Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Não se conforme em ser ‘mais ou menos’

Não era fácil ser cristão nos tempos dos apóstolos, assim como também não é fácil ser cristão nos dias de hoje. Mas, quem quer ser vitorioso e chegar à Terra Nova sabe que é preciso viver em santidade. Para que isso aconteça, é preciso ser radical. Não basta ser “mais ou menos” para chegar lá. Não podemos nos contentar com a mediocridade. É preciso santidade de vida.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

História do EJC em Maceió

O Encontro de Jovens com Cristo em Maceió- AL tem suas origens ligadas ao ECC – Encontro de Casais com Cristo. Os casais da Paróquia Divino Espírito Santo, Jatiúca, manifestaram o desejo de proporcionar aos jovens da sua comunidade, experiência análoga à que vivenciaram no ECC. Esse desejo dos casais obteve total aprovação do Padre Júnior, Pároco da Jatiúca na época, que tomou a iniciativa de solicitar a implantação deste movimento, através do amadrinhamento do Santuário de Nossa Senhora Aparecida de João Pessoa – PB.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

O terço

Por: Prof. Felipe Aquino
Desde os meus cinco anos de idade, aprendi, no colo de minha mãe, a rezar o Terço e o Rosário (três Terços) de Nossa Senhora. Todos os dias, às 6 horas da tarde, nossa família se reunia, para o Terço. Cada filho puxava um mistério. Graças a essa devoção a Maria nunca presenciei, um dia sequer, de desespero, desânimo ou tragédia em nosso lar. 
Com quinze anos saí de casa para continuar os estudos, mas jamais consegui ficar sem rezar o Terço. Maria se faz presente nesta hora e ajoelha-se conosco para interceder a Deus por nós. 
Hoje, mais do que nunca, reza-se o Terço, graças a Deus; e muitos são os que rezam o Rosário todos os dias. É a " corrente " com a qual Maria tem amarrado o seu inimigo, Satanás. 

domingo, 25 de setembro de 2011

Motivos que desestimulam a devolução do dízimo – parte 3


·                 Mudanças rápidas de padres
·                 Não continuidade dos trabalhos pastorais

Nas comunidades em que os padres chegam e saem muito rapidamente ocorre um problema de comando, os objetivos mudam e os planejamentos devem ser refeitos e o resultado é uma confusão total. Os projetos muitas vezes ficam paralisados e esta inércia provoca um descrédito na comunidade que hesita em depositar sua confiança na equipe e no pároco.  A conseqüência é uma redução nas ofertas, a não adesão de novos dizimistas e até o afastamento dos antigos. Só após os padres se firmarem em suas comunidades e começar a mostrar o seu trabalho é que as pessoas retornarão a realizar suas ofertas como de costume.

sábado, 24 de setembro de 2011

Mulheres sacerdotisas, celibato e poder de Roma

Entrevista com o prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Piacenza
Da Redação/ZENIT

Por Antonio Gaspari          
ROMA, terça-feira, 20 de setembro de 2011
O cardeal Mauro Piacenza, prefeito da Congregação para o Clero, raramente intervém no debate público. Ele evita, de fato, toda demagogia e presencialismo e é conhecido como homem de incansável e silencioso trabalho e como eficaz observador de todos os fenômenos que afetam a cultura contemporânea.
Extraordinariamente, ele nos concedeu esta entrevista sobre temas “candentes”, em um clima de cordialidade, mostrando essa criatividade pastoral que sempre aparece em um autêntico e fiel pastor da Igreja.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O comportamento na Igreja

Fonte: www.fatheralexander.org
Cristãos, irmãos e irmãs !
A Igreja é o único lugar na terra onde nós podemos nos esconder das intempéries e tempestades da vida, bem como da sujeira moral. A Igreja é um protótipo do céu na terra; na Igreja os "seres celestes invisivelmente celebram a Missa junto conosco." Pois, lembrem-se: a Igreja é a Casa de Deus, onde Deus mora, invisivelmente para nós, e portanto o nosso comportamento na Igreja deve corresponder à sua santidade e majestade.
  • Entra na Igreja com a alegria espiritual. Lembra-te de que o Próprio Salvador prometeu te consolar na tristeza: "Vinde a Mim, todos vós que estais cansados e oprimidos e Eu vós aliviarei" (Mat. 11:28).

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Motivos que desestimulam a devolução do dízimo – parte 2


·                
Falta de incentivo
·                 Falta de Pastorais do Dízimo  
·                 Inibição 

Muitos fiéis falam que sequer sabiam da existência do dízimo na Igreja Católica. E isto, infelizmente, ocorre até em comunidades que mantêm uma pastoral do dízimo ativa. Outros fiéis argumentaram que não sabiam o que fazer ou a quem procurar para se tornar um dizimista, pois não foram orientados. Alguns fiéis indagados informalmente se gostariam de se tornar dizimistas responderam que sim, mas não sabiam como era ser dizimista.

domingo, 18 de setembro de 2011

O que é o Santo Daime?

Por: D.Estevão Bettencourt
Revista Pergunte e Responderemos, n.340; 1990; pg 422

“A palavra “Daime”, segundo explicam os que a professam, vem do verbo “dar” no imperativo. “Dai-me paz, saúde e felicidade”, eis a aspiração implicada por esse vocábulo. “Santo Daime” designa uma bebida (chá - ayahuasca) preparada parada mediante o cruzamento de dois vegetais da Floresta Amazônica cipó jagube e a folha chacrona.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Ficar em casa ou ir à Missa?

Por Claudiomar Filho



Certo dia alguém me contou que, ao invés de ir à missa, rezava sozinho em seu quarto. Disse-lhe: - Que bom amigo! Graças a Deus você reza em casa. Porém, amigo, peço-lhe que, ao fazer sua oração, experimente também não só recitar algumas fórmulas fixas, por rotina, mas no silêncio de seu quarto procure conversar pessoalmente com Deus, agradecendo, pedindo perdão, prometendo cumprir melhor a sua vontade, rezando pelas necessidades de todo o mundo. 

No dia seguinte com grande satisfação me contou que fizera como eu havia lhe pedido.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

É proibido ajoelhar na hora da Consagração?

Por Prof. Felipe Aquino
Muitas pessoas nos têm perguntado se na hora da Consagração, na santa Missa, se é proibido ajoelhar, pois, segundo essas pessoas, alguns sacerdotes têm proibido os fiéis de se ajoelharem, dizendo que este momento não é um momento de Adoração. Alguns sacerdotes, segundo algumas informações, estão até retirando dos suportes dos bancos, onde se ajoelha. Para clarear a questão fomos verificar o que diz o Missal Romano; e pude verificar que ele manda que nos ajoelhemos no momento da Consagração. Veja o que ele diz:
21 - "Ajoelhem-se durante a Consagração , a não ser que a falta de espaço ou o grande número de presentes ou outras causas razoáveis não o permitam." (Ed. Paulus, 6ª Edição, pág. 36; n. 21)

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Motivos que desestimulam a devolução do dízimo – parte 1

Infelizmente ainda existem pessoas que ainda não se conscientizaram da necessidade de obedecer a Deus e devolver o seu dízimo. Pessoas que apesar de frequentar regularmente a Igreja ainda relutam em obedecer ao mandamento de sua Igreja e tem aqueles acham que colaborar no momento do ofertório é ser dizimista.
Uma desculpa para não assumir o compromisso do dízimo utilizada por algumas pessoas é de que os padres já são muito ricos para precisar de seu dinheiro. Ou de que não dará dinheiro para os padres gastarem à toa. Além de desconhecer a realidade de muitos padres por este Brasil afora, é uma desculpa como qualquer outra.

sábado, 10 de setembro de 2011

Pensamento - Padre Antonio Vieira

Ora vede: Definindo S. Bernardo o amor fino, diz assim: Amor non quaerit causam, nec fructum: "O amor fino não busca causa nem fruto". Se amo, porque me amam, tem o amor causa; se amo, para que me amem, tem fruto: o amor fino não há de ter por quê nem para quê. Se amo por que me amam, é obrigação, faço o que devo; se amo para que me amem, é negociação, busco o que desejo. Pois como há de amar o amor para ser fino? Amo, quia amo, como ut amem: amo, porque amo, e amo para amar. Quem ama porque o amam, é agradecido; quem ama, para que o amem, é interesseiro; quem ama, não porque o amam, nem para que o amem, esse só é fino.



(…) A definição do pregador é a vida e o exemplo. Por isso Cristo no Evangelho não o comparou ao semeador, senão ao que semeia. Reparai. Não diz Cristo: Saiu a semear o semeador, senão, saiu a semear o que semeia… Entre o semeador e o que semeia há muita diferença: uma coisa é o soldado e outra cousa o que peleja, uma coisa é o governador e outra o que governa. Da mesma maneira, uma coisa é o semeador e outra o que semeia; uma coisa é o pregador e outra o que prega. O semeador e o pregador é nome; o que semeia e o que prega é ação; e as ações são as que dão o ser ao pregador. 

Trechos do Sermão da Sexagésima, pregado na Capela Real em 1655.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

este é o meu juramento

Quando você estiver triste...
Vou secar suas lágrimas.
Quando você estiver com medo...
Eu lhe darei conforto.
Quando você estiver preocupado...
Vou dar-lhe esperança.
Quando você estiver confuso...
Vou ajuda-lo a enxergar.
E quando você está perdido...
E não pode ver a luz,
Vou ser o seu farol...
Brilhando cada vez mais.
Est é o meu juramento...
Prometo até o fim...
Por que? Você pode perguntar...
Porque você é meu amigo.
Assinado: Deus.


fonte: e-mail recebido (sem autor)

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A consciência de ser dizimista

O dizimista para entregar o seu suado dinheiro na Igreja (não para a Igreja, mas na Igreja, por ser o dízimo propriedade de Deus) deve agir com alegria e espontaneidade. Alegria por estar cumprindo uma vontade de Deus e com espontaneidade por que está é uma das exigências do dízimo: não ser uma imposição. O dizimista deve ser conscientizado e não obrigado a devolver a Deus uma parte daquilo que d’Ele recebeu.

domingo, 4 de setembro de 2011

Documentos do Papa: Constituição

A Constituição Apostólica (Constitutio Apostolica) é um documento pelo qual o papa promulga as leis no que se refere aos fieis, ou seja, trata de assuntos de doutrina, de disciplina ou administrativos.
As constituições, inicialmente, tratavam exclusivamente de questões legais, mas atualmente são mais direcionadas às questões doutrinárias. São assuntos extremamente importantes para a Igreja.
As constituições podem versar sobre uma grande variedade de temas.
Como exemplo, é por meio da Constituição Apostólica que o papa cria uma nova paróquia. Quando uma constituição apostólica define um dogma, ela se denomina Constituição Dogmática.
Outros exemplos:
·        Na Constituição Apostólica Munificentissimus Deus (o mais generoso Deus, de Pio XII, foi definido o dogma da Assunção de Nossa Senhora;
·   A promulgação do Catecismo da Igreja Católica – CIC – foi feita por meio da Constituição Apostólica de João Paulo II, a Fidei depositum (Depósito da fé);
·    O CDC (Código de Direito Canônico) foi promulgado peloa Constituição Apostólica  Sacrae  Disciplinae Leges;
·   Lumen Gentium, Gaududium et spes, Sacrosanctum Concilium, Dei Verbum, são exemplos de Constituições Dogmáticas;
·      Regimini Ecclesiae Universae, Pastor Bonus, Divini Cultis, Deus Scientiarum Dominus, são exemplos d Constituições Apostólicas.