Páginas

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Perguntas sobre Tradição e solla scriptura


Autor: Rogério Sacro Sancttus

1- Se os ensinos que vem pela Tradição, e não pelas Escrituras, não são infalíveis, como é que Judas afirmou categoricamente que:

"Quando o arcanjo Miguel discutia com o demônio e lhe disputava o corpo de Moisés, não ousou fulminar contra ele uma sentença de execração, mas disse somente: Que o próprio Senhor te repreenda!" (vs 9)

"Henoque profetizou: Eis que veio o Senhor entre milhares de seus santos para julgar a todos e confundir a todos os ímpios por causa das obras da sua impiedade que praticaram e por causa de todas as palavras injuriosas que eles, ímpios, tem proferido contra Deus." (vs 14-15)

Ora, se Judas não viveu na época de Moises e Henoque, nem estes dizeres são relatados no AT, como ele poderia afirmar categoricamente estes fatos, se não fundamentado na Tradição judaica que os considera verdadeiros, embora desconhecidos no AT, mas relatado nos apócrifos "Assunção de Moisés" e "Apocalipse de Henoque" ?

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Bento XVI e jovens dos cinco continentes entre os inscritos na JMJ Rio 2013

Rio de Janeiro, 29 Ago. 12 / 07:33 pm (ACI).- Segundo informou hoje o Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013, em menos de 24 horas após a abertura das inscrições, cerca de 220 grupos já se cadastraram para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorre de 23 a 28 de julho de 2013 no Rio de Janeiro. Entretanto, o primeiro peregrino a inscrever-se para o evento foi o Papa Bento XVI.

Segundo a nota de imprensa lançada hoje no site oficial da Jornada, 112 grupos são do Brasil. 

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Por que o Católico não pode ser Espírita?


Professor Felipe Aquino

Cada religião possui seus dogmas, seus artigos de fé. Se duas religiões possuíssem os mesmos pensamentos e dogmas não seriam duas, mas apenas uma. Por isso, uma pessoa não pode participar de duas religiões, pois não cumprirá honestamente nem uma, nem outra.

O católico não pode ser espírita porque:

1. O católico admite a possibilidade do Mistério e aceita Verdades sempre que tem certeza que foram reveladas por Deus.

2. O espírita proclama que não há mistérios e tudo o que a mente humana não pode compreender é falso e deve ser rejeitado.

O Católico não pode negar sua cruz


O censo demográfico 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – mostra que “a proporção de católicos seguiu a tendência de redução observada nas duas décadas anteriores, embora tenha permanecido majoritária” e que “em paralelo, consolidou-se o crescimento da população evangélica”. (http://www.ibge.gov.br)

Muito já se discutiu sobre esta “migração” de “fieis” da Igreja Católica para as muitas seitas espalhadas pelo Brasil. Muitos já se manifestaram alegando que a Igreja Católica não perdeu fieis; perdeu, sim, os infieis. Porque se fieis, permaneceriam firmes na Igreja de Cristo.

Mas o que quero abordar é que muitos infieis não saíram da Igreja, ainda permanecem nela e bradam “eu sou Católico” repetidamente. Até aí tudo ótimo. O problema é quando resolvem acrescentar um “mas...”, “porém...”.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Santa Maria, Sempre Virgem


O texto abaixo copiei de uma postagem no facebook do Ir. Diego, da Casa de Ranquines. Porém o texto pode ser encontrado em vários sites, como o universo catolico.com.br e no veritatis.com.br,  por exemplo.



Santa Maria, Sempre Virgem
Santa Maria - A Virgem, antes e depois do parto!!

Desde o início do cristianismo Maria Santíssima é venerada como "Áiepartenon", isto é, "Sempre Virgem".

A maioria dos cristãos acredita na virgindade da Mãe do Senhor antes de parto e durante o parto. Os cristãos protestantes negam que ela tenha permanecido virgem durante sua vida terrena. Demonstraremos abaixo as 3 situações de sua virgindade.

Maria Santíssima era Virgem antes do Parto

Este fato pode-se constatar na própria Bíblia: "O Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma virgem desposada... e o nome da Virgem era Maria" (Lc 1,26). Nossa Senhora ainda dá testemunho de sua virgindade ao responder ao Anjo: "Como se fará isso, pois eu não conheço varão?"


sábado, 25 de agosto de 2012

Os primeiros Reformadores Protestantes e a Virgem Maria!

D. Estêvão Bettencourt, Osb

É interessante notar que Lutero, Zvinglio e Calvino, autores da Reforma Protestante no século XVI, deixaram belas expressões de estima e louvor a Maria SS.

Martinho Lutero ( 1483-1546)

Lutero foi formado na tradição católica, que lhe ensinou a veneração a Maria, veneração que ele guardou até o fim da vida . Eis alguns de seus depoimentos:

Em seu comentário sobre o Magnificat ( Lc 1,46-55), escreve: "Ó bem-aventurada Mãe, Virgem digníssima, recorda-te de nós e obtém que também em nós o Senhor faça essas grandes coisas!"

Ao referir-se a Mt 1,25, observa: "Destas palavras não se pode concluir que, após o parto, Maria tenha tido consórcio conjugal. Não se deve crer nem dizer isto" (Obras de Lutero, edição Weimar, tomo 11, pg. 323).


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Maria, Mãe de Deus!

Jaime Francisco De Moura


http://www.veritatis.com.br/

"A Virgem Maria não é a Mãe de Deus, como dizem os protestantes. Ela é a mãe de Jesus Cristo".

Se isto é o que eles acreditam, então eles criaram vários erros.

1. Em (João 1,1) diz o seguinte," No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus" e em (João 1,14) diz: " E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" Estes dois versos dizem que Deus foi feito carne. A substância da carne de Deus na segunda pessoa, que é Jesus Cristo, veio de onde? Veio de Maria!

2. Quantas pessoas é Jesus Cristo? Uma ou duas? Para acreditar que Maria só deu à luz a Jesus Cristo humano, os protestantes estão dividindo Jesus Cristo em dois, um Jesus humano e um Jesus Divino. Aí está um erro doloroso. Para provar ao contrário, é só conferir na própria Bíblia, em (Filipenses 2,5-7) onde notamos um Deus que é um homem, é também um homem que é Deus. Jesus Cristo é um, e não dois. Lembremo-nos também quando Tomé chama Jesus de "Meu Senhor e meu Deus", (João 20,28) .


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O que é a Missa?

1) O que é a Missa?

A missa é o sacrifício da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo que se realiza sobre o altar.

2) Como pode ser a Missa o sacrifício de Jesus se este morreu na Cruz há dois mil anos?

Pelo rito da Santa Missa, o mesmo sacrifício realizado há dois mil anos torna-se presente novamente, de um modo novo, um modo sacramental, ritual, incruento, ou seja, sem derramamento do Sangue, mas verdadeiro e eficaz.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Que pecados me impedem de comungar sem confessar?


A Igreja nos ensina que não podemos Comungar em pecado mortal sem antes se Confessar. Pecado mortal é aquele que é grave, normalmente contra um dos Dez Mandamentos: matar, roubar, adulterar, prostituir, blasfemar, prejudicar os outros, odio, etc. é algo que nos deixa incomodados...

Veja o que diz o Catecismo sobre isso:

§1856 - O pecado mortal , atacando em nós o princípio vital que é a caridade, exige uma nova iniciativa da misericórdia de Deus e uma conversão do coração, que se realiza normalmente no sacramento da Reconciliação:

"Quando a vontade se volta para uma coisa de per si contrária à caridade pela qual estamos ordenados ao fim último, há no pecado, pelo seu próprio objeto, matéria para ser mortal... quer seja contra o amor de Deus, como a blasfêmia, o perjúrio etc., ou contra o amor ao próximo, como o homicídio, o adultério, etc. Por outro lado, quando a vontade do pecador se dirige às vezes a um objeto que contém em si uma desordem, mas não é contrário ao amor a Deus e ao próximo, como por exemplo palavra ociosa, riso supérfluo etc., tais pecados são veniais"(S. Tomás, S. Th. I-II,88,2).

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O que é vocação?

Antes de qualquer reflexão, é necessário que saibamos o que significa a palavra vocação.

A palavra vocação vem do latim vocare que significa chamado. Todos nós somos chamados, de uma forma ou de outra à fazer algo, à alguma coisa. Antigamente este termo significava qualquer espécie de aptidão. Por exemplo: aptidão para medicina, música, artes, etc.. Depois ele foi adquirindo um significado religioso passando a designar o chamado de Deus.

Vocação sempre indica um chamado. E quem chama sempre deseja alguma resposta da pessoa a quem chama.

sábado, 18 de agosto de 2012

As Mãos do Cristo


Gilberto Brandão Marcon

Já olhaste para tuas mãos?
Viste serem instrumentos de teu sentir e pensar?
Já percebeste que as mesmas mãos que podem esbofetear,
Também podem dar o carinho, podem tocar com afeto?
Já observaste que podem servir de escudo contra o outro,
Mas também podem enlaçar-se a outras em gesto de união?
Já as viste em combate a serviço do ato destrutivo?
Já as viste com suave emoção no labor do trabalho?

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

CASAMENTO - SACRAMENTO INDISSOLÚVEL ?

Padre Anderson Marçal (blog Canção Nova)

a) A Bíblia não deixa nenhuma dúvida a respeito da indissolubilidade do matrimônio, como consta de Mt 19,3-9. Nesta disputa com os fariseus, acostumados a repudiar facilmente as sua mulheres, Jesus lhes responde : “Não leste que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e disse: – Por isso deixa o homem pai e mãe e une-se com sua mulher e os dois formam uma só carne ?… Não separe, pois, o homem o que Deus uniu”. – Acrescentaram eles: – “Então, por que Moisés mandou dar-lhes libero de repúdio e despedi-la ? Respondeu-lhes Jesus : – “Por causa da dureza do vosso coração, permitiu-vos Moisés repudiar as vossas mulheres, mas no princípio não era assim”. – E agora, com a autoridade do divino Legislador, Jesus restabelece a ordem primitiva, declarando : “Ora, Eu vos digo : – Todo o que despedir a própria mulher, salvo de concubinato, ( e não adultério, como traduzia-se erradamente), e casar-se com outra, comete adultério; e quem casar-se com uma repudiada, comete adultério”.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

As faces da fidelidade conjugal. O verdadeiro amor é construído dia a dia

Padre Flávio Sobreiro - Fonte: canção nova

Havia um senhor que, todas as manhãs, ia tomar café com sua esposa, a qual se encontrava internada em um asilo. Certa manhã, este senhor estava esperando o ônibus. Quando olhou para o lado, viu um amigo seu que se aproximava. Cumprimentaram-se e o senhor convidou seu amigo para sentar-se ao seu lado. Contou ao amigo sobre sua jornada matinal de todos os dias. Ouvindo-o atentamente, este amigo lhe perguntou:

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Visões do Pe. João Baptista Reus – O que acontece durante a Santa Missa

Eis um breve relato de algumas visões do padre João Baptista Reus, com relação à maravilhosa realidade sobrenatural da Santa Missa. Falecido em odor de santidade, teve este sacerdote, a graça de ver o que acontece de sobrenatural durante a Santa Missa, a qual, por razão, costumava chamar de “A FESTA NO CÉU”.

Ao tempo em que o demônio procura eclipsá-la, vamos adorar mais e mais a Jesus, em reparação a tantas blasfêmias que contra a Eucaristia se cometem. Eis o que era dado ver ao Padre Reus:

“Nossa Senhora convida todo o Paraíso para participar da Santa Missa. Todos os anjos e Santos A seguem em maravilhoso cortejo até o altar. Os Santos formam um semicírculo ao redor do sacerdote celebrante e o acompanham até o altar. Lá chegando, os anjos se colocam atrás dos Santos.

domingo, 12 de agosto de 2012

Aos pais


Meu pai-árvore:

Tronco pleno de seiva nutritiva, modelo de retidão.

Raízes profundas, fincadas no amor e na hombridade;

galhos frondosos a espraiar agasalho e frescores.



Meu pai-instrutor:

Farol que ilumina a caminhada pelo tortuoso trânsito da vida,

ensinando a estacionar, a reduzir a marcha, a respeitar os sinais,

a brecar sem risco, a seguir em frente, sem atropelos e com fé.



Meu pai-ourives:

Cadinho que faz o metal informe transformar-se em joias,

embora, algumas vezes, não tão perfeitas com ele as deseja,

mas o buril de Cronos ajuda a aprimorá-las.



Meu pai-escultor:

Goiva que apara as arestas com precisão e brandura,

para a madeira bruta tomar forma e exprimir a própria essência.



Meu pai-amigo:

Ouvidos que escutam com atenção,

boca que profere conselhos, coluna que oferece apoio.



Meu pai-mãe:

Oásis acolhedor a mitigar a sede,

mãos generosas, abertas para a oferta, sempre.



Rosa Maria Aires da Cunha - Referência: Mensagens para o ano todo - Vol 02

Dom Helder Camara e o Concílio Vaticano II

Pe. José Oscar Beozzo

INTRODUÇÃO

O Concílio Vaticano II (1962-1965), desde seu anúncio pelo Papa João XXIII, a 25 de janeiro de 1959, provocou profundo entusiasmo em Dom Helder Camara (1), acendendo em sua mente, incontáveis sonhos e projetos acerca de uma igreja mais evangélica e ecumênica, mais próxima dos pobres, empenhada no desenvolvimento dos povos e na sua mútua compreensão, capaz de propiciar um diálogo entre o norte e o sul do mundo, de colaborar na promoção da paz e da cooperação internacional, interlocutora dos meios de comunicação social e da cultura moderna.

O entusiasmo inicial foi porém mitigado pelas inumeráveis dificuldades do período preparatório, pelo pesado manto de segredo oficial que cobriu os trabalhos desta fase, fazendo com que os próprios bispos se sentissem à margem de tudo, até às vésperas do grande evento.

sábado, 11 de agosto de 2012

Os Apóstolos de Jesus Cristo Cristo- parte 1

http://www.formspring.me

O ato penitencial não substitui o sacramento da reconciliação ou confissão. É um momento na Missa em que nos reconhecemos pecadores e pedimos perdão a Deus. Cristo instituiu o sacramento e deu a potestade para os apóstolos (os sacerdotes) perdoarem verdadeiramente os pecados (ver Jo 20, 23) para que nós tivéssemos a oportunidade de pessoalmente confessarmos os nossos pecados a Ele, através do sacerdote que age in persona Christi (na pessoa de Cristo), e assim obtermos o perdão. Se Ele não quisesse que fosse assim, não teria instituído esse sacramento. Lembre-se também de como Ele atua: vários momentos no Evangelho, Ele pessoalmente sai ao encontro do pecador arrependido e o perdoa. Portanto poderíamos dizer que o ato penitencial é uma preparação para o momento da reconciliação definitiva no sacramento da confissão. Para que você tenha uma ideia mais clara de como Ele espera que saiamos ao seu encontro através desse sacramento revise as três parábolas da misericórdia, presentes no capítulo 15 do Evangelho segundo São Lucas.
DOMINGO DE RAMOS: não é que não haja ato penitencial no Domingo de Ramos, mas a forma comum é substituída pela aspersão da água benta. Isso acontece em algumas liturgias ao longo do ano. Quer nos recordar, através do símbolo da água, a necessidade de converter-nos. A água nos lembra o nosso Batismo, nos convida a uma vida nova. 

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

comentário relativo à nossa postagem Os Católicos de Verdade

Nosso leitor Stefan enviou este comentário relativo à nossa postagem Os Católicos de Verdade, que comenta a afirmação do IBGE de que A Igreja Católica Perdeu Fiéis. Resolvi postar este comentário também neste espaço por concordar com o mesmo:
 

POR ISSO NÃO PODEM SALVAR-SE AQUELES SABENDO QUE A IGREJA CATÓLICA... Catecismo Católico, n° 846

 A Igreja não perde fiéis, mas de quem se diz católico, de falsos membros, desconhecedores dela e sua fundamentação teológica, de Jesus, Ele mesmo, veja Cl 1, 18; Cl 1,22, Ef 1.22-23 e 1 Cor 12.,12+ etc., cujo número confiável, sabedor do por que de ser pertencer à Igreja é muito baixo. A prova disso que tantas injustiças grassam e há muita participação de supostos católicos, inclusive aliando-se a seitas, espiritismo, maçonaria, partidos socialistas e comunistas e à herética e esquerdista Teologia da Libertação, a TL, e a outras incompatibilidades na fé da Igreja.

O que é uma Relíquia dos Santos?

por Mendes Silva
Relíquia é aquilo que resta dos corpos dos santos ou os objetos que estiveram em contato com Cristo ou com os santos. As relíquias são veneráveis porque os corpos dos santos foram templos e instrumentos do Espírito Santo e ressuscitarão um dia na glória (Conc. de Tr. 25).

A palavra relíquia tem origem no latim reliquiae, resto. Uma relíquia é um memória física, fragmento de osso ou um objeto que tenha alguma relação com um(a) Santo(a), aos quais nós cristãos prestamos veneração ou reverência. Na Igreja sempre teve um valor muito grande, porque nos transporta a um momento histórico concreto como um resto, uma presença, uma passagem histórica. Outro valor que tem a relíquia é a relação física que o Santo teve com a Eucaristia, com o Senhor Deus, uma relação também sagrada. O valor do corpo de um batizado, pela união da graça, é um corpo-templo do Espírito Santo. Mas o corpo de um Santo é ainda mais comunhão de graça com Deus, porque viveu na sua carne esta santidade, e o seu corpo foi habitado pela mesma Graça em maneira solene. A relíquia permite manter-nos quase em contato com este corpo. Na história, as relíquias tiveram também um papel importante no combate contra o espírito do mal, porque a relíquia não é amada pelo diabo, pois é a realidade física que teve uma relação especial com a graça.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

São João Maria Vianney – A Infância

“Mas o que é loucura no mundo, Deus o escolheu para confundir os sábios; e, o que é fraqueza no mundo, Deus o escolheu para confundir o que é forte; e, o que no mundo é vil e desprezado, o que não é, Deus escolheu para reduzir a nada o que é, a fim de que nenhuma criatura se possa vangloriar diante de Deus” (1 Cor 1, 27-29).
O Cura D'Ars
 João Maria Vianney (Jean-Marie Vianney) nasceu no dia 08 de maio de 1786, em Dardilly, localidade ao norte de Lyon, na França, em uma família de agricultores, sendo o quarto filho, no total de seis, do casal Mateus e Maria Beluze. Como pessoas muito religiosas que praticavam o Evangelho a partir da oração em conjunto e do acolhimento aos mais pobres, resolveram ensiná-lo, desde tenra idade, a viver na oração e a entregar-se ao amor de Deus e da Virgem Maria. Toda esta devoção fez com que o consagrassem a Nossa Senhora no mesmo dia de seu nascimento e, também, neste mesmo dia, foi batizado.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

O limbo



Dom Henrique

O limbo nunca fez parte da fé da Igreja; trata-se somente de um teologoúmenon, isto é, de uma opinião teológica, defendida no passado por vários teólogos católicos, mas atualmente abandonada por quase todos.

Mas, o que seria esse “limbo”? Seria um estado de “felicidade natural” no qual os mortos se encontrariam. Isto é, as crianças mortas sem o batismo ou os homens justos que, sem culpa, não conheceram a Cristo, não poderiam estar nos céus, pois não teriam recebido o batismo que nos purifica da culpa original e também não estariam no inferno, já que não tiveram culpa de não serem cristãos. Observe-seque os teólogos que defendiam a idéia do limbo tinham uma intenção reta: deixar claro que, sem Cristo, é impossível ao ser humano chegar à plenitude da comunhão com Deus. Isto é verdade; mas não é preciso recorrer à idéia do limbo, que não tem sentido. Por quê? Vejamos:

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A grande imprensa não viu... Mas eu vi..., ouvi... e senti...


Nice Affonso

Editora do Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro


Na madrugada de sexta-feira para o sábado,14 de julho, cerca de cinco mil jovens tomaram as ruas do Centro do Rio de Janeiro. Dessa vez, a grande imprensa praticamente não noticiou. Afinal, não se tratava de uma passeata de reinvindicações, para atrair holofotes... Não eram caras ou corpos pintados e pessoas violentas, que aumentam audiência... Era “apenas” uma procissão em contagem regressiva para um ano da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013) — o maior evento católico dos jovens do mundo todo com o Papa. Se tratava “somente” de um testemunho da fé católica...

domingo, 5 de agosto de 2012

A ADMIRÁVEL CONVERSÃO AO CATOLICISMO DE UM MUÇULMANO


A leitura da fascinante autobiografia de Muhammad Moussavi que narra sua conversão do Islã para o catolicismo mostra os milagres da graça e da correspondência humana, de um lado, e de outro a terrível dureza da lei islâmica e a perseguição em relação aos cristãos. O Preço a pagar, título do livro, resume bem o que teve que passar essa alma de escol para ser fiel ao chamado da graça. Após sua conversão ele adotou o nome de Joseph Fadelle.

Muçulmano de importante família

Fadelle pertencia a uma das mais importantes famílias muçulmanas xiitas do Iraque, o clã Moussavi. Seu pai, como chefe do clã era uma espécie de juiz e resolvia as pendências entre os membros do clã. Ao mesmo tempo era detentor de grande fortuna e prestígio.

Em 1987 Fadelle foi convocado para o exército do Iraque, então sob o domínio de Sadam Hussein, em plena guerra desse país com seu vizinho, o Iran. A essa altura ele tinha 23 anos e era solteiro.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Seguir Jesus


Há pessoas que vivem esperando as coisas se ajeitaram para depois servirem a Deus. Eu e você, meu irmão, não temos nem o poder, nem o dever, tão pouco o direito de dizer ‘não’. Portanto, levante-se e siga a Jesus! Ele é o seu Deus e Senhor.

Pare de dar “desculpas furadas”. Quero que saiba que, quando obedecemos a um chamado de Deus, Ele é poderoso para suprir nossas necessidades e nos orientar em toda espécie de dificuldades relacionadas ao Seu chamado para nossas vidas.

Rompa, pois, com todas as barreiras que vedam os seus olhos para não enxergar o projeto de Deus sobre você. Entenda que o “seguir Jesus” significa uma ruptura pura e simples com as antigas tradições mortas que não favorecem a vida, e aderir ao amor vivificante do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Padre Bantu Mendonça

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Especialista convida a cultivar a mensagem de Fátima, "a Virgem que salvou ao Beato João Paulo II"


ROMA, 22 Mai. 12 (ACIDIGITAL) Com motivo do 95º aniversário da aparição de Nossa Senhora de Fátima, Paolo Gaetani, um estudioso especialista sobre o tema, animou seguir cultivando a mensagem da Virgem que "salvou a vida do Beato João Paulo II".

Numa entrevista ao grupo ACI, Gaetani indicou que "a mensagem da Virgem de Fátima é a oração e a penitência para obter a conversão dos pecadores".

Ao recordar o ataque feito pelo turco Mehmet Ali Agca contra o Beato João Paulo II, -no dia 13 de maio de 1981, Solenidade de Nossa Senhora de Fátima-, Gaetani afirmou que a Virgem de Fátima salvou a vida do Papa polonês.