos e foi aceito pela Igreja primitiva. Os dados bíblicos petrinos são evidentes e convincentes pela virtude de seu peso cumulativo. Tal peso é especialmente claro conforme vemos nos comentários bíblicos; seguem-se, assim, as evidências da Sagrada Escritura:

terça-feira, 23 de agosto de 2011

A ''pílula do dia seguinte'' é abortiva?


A Biologia conceitua fecundação ou fertilização como o processo de união do espermatozóide com um óvulo, seguido de fusão dos seus respectivos núcleos.
Logo após ter sido fecundado, o óvulo passa a ser uma célula-ovo ou zigoto. Nele já estão determinadas todas as características como o sexo, a cor dos olhos e do cabelo, a estatura, o potencial da inteligência e em certa medida a base da personalidade. Começa a célula-ovo ou zigoto a se dividir, dando início à formação do embrião. Decorridos cerca de sete dias, o embrião já é uma esfera, que se fixa na parede do útero.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Dízimo: estar em dia com Javé


 Pe. Jerônimo Gasques.
Não atrase em oferecer de sua abundância e de sua fartura. Entregue a mim o seu filho primogênito; faça o mesmo com seus bois e ovelhas: a cria ficará com sua mãe durante sete dias e, no oitavo dia, você entregará para mim. 
A maioria dos católicos, ainda não despertou para a realidade bíblica do dízimo em sua vida. Por este motivo, a maioria vive se perguntando o que Deus está fazendo com sua prece, seus pedidos etc. Não havendo reciprocidade entre o que recebo e aquilo que dou, a dimensão da gratuidade fica deficiente e na produz o efeito que merece. A maioria fica com o nada ao invés de investir no tudo.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Os Mandamentos da Igreja

1 – o que são os mandamentos da Igreja Católica?
São leis positivas que foram promulgadas pela Igreja para garantir a obediência aos mandamentos de Deus. Ou seja, para que possamos atender aos mandamentos de Deus, para facilitar a nossa missão de fieis obedientes a Deus, a Igreja nos auxilia com os chamados mandamentos da Igreja.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O pó da terra

Você já sabia que os livros da Bíblia foram escritos em diversos materiais que não o papel, como ele é conhecido hoje, feito de celulose ou reciclado. Já dissemos em postagem anterior que os hagiógrafos utilizaram papiro, pergaminho e cerâmica.
O barro foi utilizado para registrar o conhecimento humano. Misturado com água o barro era facilmente modelado e se transformava no que o homem quisesse. Levava-se ao forno e dava a forma permanente. Mas o homem descobriu que se desenhasse ou escrevesse na chapa de barro haveria um registro para a posteridade.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Perigo para os jovens, a pobreza de amor


CASTEL GANDOLFO, sexta-feira, 29 de julho de 2011 (ZENIT.org) – Faltando alguns dias para a Jornada Mundial da Juventude de Madri, Bento XVI encorajou os jovens a abandonar algumas pobrezas que os assolam, começando pela falta de amor.
"É necessário – ressalta o Papa em uma carta – que o crescimento das novas gerações seja alimentado não só por noções culturais e técnicas, mas sobretudo pelo amor, que supera o individualismo e o egoísmo, e permite prestar atenção às necessidades de todo irmão e irmã.” 

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Arcebispo ordenará presbítero o diácono Luciano Soares


Neste mês dedicado as vocações a Arquidiocese de Maceió alegra-se por tantas vocações semeadas no solo desta Igreja Particular. Toda vocação é chamado de Deus, que chama no seu infinito amor para servi-lo. A vocação sacerdotal é um bem incomensurável para todo mundo. O padre antes de qualquer coisa é servo sempre em prol dos outros, não haverá mais o seu tempo, mas o tempo todo a serviço da obra do Senhor.
O Seminarista Carlos Eduardo (3º ano de filosofia), destaca: “A ordenação do Diác. Luciano é para nós que aspiramos ao sacerdócio uma motivação vocacional. São longos anos de formação buscando aprender com o Mestre a sermos mais discípulos e missionários”. 

sábado, 13 de agosto de 2011

Os católicos devem ler mais a Bíblia, afirma Arcebispo eleito da Filadélfia


O ainda Arcebispo de Denver e recentemente nomeado Arcebispo da Filadélfia (Estados Unidos), Dom Charles Chaput, chamou os católicos a dedicar pelo menos uma hora ao dia à leitura da Bíblia e não perder o tempo em atividades que não os ajudam a crescer espiritualmente.
“Os católicos dos EUA têm a verdadeira Palavra de Deus na Bíblia. Se utilizássemos somente uma hora do tempo que desperdiçamos na televisão cada dia e a usássemos para estudar e rezar os Evangelhos seríamos pessoas fundamentalmente diferentes e nosso país e nosso mundo se veria transformado”, afirmou em sua última coluna publicada no jornal “El Pueblo Catolico”, o semanário em espanhol da arquidiocese de Denver.

Os dez mandamentos do dizimista fiel


1.    Encarar o dízimo como expressão de partilha
2.    Tirar da mente a ideia de dízimo como esmola
3.    Devolver o dízimo com o coração e a consciência
4.    Devolver o dízimo sem esperar recompensa de Deus
5.    Devolver seu dízimo com fidelidade e assiduidade
6.    Conscientizar pessoas não dizimistas
7.    Manter o cumprimento do dízimo em nome de Deus, não em função do padre
8.    Não se valer da condição de dizimista para fazer exigências à Igreja
9.    Rezar diariamente a oração do dizimista para manter acesa a chama da partilha
10. Procurar crescer na fé e na caridade, consciente de que ser dizimista é sobretudo saber amar


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Mais uma mensagem de dia dos pais


Recebi outra mensagem antecipada de Dia dos Pais. Esta agora de minha filha mais velha, entrando na adolescência de corpo e alma.
Desta vez deixei de ser o super-heroi e já me sinto muito mais velho. Com esta mensagem me deparo com o real papel do pai, que deixa de ser o palhaço, o brincalhão para desempenhar um outro papel. 
Refletindo... passamos por várias etapas no papel de pai: o protetor, o palhaço, o professor, o psicólogo, o ator... e por aí vai seguindo a vida.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Mensagem de dia dos pais


Hoje recebi esta mensagem de minha filha mais nova, já antecipando o dia dos pais. Participei da homenagem na escolinha e é gratificante ver como as crianças ficam felizes com a presença dos pais. Éramos poucos pais, até por causa da hora da festinha, no meio da manhã. Poucos, porém, participativos pais. 
Então, nesta festinha, além de outros presentes preparados pelas próprias crianças, recebi uma mensagem que superestima minha pessoa, mas reflete exatamente como as crianças enxergam seus pais: pessoas dotadas de superpoderes, isenta de falhas, completas. É o papai sabe-tudo. Mas é gostoso ser admirado ou ter alguém desta forma para admirar. Faz parte de nossa vida ter alguém para servir de espelho. Vejam a mensagem:
Papai,
Você é capaz de colorir o azul do céu com todas as cores do arco-íris,
Porque é um vencedor.
Não imposta os obstáculos, as tempestades, os dia nublados,
Porque você sempre está de pé
Direcionando seus objetivos, planos e sonhos
Para um lugar de vitórias.
Energia é sua palavra mágica, sabedoria também.
Ela faz definir os seus caminhos, suavizando seus passos,
Abrindo seus horizontes e trazendo o dourado do sol à sua vida.
Você é sensacional, guerreiro, vitorioso,
Consegue traçar suas metas e concretizar suas tarefas da melhor maneira.
Siga sempre em frente, sem medo, porque você é e será capaz.
Parabéns pelo seu dia, Papai.
Feliz Dia dos Pais.

Muito obrigado, filhinha. Que Deus te abençoe e te acompanhe pelos muitos anos que virão.

Estendo estes votos familiares para todos os pais deste mundão.

Imagine que há um anjo de Deus ao seu lado


Imagine que há um anjo de Deus ao seu lado neste momento...
Feche os olhos, silencie, fique tranquilo e pense em todos os problemas que gostaria de solucionar...
Tudo o que te angustia, te faz chorar, te oprime, te preocupa, te deixa triste...
Até mesmo seu medo do futuro, de errar, de escolher o caminho errado...
Pense agora tudo isso...

terça-feira, 9 de agosto de 2011

A linguagem do povo semita

Os Semitas
Semita é o termo que designa um conjunto linguístico composto por vários povos (Antonio Gasparetto Junior em http://www.infoescola.com).
Qual a origem deste termo?
Está na Bíblia. No livro do Genêsis que narra a história de Noé. Um de seus filhos tinha o nome de Sem, versão grega para o hebraico Shem. A derivação deste nome passou a identificar os povos que possuem culturas comuns.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Todo cristão é um dizimista. Por quê?

Esta postagem dá continuidade à outra intitulada “Bons motivos para ser dizimista”. São excelentes motivos para aderirmos à prática de devolução a Deus daquilo que a Ele pertence. Para reforçar a mensagem contida na postagem anterior reproduzo dois outros artigos pinçados da internet nos sites relacionados no final do texto.
1. Porque na oferta do dízimo eu reforço que tudo que tenho: saúde, família, a vida... tudo, tudo vem de Deus. O dízimo é reconhecimento, é gratidão.

domingo, 7 de agosto de 2011

Papai está ao leme

Um grande navio transatlântico singrava por mar aberto. Havia tranquilidade a bordo. Sorrisos de festa e despreocupação pontilhavam a viagem serena de passageiros e tripulantes.
Subitamente  desabou uma terrível tempestade que fazia estremecer o gigantesco navio e balançava como uma indefessa casca de noz.
- Meu Deus, estamos perdidos! Repetiam todos.
Uma única pessoa conservou a calma absoluta na hora do pânico geral. Um garoto de sete anos. Intrigados, passageiros e tripulantes o interrogam:

sábado, 6 de agosto de 2011

Arqueólogos dizem ter descoberto o túmulo do apóstolo Filipe


Uma equipe de arqueólogos dirigida pelo italiano Francesco d’Andria afirmou ter encontrado na cidade turca de Pamukkale, antiga Hierápolis (oeste), o túmulo de São Filipe, um dos doze apóstolos de Jesus, informou nesta quarta-feira a agência Anatólia.
“Tentamos encontrar há anos o túmulo de São Filipe. Finalmente a encontramos entre os escombros de uma igreja que escavamos há cerca de um mês”, explicou o arqueólogo, acrescentando que a tumba ainda não foi aberta.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Vaticano recomenda comungar na boca e de joelhos

Em entrevista concedida à agência ACI Prensa, o Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos no Vaticano, Cardeal Antonio Cañizares Llovera, assinalou que é recomendável que os católicos comunguem na boca e de joelhos.
Assim indicou o Cardeal espanhol que serve na Santa Sé como máximo responsável, depois do Papa, pela liturgia e os sacramentos na Igreja Católica, ao responder se considerava recomendável que os fiéis comunguem ou não na mão.
A resposta do Cardeal foi breve e singela: "é recomendável que os fiéis comunguem na boca e de joelhos".

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Todos os papas: 6 - Santo Alexandre (Mártir. Papa de 105 a 116)

Nascido em Roma, Alexandre foi o sexto papa da Igreja Católica, sucedendo a Evaristo, contando com apenas 30 anos de idade. Era de família nobre, bem conhecido na esfera política e apesar de sua juventude exercia forte influência sobre as pessoas. Era um homem com firmeza de personalidade, mas muito piedoso e de reconhecida santidade.
Alexandre instituiu a utilização de água benta para aspersão, costume até hoje preservado na Igreja. Estabeleceu também que na consagração se usasse pão sem fermento e decretou, também, que antes da consagração do vinho, este fosse misturado com água, demonstrando, assim, a união de Cristo com a Igreja.  Acrescentou à celebração da missa as palavras qui pridie quam pateretur (que no dia anterior Ele Sofreu).

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Uma carta ao irmão que não nasceu

Esta carta, baseada em uma experiência da vida real, foi escrita por uma dirigente do movimento pró vida, que por razões óbvias deseja permanecer no anonimato.

Meu querido irmão:

Hoje, enquanto olhava alegremente nos olhos do meu filhinho, me perguntei como é possível que alguém possa fazer mal a uma criatura inocente como esta que não pode se defender, e chorei por todos aqueles bebês que foram abortados, e não tiveram a sorte que meu filho teve de poder nascer e ser embalado nos braços de uma mãe que o esperou com amor.

Oração e Sentido Religioso

Queridos irmãos e irmãs:
Hoje eu gostaria de continuar refletindo sobre como a oração e o sentido religioso fazem parte do homem ao longo de toda a sua história.
Vivemos em uma época na qual são evidentes os sinais de secularismo. Parece que Deus desapareceu do horizonte de muitas pessoas ou que se tornou uma realidade diante da qual se permanece indiferente. Vemos, no entanto, ao mesmo tempo, muitos sinais que nos indicam um despertar do sentido religioso, uma redescoberta da importância de Deus para a vida do homem, uma exigência de espiritualidade, de superar uma visão puramente horizontal, material da vida humana. Analisando a história recente, fracassou a previsão daqueles que, na época do iluminismo, anunciavam o desaparecimento das religiões e exaltavam a razão absoluta, separada da fé, uma razão que teria afastado as trevas dos dogmas religiosos e que teria dissolvido "o mundo do sagrado", restituindo ao homem a sua liberdade, sua dignidade e sua autonomia de Deus. A experiência do século passado, com as duas trágicas guerras mundiais, colocou em crise aquele progresso que a razão autônoma do homem sem Deus parecia poder garantir.
O Catecismo da Igreja Católica afirma: "Pela criação, Deus chama todos os seres do nada à existência. (...) Mesmo depois de, pelo pecado, ter perdido a semelhança com Deus, o homem continua a ser à imagem do seu Criador. Conserva o desejo d'Aquele que o chama à existência. Todas as religiões testemunham esta busca essencial do homem" (n. 2566). Poderíamos dizer - como mostrei na catequese anterior - que não houve nenhuma grande civilização, desde os tempos mais antigos até os nossos dias, que não tenha sido religiosa.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

A vocação ao sacerdócio é:

A vocação ao sacerdócio é:

- Um mistério de amor entre Deus que, por amor, chama ao homem que, também por amor, lhe responde livremente.
- Um chamado para ser a ponte entre Deus e os homens.
- Um chamado a continuar no mundo e salvá-lo, mas não ser mais do mundo.
- A decisão de um jovem que quer dedicar a vida para ajudar aos irmãos a salvarem suas almas e a tornar este mundo mais conforme com o que Deus pensou.
A vocação ao sacerdócio não é:
- Um sentimento: costuma-se dizer ´eu sinto a vocação´. Na verdade a vocação não se sente. É, antes, uma certeza interior que nasce da graça de Deus que me toca a alma e que me pede uma resposta livre. Caso Deus chame, a certeza irá crescendo na medida em que a sua resposta for mais generosa.
- Um destino irrevogável, iniludível: Muitos acreditam que quem tem a vocação vai porque vai. Não! A vocação é um mistério de amor e o amor é livre. Se eu não respondo com generosidade, o chamado de Deus fica frustrado.
- Um refúgio para quem tem medo da vida.
- Uma carreira como qualquer outra. Não! É uma história de amor.
- Uma segurança matemática. Na verdade, na vocação sacerdotal você tem que aceitar o risco do amor, mas lembre-se: é um risco nas mãos de Deus.

Marcelo Campos



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Profetas desastrados

Dom Aloísio Roque Oppermann scj - Arcebispo de Uberaba, MG
Tendo contactos periódicos com acadêmicos de várias Faculdades, descobri que, além dos bons Professores, existem  nas escolas superiores aqueles que praticam um apostolado ao inverso. São evangelizadores ao contrário. Procuram extinguir a fé, sob a alegação de espírito aberto.  Dando uma de modernos, exigem que os alunos façam resumos de livros de escritores decididamente ateus, como Crick, Hawkings, Marx, Freud. São apóstolos do ateísmo. Jamais vi esses mestres da dúvida, mandarem ler “A linguagem de Deus”  de Francis Collins, ou “A fé e a razão” de João Paulo II, ou “Jesus de Nazaré” de Joseph Ratzinger. Quando os alunos são forçados a ler a cartilha agnóstica, podem não concordar com seus ditos.  Como não há quem lhes explique a verdade, sobra no seu espírito uma ponta de dúvida que, muitas vezes, se traduz em esfriamento da fé. Concordo que os próceres da vida sem Deus, tenham a liberdade de existir, e continuem fazendo o esforço árduo de provar que o Criador não existe.