Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Pastoral do Dízimo - Como estabelecer metas?

Em primeiro lugar a equipe do Dízimo deve ser conhecedora da sua realidade, ou seja, deve conhecer a sua estrutura e os recursos disponíveis para o desempenho de suas atividades. Outro fator importante é conhecer o ambiente de atuação, ou seja, a realidade social da paróquia.
Uma ferramenta muito útil e de possível aplicação é a análise ambiental, mais conhecida como SWOT ou FOFA. O objetivo central da análise SWOT é fazer com que a equipe alcance um conhecimento de seus pontos fortes, pontos fracos, as oportunidades e as ameaças do ambiente onde está atuando.

sábado, 28 de abril de 2012

Os Direitos da religião

Por Arcebispo Fulton Sheen
(www.razoavelcrer.blogspot.com)

"Demonstra a história que, se uma sociedade ignora a religião, nunca se transforma exatamente em um sociedade irreligiosa, torna-se anti-religiosa. A vida é apenas a soma das forças que resistem à morte, e uma vez terminada a resistência a essas forças contrárias começa o desaparecimento.
Do mesmo modo, no mesmo instante em que se nega a religião o direito de interferir na ordem política e econômica, apodera-se destas a anti-religião. A ordem secular nunca vive no vácuo; nem mesmo neutra pode ser; se os cidadãos de um Estado abandonaram a religião e o seu dever de dar a Deus que a Deus pertence, imediatamente julgará César que até Deus recebe Sua autoridade de César.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Dr. Içami Tiba: Pais que levam filho prá Igreja, não buscam na cadeia

 palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Içami Tiba, em Curitiba, 23/07/08.

O palestrante é membro eleito do Board of Directors of the International Association of Group Psychotherapy. Conselheiro do Instituto Nacional de Capacitação e Educação para o Trabalho "Via de Acesso".

Professor de cursos e workshops no Brasil e no Exterior.

1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.

2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, tv, etc...

terça-feira, 24 de abril de 2012

Os Cinco Mandamentos da Igreja

Obrigações que todo católico tem de cumprir
Uma coisa que muitos católicos não sabem – e por isso não cumprem – é que existem os "Cinco Mandamentos da Igreja", além dos Dez Mandamentos conhecidos. Eles não foram revogados pela Igreja com o novo Catecismo de João Paulo II (1992). É preciso entender que mandamento é algo obrigatório para todos os católicos, diferente de recomendações, conselhos, entre outros.
Cristo deu poderes à Sua Igreja a fim de estabelecer normas para a salvação da humanidade. Ele disse aos Apóstolos: "Quem vos ouve a mim ouve, quem vos rejeita a mim rejeita, e quem me rejeita, rejeita Aquele que me enviou" (Lc 10,16). E prossegue: “Em verdade, tudo o que ligardes sobre a terra, será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra, será também desligado no céu.” (Mt 18,18)

segunda-feira, 23 de abril de 2012

As crianças têm direito a uma «família normal», afirma autoridade vaticana


LISBOA, 17 Abr. 12 / 03:30 pm (ACI)
O Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Cardeal  Ennio Antonelli defendeu hoje uma conferência em Lisboa “o direito” das crianças a um núcleo familiar “normal” e rechaçou a equiparação do “matrimônio de um homem e uma mulher” com “outras formas de convivência”. O prelado disse ainda esperar um milhão de pessoas no encerramento do 7.º Encontro Mundial das Famílias, entre 1 e 3 de junho, em Milão (Itália), com a presença de Bento XVI.
“A família normal fundada sobre o matrimônio é uma comunidade estável de vida e de pertença recíproca”, enquanto outros modelos se situam na “lógica do indivíduo que pertence apenas a si mesmo e mantém com os outros só uma relação contratual de intercâmbio”, sustentou o purpurado em sua exposição na capital portuguesa em declarações reunidas pela agência Ecclesia do episcopado português.

sábado, 21 de abril de 2012

Dom Petrini na Assembleia da CNBB: Uma cultura que vê na morte uma solução é uma cultura decadente


APARECIDA, 19 Abr. 12 / 09:15 am (ACI/EWTN Noticias)
No primeiro dia da 50ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que teve início ontem, 15, às 15h alguns bispos brasileiros receberem os jornalistas para uma coletiva de imprensa. Um tema que entrou na pauta da entrevista foi a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), aprovando o aborto de fetos anencéfalos. Dom Petrini, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB voltou a rechaçar a decisão do Supremo insistindo que dar morte a estes fetos não é a solução do problema.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

A Pastoral do Dízimo e suas metas

O que é uma meta? Meta (em inglês: target) é um marco, um limite, um desafio, algo que se pode realizar, uma etapa a ser atingida dentro de um objetivo, no seu todo ou em parte. Uma ou mais metas podem ser necessárias para se alcançar, por completo, um objetivo.
Como visto anteriormente o objetivo da pastoral do Dízimo é a conscientização dos paroquianos em relação ao seu papel, para que os mesmos sintam-se corresponsáveis pela manutenção de sua comunidade. Os fiéis devem-se sentir despertados para o compromisso firmado quando do seu batismo e este trabalho deve ser realizado pela pastoral do dízimo.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

César Peluso, ministro pró-vida, fala em nome de todos os pró-vida

Contribuição  de Emanuela Cardoso – blog Carmadelio
Frases corajosas do Presidente do STF, ministro Cezar Peluso, sobre a vida dos bebês anencéfalos (foi difícil selecionar as melhores):
  1. “O ordenamento jurídico reconhece o indivíduo ainda no seio materno como sujeito de direito enquanto portador de vida (…) é sujeito de direito, não coisa nem objeto de direito alheio”
  2. “O doente de qualquer idade, em estado terminal, portador de enfermidade incurável de cunho degenerativo por exemplo, sofre e também causa sofrimento a muitas pessoas parentes ou não, mas não pode por isso ser executado”
  3. “Na ínfima possibilidade de sobrevida, na sua baixa qualidade ou na efemera duração pressuposta, argumento para ceifá-la por impulso defensivo, por economia ou por falsa piedade é insustentável à luz da ordem constitucional que declara, sobreleva e assegura valor supremo à vida humana”
  4. “O bebe anencéfalo pode viver segundos, minutos, horas, dias e até meses, isto é inquestionável (…) a compreensão jurídica do direito à vida legitima a morte dado o curto espaço de tempo da existência humana? Por certo que não!”

A interrupção da gravidez, absolutamente injustificável


“A interrupção da gravidez, absolutamente injustificável, que custa a vida como sempre aconteceu, de numerosas crianças inocentes, permanece uma preocupação dolorosa para a Santa Sé e para toda a Igreja. Talvez o atual debate dos responsáveis políticos sobre a interrupção da gravidez em estado avançado pode fortificar a consciência do fato de que a deficiência diagnóstica da criança não pode ser um motivo para abortar porque também a vida com deficiência é querida e apreciada por Deus e que nesta terra ninguém pode ter a certeza de viver sem limites físicos ou espirituais.”

- Papa Bento XVI, ao embaixador da República Alemã
28 de setembro de 2006



quarta-feira, 18 de abril de 2012

Todos os papas: 10 – São Pio I (Mártir. Papa de 140 a 155)

O décimo papa na história da Igreja Católica, sucedendo a Santo Higino.
Pio I Nasceu na cidade de Aquileia, norte da Itália, provavelmente no ano 90. A palavra Pio (em latim Pius) significa piedoso, inclinado à devoção, à piedade. Este era o seu nome de batismo, porque foi só a partir do século X que os Papas começaram a adotar um novo nome quando eleitos ao Papado.
Como a grande maioria dos primeiros papas, pouco se sabe sobre sua vida, especialmente dados sobre nascimento e infância. Seu pai tinha o nome de Rufino e o educou na religião cristã enviando-o até Roma para que se aperfeiçoasse nos estudos. Era irmão de Hermas, um escritor. Foi admitido em um colégio de clérigos regulares, onde, devido ao seu zelo, espírito de caridade e aprofundamento nos conhecimentos religiosos, destacou-se extraordinariamente.

domingo, 15 de abril de 2012

Por que os Padres não podem casar-se?

Por que os Padres católicos não se casam? Assim haveria mais vocação e menos escândalos. A própria Bíblia o recomenda em I Tim 3,2: "É necessário que o bispo seja irrepreensível; que tenha casado com uma só mulher..."
RESPOSTA : S. Paulo não era casado. (veja I Cor 7,8). Numa das suas cartas ele recomenda: “Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo".

sábado, 14 de abril de 2012

A Igreja Católica no mundo

Para todos aqueles que acham que a igreja católica não faz obras e pra confirmar a fé e crença daqueles que sabem que faz.
A Igreja Católica mantém na:
ÁSIA
1.076 hospitais
3.400 dispensários
330 leprosários
1.685 asilos
3.900 orfanatos
2.960 jardins de infância
África
964 hospitais
5.000 dispensários
260 leprosários
650 asilos
800 orfanatos
2.000 jardins de infância
América
1.900 hospitais
5.400 dispensários
50 leprosários
3.700 asilos
2.500 orfanatos
4.200 jardins de infância
Oceania
170 hospitais
180 dispensários
1 leprosario
360 asilos
60 orfanatos
90 jardins de infância
Europa
1.230 hospitais
2.450 dispensários
4 Leprosários
7.970 asilos
2.370 jardins de infância
O Conselho Pontifício –Cor Unum – ( organismo da Santa Sé encarregado de promover e organizar as instituições de caridade e assistência da Igreja) publicou num cd , um guia com 1.100 organismos da Igreja comprometidos com a ação social-caritativo, que ajudam, principalmente, em casos de catástrofes ou necessidades, sem distinção de religião.
Nicélia Pinheiro


sexta-feira, 13 de abril de 2012

Se soubesse do que se trata, o povo aprovaria?

Pe.Zezinho
Você talvez ainda se lembre. A manchete da “Istoé” estampava a palavra VITÓRIA em maiúsculas. Queriam dizer que a sociedade venceu e a Igreja perdeu. Mas que sociedade venceu e que Igreja perdeu? A maioria está com quem? Foi feita uma enquete? Houve plebiscito para esta nova lei? Não foi o caso de 2 a 3% dos cidadãos com poder de mídia e poder político terem imposto suas ideias na maioria? Será mesmo que a maioria é a favor da manipulação da vida por nascer? Se soubesse do que se trata, o povo aprovaria? Será mesmo que a maioria aprova o aborto? Será que a maioria é a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo?

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Quero Te ver

Senhor,
Tende piedade deste pecador.
Sei que sou um ingrato.
Não sei se posso te chamar de Pai, por ser um filho tão indisciplinado.
Quantas e quantas vezes esqueço-me de conversar com Ti.
Quantas vezes Te abandono e largo-me em outras direções, como esquecesse de um guarda-chuva em um ônibus. E só me lembrarei de Ti durante a chuva.
Apesar de não seres um hospital corro para Ti ao primeiro sinal de dor.
Ao passar a dor sigo meu caminho sem olhar para trás.

Amada Vitória de Cristo

http://amadavitoriadecristo.blogspot.com.br/
Com doze semanas de gestação, descobrimos que nosso primeiro e tão esperado bebê tinha um grave problema chamado acrania. Não havia se formado nele a calota craniana, e com a ausência de osso e de pele acima da cabeça, as estruturas cerebrais presentes estavam expostas e seriam danificadas em contato com o líquido amniótico. Ficamos sabendo que esse tipo de malformação é incompatível com a vida e que nosso bebê morreria logo após nascer. Provavelmente ela nasceria com anencefalia e viveria apenas poucas horas. Por isso poderíamos buscar judicialmente o direito de interromper a gestação. Se decidíssemos continuar, não havia garantia de que esta chegaria até o final: o bebê poderia não resistir, e eu, sua mãe, poderia enfrentar alguns problemas como aumento de líquido amniótico e um parto complicado. Não era uma criança viável, e a morte era inevitável, mais cedo ou mais tarde, foi o que ouvimos.

Aborto nunca

Aborto não.
Sim à vida.








segunda-feira, 9 de abril de 2012

Santo Sudário: mais provas de autenticidade.

 Cid Alencastro
O Santo Sudário de Nosso Senhor Jesus Cristo é certamente a relíquia mais preciosa e venerada de toda a Cristandade.
Tendo passado por todo tipo de vicissitudes e desastres ao longo da História, inclusive um princípio de incêndio, ele se encontra atualmente na catedral de Turim, Itália, onde é exposto à visitação dos fiéis em certos períodos.
Trata-se do lençol de linho que envolveu o corpo sagrado do Salvador, descido ao sepulcro onde permaneceu por três dias, após os quais ressuscitou. Quis a Providência Divina que, milagrosamente, a figura de Nosso Senhor ficasse impressa nesse tecido, de forma indelével e humanamente inexplicável. Foi o modo que Deus Padre encontrou para legar aos homens a fotografia impressa de seu Divino Filho.

sábado, 7 de abril de 2012

Real Madrid cede ante o mercado muçulmano e elimina a cruz do seu escudo

MADRI, 30 Mar. 12 / 03:03 pm (ACI)

O jornal esportivo Marca confirmou que o Real Madrid aceitou eliminar a pequena cruz que desde 1920 o clube de futebol exibe em seu escudo para evitar conflitos na multimilionária construção de um complexo turístico-esportivo na ilha de Ras Al Khaimah, uma das sete que formam os Emirados Árabes Unidos, onde o Islã é a religião oficial.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Morrer para amar

Frei Jonas Silva
Atualmente continua se intensificando na linguagem do cotidiano das pessoas a banalização da palavra “amor”. Muitos proferem perante outra pessoa a declaração: “Eu (te) amo!”, no entanto estes podem não estar dando um profundo e autêntico significado a esta palavra tão fundante para o ser humano, dado que se digo que amar alguém se adequa a alguma paixão que me faça possuir e utilizar a pessoa como meio, para que eu obtenha prazer ou qualquer outro fim, então este conceito está reduzido à inautenticidade, pela ignorância.
Quando o cristianismo introduziu no pensamento ocidental o conceito de ágape, para o amor, tal religião nos legou o máximo que esta palavra pode significar, o máximo que esta palavra pode trazer à luz, do genuíno desenvolvimento do amor na ética humana perante as demais pessoas; assim essa herança cristã, ultrapassa – no sentido de perfeição – as modalidades: eros e philia, que a cultura clássica atribuiu a este sentimento axial nas existência e essência, humanas; como salientou Bento XVI, em “Deus caritas est”(2006).

terça-feira, 3 de abril de 2012

O escândalo da Cruz

Dom Fernando Arêas Rifan
Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney

Na antiguidade, a cruz, por ser um instrumento de condenação à morte, era um sinal de maldição (Gl 3,13). Depois que Jesus morreu nela por nós, a Cruz se tornou um sinal de honra e bênção. A partir de então, sob diversas formas, a Cruz é colocada na coroa dos reis, nas medalhas, condecorações, no alto das Igrejas, nas montanhas que circundam as cidades para abençoá-las, na campa dos falecidos, nas caravelas, nas bandeiras, etc.
Após as dez grandes perseguições romanas aos primeiros cristãos, o Imperador Constantino, antes da batalha contra Maxêncio, teve uma visão da Cruz com a inscrição: “com este sinal vencerás!”. Constantino mandou então colocar o sinal da Cruz em todos os estandartes e escudos romanos, venceu a batalha da ponte Mílvio (312) e deu liberdade aos cristãos, pondo fim às perseguições. A estação de trem em Roma, próximo ao local desta batalha, se chama exatamente “Lábaro”. A inscrição de Constantino, com o cristograma e a cruz, recebeu o nome de “lábaro de Constantino”. Desde então tem sido interpretado por todo o mundo como um símbolo de cristandade.

domingo, 1 de abril de 2012

Semana Santa

D. José Cordeiro-Bispo de Bragança-Miranda.

Por Semana Santa entendem-se os últimos dias da Quaresma e o início do Tríduo Pascal. Esta Semana inicia-se com a procissão, que recorda a entrada messiânica de Jesus em Jerusalém, e com a missa em que se lê a paixão segundo um dos Evangelhos sinópticos.