Páginas

sábado, 30 de junho de 2012

OS CATÓLICOS DE VERDADE


Paraclitus
O IBGE AFIRMA QUE A IGREJA CATÓLICA PERDEU FIÉIS.

OS CATÓLICOS DE VERDADE RESPONDEM ASSIM A ESSA FALÁCIA:

"Não acrediteis que os bons podem deixar a Igreja, não é o trigo que o vento carrega. O Furacão não arranca as árvores que tem sólidas raízes, ao contrário são as palhas vazias que a tormenta agita. São as árvores vacilantes que a força do turbilhão abate, contra estes o apóstolo João manifesta a sua repulsa dizendo: 'Saíram do nosso meio mas não eram dos nossos, pois se fossem realmente dos nossos, teriam permanecido conosco.'" 1 Jo 2,19

São Cipriano de Cartago 258 d.C

Todos os Papas: 11 - Santo Aniceto (Mártir. Papa de 155 a 166)


Aniceto (Anicetus, em latim ) foi o décimo primeiro papa católico, cujo papado durou 11 anos durante o século II, sucedendo a São Pio  I. Nesta época os papas eram provenientes de famílias humildes da população e ser eleito para este serviço era ser encaminhado para o martírio.
Etimologicamente seu nome, de origem grega, significa homem de grande força.
Provavelmente nasceu em Emesa, atualmente Hims, na Síria. O governo deste Pontífice coincide com o  governo  do  imperador  romano Antônio. Apesar de ignorar-se mais detalhes da sua vida pregressa, da mesma forma que a maioria dos papas dos primeiros séculos cristãos, tradicionalmente ele é considerado de perfeita inteligência e santidade de vida.
Em seu papado combateu firmemente várias doutrinas heréticas que chegaram a ameaçar a existência da Igreja. Também ocorreram cismas internos que abalaram o cristianismo. Embora a Igreja seja edificada   sobre um rochedo, muitos foram os fiéis que abandonaram a verdadeira fé, em busca da ilusão de  seitas  heréticas.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

As Imagens e os Ídolos


O que é uma imagem?
De acordo com o Dicionário Miniaurélio Eletrônico versão 5.12:
Substantivo feminino.
1.Representação gráfica, plástica ou fotográfica de pessoa ou de objeto.
2.Representação plástica de Cristo, da Virgem, dum santo, etc.
3.Estampa que representa assunto ou motivo religioso.
4.Reprodução de pessoa ou de objeto numa superfície refletora.
5.Representação mental dum objeto, impressão, etc.; lembrança, recordação.
6.Representação cinematográfica ou televisionada, de pessoa, animal, objeto, cena, etc.
Ainda de acordo com o mesmo dicionário Ídolo é:
Substantivo masculino.
1.Estátua ou simples objeto cultuado como deus ou deusa.
2.Objeto em que se julga habitar um espírito, e por isso venerado.
3.Pessoa a quem se tributa respeito ou afeto excessivos.
A diferença é perceptível, não há como fabricar uma suposta relação entre os substantivos. São coisas diferentes. O próprio dicionário já elucida.
A imagem é uma representação, uma referência, uma foto, uma estampa, uma imagem que remete a algo, a alguma coisa ou alguém.

terça-feira, 26 de junho de 2012

A importância dos referenciais masculino e feminino


Autor: Lélia Cristina de Melo – colunista da Gazeta do povo
A família não é uma entidade meramente cultural ou ideológica, e, portanto, não é qualquer junção de pessoas que deve ser considerada como tal. Qualquer junção de pessoas é uma dupla, um grupo, ainda que estejam impregnados de um profundo afeto. Um profundo afeto não é, isoladamente, justificativa para iniciar uma família. A família é atemporal e subsiste aos séculos e às circunstâncias.
A adoção de crianças por pares do mesmo sexo denota dois aspectos muito positivos: a tendência à maternidade/paternidade inerente a toda pessoa, e a disposição dos homossexuais para amar e educar crianças. Entretanto, para constituir família, só o amor não basta. Ele não é o único critério, nem resulta suficiente por si só. Esta é uma instituição social, pública, contínua e duradoura, bem como implica em prole.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

A decisão está nas mãos de nossa liberdade!



Irmã Ana Maria Silva
Congregação Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu
Scalabrinianas
ww.mscs.org.br

Nas primeiras páginas do livro da criação (cf. Gn 1–4), o autor sagrado expôs, com perspicácia, a sabedoria como Deus criou o mundo e nele introduziu, ao final da luminosa descrição poética e profundamente religiosa, o homem e a mulher, feitos à Sua imagem e semelhança, com inteligência e liberdade. Deus, fonte de todo bem, viu que tudo era muito bom (cf. Gn 1,31). Começou a aventura da liberdade!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Nem tudo está na Bíblia


” Jesus realizou diante dos discipulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro.Estes sinais foram escritos para que vocês acreditem que Jesus é o Mesias, o Filho de Deus. E para que acreditando,vocês tenham a vida em seu nome”  (João, 20, 30-31)
” Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que não caberiam no mundo os livros que seriam escritos” (João 21, 25)
“Tenho muitas outras coisas para escrever-vos, porém, não quero fazê-lo por tinta e papel, pois espero ir até vós e falar-lhes face a face, para que nosso gozo seja completo” (2João 1,12).

A Bíblia manda seguir a Tradição
“Em nome de Nosso Senhor, Jesus Cristo, mandamos que vos afasteis de todo irmão que se entrega à preguiça e não segue a tradição que de nós recebestes” (2 Tm 3,6).
“Tu, pois, meu filho, sê forte na graça de Cristo, e o que de mim ouviste perante muita testemunha confia-o a homens fiéis capazes de ensinar a outros” (2 Tm. 1-2). Eis aqui a tradição oral.
“Irmãos, ficai firmes e conservai as tradições que aprendestes, quer por palavra, quer por escrita nossa” (2 Tess 2,15).
————————————————————————————————–
1Pedro 3,17
“Pois, se é da vontade de Deus que vocês sofram, é melhor que seja por praticarem o bem, e não o mal”
————————————————————————————–
“Cristo era o único filho de Maria. Das entranhas de Maria, nenhuma criança além dEle. Os ‘irmãos’ significam realmente ‘primos’ aqui: a Sagrada Escritura e os judeus sempre chamaram os primos de ‘irmãos’.”
(Martinho Lutero, Sermões sobre João 1-4, 1534-39)
———————————————————————————-
“Maria é a mulher mais elevada e a pedra preciosa mais nobre no Cristianismo depois de Cristo… Ela é a nobreza, a sabedoria e a santidade personificadas. Nós não poderemos jamais honrá-la o bastante. Contudo, a honra e os louvores devem ser dados de tal forma que não ferem a Cristo nem às Escrituras.”
(Martinho Lutero, Sermão na Festa da Visitação em 1537.)
———————————————————
1Cor 1,18
“A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma força divina.”
——————————————————————————–
1Cor 7, 10-11
“Aos que estão casados, tenho uma ordem. Aliás, não eu, mas o Senhor: a esposa não se separe do marido; e caso venha a separar-se não se case de novo, ou então se reconcilie com o marido.E o marido não se divorcie de sua esposa”.
———————————————————————————-
Tiago, 5, 16
Confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros para serdes curados. A oração do justo tem grande eficácia.
————————————————————–
João 3, 14-15
“Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem, para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna.”
—————————————————-
“Não há pecado nem crime cometido por outro homem que eu não seja capaz de cometer por razão de minha fragilidade, e se ainda não o cometi, é porque Deus, em sua misericórdia, não o permitiu e me preservou no bem.” Santo Agostinho,( Confissões 2,7)
————————————————————–
” Nós , porém, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e insensatez para os pagãos.”
1Cor 1,23


quarta-feira, 20 de junho de 2012

por que a Igreja não vende tudo o que tem pra ajudar as pessoas necessitadas?


Agora, “por que a Igreja não vende tudo o que tem pra ajudar essas pessoas necessitadas?” O Tratado de Latrão (1929), que o Vaticano assinou com a Itália impede a Igreja de vender o que está no Vaticano. O tal “trono de ouro” do papa, não é de ouro, é bronze dourado em madeira.
Gian Lorenzo Bernini, o maior escultor do século XVII e também um extraordinário arquiteto, em 1657 começou o Trono de São Pedro, ou Cathedra Petri, uma cobertura em bronze dourado do trono em madeira do papa, que foi terminada em 1666. Mas vamos pensar que a Igreja deva vender tudo, se for assim, talvez todos os museus de mundo também devam vender as suas artes pra ajudar no combate da miséria, talvez todos os países devam dar as suas riquezas, talvez todas as pessoas devam dar o que tem, talvez você deva dar o seu computador que está usando agora para ajudar na luta contra a miséria.
Link sobre o ”Trono de ouro” : http://www.arqnet.pt/portal/biografias/bernini.html
Fonte: http://associacaopadrepio.blogspot.com.br

Gian Lorenzo Bernini


O maior escultor do século XVII e também um extraordinário arquiteto.
Nasceu em Nápoles, Reino de Nápoles [Itália], a 7 de Dezembro de 1598; morreu em Roma, a 28 de Novembro de 1680.
Começou a sua vida artística com o pai, Pietro Bernini, um escultor de talento de Florença que foi trabalhar para Roma. O trabalho do jovem foi notado pelo pintor Annibale Carracci, começando desde logo a trabalhar para o papa Paulo V, o que lhe facilitou a sua independência. Influenciado pela escultura Grega e Romana em mármore, que conheceu nas coleções do Vaticano, também conhecia bem a pintura renascentista de princípios do séc. XVI. De fato, o conhecimento da obra de Miguel Ângelo nota-se no seu São Sebastião, de 1617, realizado para o cardeal Barberini, o futuro papa Urbano VIII, que se tornou o patrono mais importante de Bernini.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Santa Maria, Sempre Virgem


O texto abaixo copiei de uma postagem no facebook do Ir. Diego, da Casa de Ranquines. Porém o texto pode ser encontrado em vários sites, como o universocatolico.com.br e no veritatis.com.br,  por exemplo.

Santa Maria - A Virgem, antes e depois do parto!!

Desde o início do cristianismo Maria Santíssima é venerada como "Áiepartenon", isto é, "Sempre Virgem".

A maioria dos cristãos acredita na virgindade da Mãe do Senhor antes de parto e durante o parto. Os cristãos protestantes negam que ela tenha permanecido virgem durante sua vida terrena. Demonstraremos abaixo as 3 situações de sua virgindade.

Maria Santíssima era Virgem antes do Parto

Este fato pode-se constatar na própria Bíblia: "O Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma virgem desposada... e o nome da Virgem era Maria" (Lc 1,26). Nossa Senhora ainda dá testemunho de sua virgindade ao responder ao Anjo: "Como se fará isso, pois eu não conheço varão?"

sábado, 16 de junho de 2012

Por que as mulheres não podem ser sacerdotes?

Postando outra vez este texto a pedidos.

por http://www.acidigital.com/apologetica/sacer-femi.htm
O assunto foi apresentado por uma minoria de eclesiásticos que criam saber interpretar as moções de algumas mulheres do nosso tempo, e isso deu lugar a inevitáveis comentários de uma imprensa ávida por notícias sensacionalistas, pronta a encontrar fissuras no corpo da Igreja.
Os promotores do sacerdócio feminino procuraram argumentos de índole bem variada para sustentar sua proposta. Entre todos eles, se põem especial ênfase naqueles que manifestam maior seriedade.
1) Adaptação da Igreja às características da sociedade moderna
Depois de séculos de opressão, a mulher se situa hoje em uma atitude reivindicadora (o desejo de outorgar-lhes o sacerdócio não procede, entretanto, de uma emancipação feminista, senão que foi promovido por eclesiásticos, principalmente) A Igreja deve acolher institucionalmente e a todos os níveis essa atitude, e superar assim seu passado anti-feminista.

A Homilia


Homilia significa conversa familiar e trata-se de um discurso religioso que explica e atualiza a Palavra de Deus em beneficio da comunidade celebrante. Ela é o elemento essencial da celebração judaica e das religiões dela derivadas.
Há também outras maneiras de celebração da Palavra como a cantata luterana e as composições de J. S. Bach, G. F. Haendel e J. Brahms que são verdadeiras homilias musicais. Com o Vaticano II houve uma verdadeira explosão de cânticos bíblicos. Há também as realizações da estatuaria e dos vitrais, que transformaram as catedrais da Idade Média numa bíblia ilustrada. A Palavra não deve ficar prisioneira das leituras e da homilia, existem outras possibilidades de sua difusão na celebração, como a saudação, as introduções às leituras e ao Pai Nosso, a fórmula de despedida, etc. estas são como que um eco da Palavra de Deus.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Médico na Argentina: Não há mulher que não conviva com culpa por ter abortado


Buenos Aires (ACI/EWTN Noticias) - O cirurgião abortista argentino Germán Pablo Cardoso, que confessou sem nenhum remorso praticar abortos desde o ano 2000, pelo preço médio de 3,500 pesos (ao redor de 786 dólares), admitiu que não há mulher que não tenha remorso pela decisão de abortar.

Em uma entrevista à MDZ Radio, Cardoso, de 54 anos e chamado pelo apelido de "Doutor Aborto", reconheceu que para as mulheres, abortar "é um peso, uma dor na alma, e não tem mulher que não conviva com culpa".

quinta-feira, 14 de junho de 2012

A Igreja Católica é a Instituição que mais caridade fez e faz no mundo


Muitas pessoas não sabem que a Igreja Católica é a Instituição que mais caridade fez e faz no mundo. Se a Igreja Católica saísse da África 60% das escolas e hospitais seriam fechados. Quando a epidemia de AIDS estourou nos EUA e as autoridades não sabiam o que fazer eles chamaram as freiras da Igreja para cuidar dos doentes porque ninguém mais queria fazê-lo.
No Brasil, até 1950, quando não existia nenhuma política de saúde pública eram as casas de caridade da Igreja que cuidavam das pessoas que não tinham condições de pagar um hospital.
A Igreja Católica mantém na Ásia: 1.076 hospitais; 3.400 dispensários; 330 leprosários; 1.685 asilos; 3.900 orfanatos; 2.960 jardins de infância.  Na África: 964 hospitais; 5.000 dispensários; 260 leprosários; 650 asilos; 800 orfanatos; 2.000 jardins de infância.  Na América: 1.900 hospitais; 5.400 dispensários; 50 leprosários; 3.700 asilos; 2.500 orfanatos; 4.200 jardins de infância. Na Oceania: 170 hospitais; 180 dispensários; 1  leprosário; 360 asilos;60 orfanatos; 90 jardins de infância. Na Europa: 1.230 hospitais; 2.450 dispensários; 4 Leprosários; 7.970 asilos; 2.370 jardins de infância.
Será que existe qualquer empresa ou instituição que faz pelo menos isso?
Fontes:
http://cotidianoespiritual.blogspot.com.br/2011/10/igreja-catolica-maior-obra-caritativa.html


quarta-feira, 13 de junho de 2012

Cristianofobia: a intolerância contra o cristianismo


A Revista Época publicou uma matéria na qual destaca a perseguição sofrida por cristãos em países de maioria islâmica como na África Ocidental, no Oriente Médio, no Sul da Ásia e também na Oceania.
O texto foi assinado pela pesquisadora Ayaan Hirsi Ali, nascida na Somália, e que hoje vive na Holanda. Hirsi Ali falou em seu texto sobre a situação vivida pelos cristãos em lugares onde a liberdade religiosa é combatida com armas, bombas e muita violência, e lembrou os diversos ataques sofridos por cristãos em países como a Nigéria, onde o grupo extremista Boko Haram já matou dezenas de pessoas desde o começo desse ano.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Sobre o celibato

A igreja católica valoriza a vocação para o celibato, assim como para o matrimônio, ambas igualmente santas, desde que sejam vividas com amor e como uma consagração a Deus.
A Igreja reconhece que a exigência do celibato dos padres não é lei divina, mas lei eclesial, que em circunstâncias especiais poderia ser abolida, mas opta pela maior perfeição, já que por este motivo os Apóstolos de Jesus deixaram a convivência matrimonial e familiar, para se propagar o reino de Deus. Conferir na Bíblia

sábado, 9 de junho de 2012

Menina que ia ser abortada por ser fruto de um estupro é hoje a alegria do seu lar


Buenos Aires (ACI)

A revista argentina Família e Vida do mês de junho revelou que Luz María, a menina que ia ser abortada por ter sido produto de um estupro, converteu-se agora na alegria do lar.

O caso de Luz María comoveu a província de Misiones (Argentina), pois vários organismos "defensores dos direitos humanos", meios de comunicação e representantes do Governo queriam que fosse abortada por ter sido gerada após um estupro. Entretanto, a família optou pela vida.

Nossa Senhora morreu ou não?


Estando a questão em aberto, pois o dogma ainda está nos possíveis de Deus, escolha o leitor o que a piedade mais lhe fala ao coração…
   
Anderson Carlos de Oliveira,
3º Ano Teologia

Amor de mãe

Nada na ordem da criação reflete mais o amor de Nossa Senhora por cada um de nós, quanto o amor de uma mãe por um filho.

Para esta, não existe barreiras que a impeça de estar junto a seu filho, para cumulá-lo de carinho, desvelo, e impedir que lhe aconteça algum mal. Nem mesmo a doença os pode separar. Há casos de mães que chegam a ficar trinta e seis horas ao lado seus filhos, sem sequer sair para comer ou dormir, abandonando apenas o leito quando cessa o perigo da doença. Isso sem falar de terapias, que usam sua voz para trazer alguém em estado de coma à lucidez dos sentidos… tal é o poder terapêutico do amor de uma mãe por um filho.

Amor de Nossa Senhora por Nosso Senhor

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Como era o noivado de origem Judaica?


Em hebraico é chamado Kiddushin. Era o compromisso de casamento feito pelos dois contraentes diante de duas testemunhas. Esse compromisso já era considerado um casamento legal. Os noivos tinham o prazo de um ano para passarem a morar juntos. Se durante o tempo de noivado nascessem filhos, esses filhos eram considerados como legítimos, porém o ato sexual entre os noivos neste período constituía um pecado.
No tempo oportuno era feita uma grande festa nupcial e, somente então, a noiva passava a morar na casa do noivo. Com tal cerimônia, o casamento era considerado civilmente completo, legalmente constituído. Havia solene ritual público e comunitário para a celebração.

Comentário: A ideia de abandono de Maria por José é compreensível diante do acontecimento. Antes de passarem a morar juntos, ou seja, antes da cerimônia solene da festa nupcial, Maria já estava grávida. De um lado, José a julgava mulher virtuosa e pura, por ser ele um homem justo, conforme diz o texto sagrado. De outro lado, havia o problema da gravidez dela, pois o filho não era dele. De acordo com a lei, ele deveria denunciá-la perante a sociedade, e ela seria apedrejada (Deu 22, 13-21). Diante disso, José que não queria acusar Maria porque sabia de suas virtudes, resolveu então deixá-la secretamente, sem acusá-la, o que a livraria da pena de morte.
Nesse tempo ocorre a intervenção de Deus, que o evangelista descreve por meio do gênero literário dos "sonhos", no qual deus lhe revela que "o que nela foi gerado vem do Espírito Santo" (Mat 1, 19-20). Ele entende e aceita a paternidade legal de Jesus.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Subordinemos nossas vontades ao querer de Deus


Padre Bantu Mendonça

Canção Nova

“Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?” (Marcos 12,14).

Diante dessa provocação, Jesus simplesmente responde: “Dai a Deus o que é de Deus, e a César o que é de César”. Jesus não fala sobre pagar ou não pagar o tributo a César, porque, primeiro, trata-se de um poder humano e depois temporal. Segundo, porque o homem foi criado para as coisas do Alto, que não perecem nem envelhecem. Terceiro, porque se trabalha demais uma armadilha fracassada.

A resposta de Jesus é um convite para que seus interlocutores abandonem seus horizontes limitados a fim de enfrentar o problema decisivo que era o de Deus.

Havendo falhado em denegrir a pessoa e a autoridade de Jesus, os líderes religiosos armaram-Lhe a “cilada perfeita”: a questão do tributo a César. Se Jesus apoiasse o tributo imperial, estaria se expondo ao ódio dos judeus; se não o apoiasse, seria denunciado aos romanos como revolucionário e agitador do povo judeu.

Sementes


Um homem trabalhava em uma fábrica distante cinquenta minutos de ônibus da sua casa.
No ponto seguinte entrava uma senhora idosa que sempre sentava-se junto à janela.
Ela abria a bolsa, tirava um pacotinho e passava a viagem toda jogando alguma coisa para fora.
A cena sempre se repetia e um dia, curioso, o homem lhe perguntou o que jogava pela janela.
- Jogo sementes, respondeu ela.
- Sementes? Sementes de que?
De flores. É que eu olho para fora e a estrada é tão vazia... 

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Novo canal católico no YouTube transmite valores para os jovens

RIO DE JANEIRO, 24 Mai. 12 / 02:11 pm (ACI)

No dia 19/05, foi inaugurado no site YouTube.com o canal “Buscando o Sentido”.  A iniciativa realizada por jovens católicos brasileiros tem como foco o público jovem e adolescente com o objetivo de transmitir valores, gerar questionamentos sobre temas atuais e propor soluções concretas para mudar o mundo. Os vídeos sempre terão legendas em espanhol em inglês que podem ser ativadas, para que assim chegar a mais jovens através da internet.


Maria, Mãe de Deus!


Jaime Francisco De Moura
http://www.veritatis.com.br/

"A Virgem Maria não é a Mãe de Deus, como dizem os protestantes. Ela é a mãe de Jesus Cristo".

Se isto é o que eles acreditam, então eles criaram vários erros.

1. Em (João 1,1) diz o seguinte," No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus" e em (João 1,14) diz: " E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" Estes dois versos dizem que Deus foi feito carne. A substância da carne de Deus na segunda pessoa, que é Jesus Cristo, veio de onde? Veio de Maria!

2. Quantas pessoas é Jesus Cristo? Uma ou duas? Para acreditar que Maria só deu à luz a Jesus Cristo humano, os protestantes estão dividindo Jesus Cristo em dois, um Jesus humano e um Jesus Divino. Aí está um erro doloroso. Para provar ao contrário, é só conferir na própria Bíblia, em (Filipenses 2,5-7) onde notamos um Deus que é um homem, é também um homem que é Deus. Jesus Cristo é um, e não dois. Lembremo-nos também quando Tomé chama Jesus de "Meu Senhor e meu Deus", (João 20,28) .