Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Documentos do Papa: Rescrito

Rescrito vem do latim rescribere, que significa responder por escrito a uma carta ou a uma pergunta escrita.
Em Roma chamavam-se rescripta as respostas que davam os imperadores às questões de Direito sobre as quais eram consultados.  No Direito Canônico tal palavra teve significados diversos no decorrer dos séculos.  O atual Código assim a define :“Por rescrito entende-se o ato administrativo baixado por escrito pela competente autoridade executiva, mediante o qual, por sua própria natureza, se concede privilégio, dispensa ou outra graça, a pedido de alguém” (cânon 59 § 1º).
Pode acontecer que no texto do rescrito venha inserida a cláusula Motu Proprio, ficando assim enfatizado que o favor é concedido com benevolência particular, sem que se receiem os obstáculos que poderiam entravar a concessão.
Tendo em vista a matéria dos rescritos, distinguem-se rescritos de justiça e rescritos de graças; à primeira categoria pertencem todos aqueles que dizem respeito à administração da justiça como aqueles que permitem introduzir uma causa no Tribunal da Santa Sé desde a primeira instância.  A Segunda categoria compreende os demais tipos de matéria.
Também é de notar que alguns rescritos concedem o favor “de maneira graciosa”, ou seja, diretamente ao beneficiário; outros há que confiam ao Bispo local ou a algum intermediário o encargo de conceder o favor solicitado. 

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Sobre Mártires e Martírios

Já nos primeiros séculos a Igreja Católica foi duramente perseguida, a começar pelo imperador Nero, nos anos 60 até o ano de 313, quando o Imperador Constantino liberou o culto a Deus. Houve muitos mártires por conta dessa perseguição. Qual o número dos mártires? É impossível precisá-lo. Foram muitos, antes e depois de Constantino, para que a palavra de Cristo fosse salva ou não fosse dita em vão.
Tertuliano, um dos pais da Igreja, dizia que o sangue dos mártires era o adubo para o crescimento da igreja. 
E o que quer dizer a palavra mártir? Vejamos o que diz o dicionário:

domingo, 27 de novembro de 2011

Nós Somos Católicos (We are Catholics)


Convido-o a começar essa semana louvando a Deus pela beleza de nossa religião.
Esse vídeo tem menos de 4 minutos, vale a pena assistir e vivenciar um pouco da alegria de ser católico!
Este é um vídeo desenvolvido pelo apostolado Defend us in Battle. Ele mostra por meio de imagens a beleza e a graça que é ser Católico. Lançado recentemente no youtube apresenta diversos elementos da identidade católica, com imagens atuais e música empolgante. Até a Jornada de Madrid aparece durante o clipe.
Assistam e aproveitem. Esta é a Igreja Católica, estes somos nós!


sábado, 26 de novembro de 2011

A Igreja Católica nasceu no dia de Pentecostes.


Pentecostes - do grego, pentekosté, é o quinquagésimo dia após a Páscoa.  Neste dia comemora-se o envio do Espírito Santo à Igreja, conforme prometido por Jesus. É assim que Cristo permanece presente na Igreja. Lemos em Atos, no capítulo 2:
Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Achavam-se então em Jerusalém judeus piedosos de todas as nações que há debaixo do céu. Ouvindo aquele ruído, reuniu-se muita gente e maravilhava-se de que cada um os ouvia falar na sua própria língua. Profundamente impressionados, manifestavam a sua admiração: Não são, porventura, galileus todos estes que falam? Como então todos nós os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna? Partos, medos, elamitas; os que habitam a Macedônia, a Judéia, a Capadócia, o Ponto, a Ásia, a Frígia, a Panfília, o Egito e as províncias da Líbia próximas a Cirene; peregrinos romanos, judeus ou prosélitos, cretenses e árabes; ouvimo-los publicar em nossas línguas as maravilhas de Deus! Estavam, pois, todos atônitos e, sem saber o que pensar, perguntavam uns aos outros: Que significam estas coisas? (At 2, 1-12)



sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Católicos, voltem para casa

ROMA, quinta-feira, 6 de Maio de 2010 (ZENIT.org). Graças à campanha Catholics come home, (Católicos, voltem para casa) fundada pelo americano Tom Peterson, mais de 200.000 mil pessoas nos Estados Unidos, entre ateus, ex-católicos e católicos não-praticantes, decidiram voltar ao seio da Igreja para viver e testemunhar a fé católica.


34.000 católicos a mais por dia

Revela o relatório anual da "Situação da Missão Global", realizado em 2011
ROMA, 22/11/2011 (ZENIT.org) - Segundo o relatório anual da "Situação da missão global", feito em 2011, a Igreja Católica reúne 1 bilhão e 160 milhões de fiéis em todo o mundo e todos os dias mais 34 000 pessoas se tornam parte.

Como fala Deus com o homem?


Depois do pecado de Adão e Eva (pecado original), os homens continuaram a afastar-se de Deus: esqueciam-se d’Ele e faziam coisas más (pecados), como acontece agora.
Assim, as pessoas não eram felizes e faziam sofrer os outros.
De vez em quando, as pessoas queriam deixar de fazer coisas más e fazer só coisas boas. Mas não conseguiam. Felizmente, Deus nunca abandonou o homem.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Dez conselhos de Bento XVI aos jovens

1 - Conversar com Deus
“Algum de vós poderia, talvez, identificar-se com a descrição que Edith Stein fez da sua própria adolescência, ela, que viveu depois no Carmelo de Colónia: ‘Tinha perdido, consciente e deliberadamente, o costume de rezar’. Durante estes dias podereis recuperar a experiência vibrante da oração como diálogo com Deus, porque sabemos que nos ama e, a quem, por sua vez, queremos amar”.
2 - Contar-lhe as penas e alegrias
“Abri o vosso coração a Deus. Deixe-vos surpreender por Cristo. Dai-lhe o ‘direito de vos falar’ durante estes dias. Abri as portas da vossa liberdade ao seu amor misericordioso. Apresentai as vossas alegrias e as vossas penas a Cristo, deixando que ele ilumine, com a Sua luz, a vossa mente e toque com a sua graça o vosso coração”.

sábado, 19 de novembro de 2011

O Rosário é bíblico?

Traduzido para o Veritatis Splendor por Rondinelly Ribeiro Rosa.
A intenção do texto não é esgotar a teologia em torno do Rosário, mas apenas demonstrar superficialmente que não existe oposição entre esta devoção e a Palavra de Deus, como julgam alguns hereges.
Vários protestantes têm uma grande pulga atrás da orelha com o rosário. “Como é antibíblico!”, dizem eles. Pois bem, é hora de analisar o Rosário e ver o que a Bíblia tem a dizer sobre este assunto.
O Rosário é uma coleção de orações individuais:
1 – O Credo
2 – O Pai-Nosso
3 – A Ave-Maria
4 – Glória
5 – Salve Regina
1. O Credo Apostólico

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Oração a Santa Mônica

Oração a Santa Mônica (pedir conversão de um filho)
Ó Santa Mônica, que pela oração e pelas lágrimas alcançastes de Deus a conversão de vosso filho transviado, depois santo, Santo Agostinho, olhai para o meu coração, amargurado pelo comportamento do meu filho desobediente, rebelde e inconformado, que tantos dissabores causou ao meu coração e a toda a família. Que vossas orações se juntem com as minhas, para comover o bom Deus, a fim de que ele faça meu filho entrar em si e voltar ao bom caminho.

Santa Mônica, fazei que o Pai do céu chame de volta à casa paterna o filho pródigo. Dai-me esta alegria e eu serei sempre agradecido(a).

Santo Agostinho, rogai por nós. Santa Mônica, atendei-me. Amém.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Devemos batizar crianças?

Este é um assunto que nem deveria ser discutido, de tão óbvio. Esta é uma polêmica inventada.
Para iniciar responda-me: em qual parte da Bíblia está escrito que criança NÃO deve ser batizada?
Agora uma leitura para reflexão:
Por fim apareceu aos Onze, quando estavam sentados à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, por não acreditarem nos que o tinham visto ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. (Mc 16, 14 - 16)
Faça uma breve reflexão sobre esta passagem bíblica.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O Papa é a besta do apocalipse?

De vez em quando surgem ondas de acusações contra o papa da Santa Igreja. São acusações de todos os tipos, todas elas infundadas, jogadas aos quatro ventos para tentar desacreditar o sucessor de Pedro. O e-mail que recebi há poucas semanas relacionava o papa à besta do apocalipse, pasmem. Mas este tipo de correspondência eletrônica não é novidade, nem tampouco este e-mail especificamente. Já o recebi há muitos anos e agora o recebo outra vez.
Como não acredito em tudo que rola na internet fui ao trabalho, ou seja, pesquisar. E sabem o que descobri? Que existem outros textos com o mesmo teor do que está abaixo, só que com outras personagens. Existe outras correspondências rolando na internet que afirmam ser o Bill Gates (o da Microsoft, mesmo, o criador do windows) a referida besta (vejam no site e-farsas).
Mas tem um texto, que está em vários sites, que rebate a acusação de ser o papa a besta citada no livro do Apocalipse, desmonta com sólidos argumentos esta leviandade. Leiam o artigo abaixo:

terça-feira, 8 de novembro de 2011

AS DUAS DIMENSÕES DA FAMÍLIA


Por: Prof. Felipe Aquino
São Paulo diz que os maridos devem amar as suas esposas. Você está disposto a amar a sua esposa a ponto de se entregar por ela?
É dogma de fé que a Igreja é santa, nunca podemos dizer que a instituição criada por Cristo tem pecado, pois os pecados são dos filhos dela [Igreja], os pecados são nossos. E por que a Igreja é santa? Porque Cristo entregou-se por ela na cruz, para que ela fosse sem mácula.
Pela mentira o demônio quer destruir os casamentos, quando se mente para o marido ou para a esposa, você está dando ocasião para o maligno.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Que significa rezar pelos mortos?

Revista : "PERGUNTE E RESPONDEREMOS"
D. Estevão Bettencourt, osb
Nº 419 - Ano: 1997 - pág. 171

Em síntese: Rezar pelos mortos e, especialmente, celebrar a S. Missa pelos mortos não é celebrar a fé das pessoas falecidas nem é celebrar a fé dos que ficaram neste mundo.  É celebrar o mistério da fé, ou seja, o sacrifício de Cristo perpetuado sobre os nossos altares e oferecido ao Pai em favor de tal ou tal irmão ou irmã falecido(a) seja corroborado para que extinga qualquer amor desregrado ou qualquer resquício de pecado que tenha ficado na alma do defunto.  Este se encontra em estado de purificação, preparando-se para ver Deus face-a-face mediante o repúdio radical de qualquer escória de infidelidade
Um jornal paroquial publicou em novembro pp.  um artigo intitulado "O que significa rezar pelos falecidos".  O conteúdo da explanação é ambíguo e suscitou hesitação em vários leitores.  Daí a conveniência de algumas reflexões sobre o assunto.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Documentos do Papa: Cartas Apostólicas

Cartas Apostólicas - Carta Apostólica é uma denominação genérica. Apostólica significa “do Apóstolo Pedro, que fala por seu sucessor”.  A Carta Apostólica, é um decreto menos solene que a encíclica, e compreende dois tipos de documentos do Papa:
"Epistola Apostolica" e "Litterae Apostolicae".
"Epistola Apostolica" trata de matéria doutrinária, de carácter menos solene que a encíclica. O documento é dirigido aos bispos e, por meio deles, a todos os fiéis.