Páginas

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dízimo: A organização. O que se verifica é que ela nos falta na comunidade.


Ezequias faz uma reforma geral na mentalidade do povo judeu, no Templo. Purifica o Templo e quer pessoas puras para o trabalho de animação. Ezequias reúne as pessoas e dá as suas funções de acordo com suas qualidades, capacidades, "...A assembleia ofereceu sacrifícios de ação de graças, e os que tinham o coração generoso levaram holocaustos" (2 Cr 29, 31).

O culto a Deus para ser perfeito deve ser feito sem profanação. Acontece porém que muitos católicos acreditam em coisas destoantes da sua fé.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Eleições Limpas


Por Dom Antônio Muniz – Arcebispo de Maceió

Estamos vivendo mais um processo eleitoral em nossos municípios. É no município que se manifestam as crises do mundo inteiro prejudicando a democracia. É nele que os problemas estão mais próximos: educação, saúde, segurança, trabalho, transporte, moradia, ecologia, lazer. Por isso, é importante votar bem e com a consciência de que o voto de cada munícipe é um gesto pessoal, intransferível e que tem consequências na coletividade.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Bento XVI no Líbano

por ANSELMO BORGES
 
As circunstâncias podiam não aconselhar a viagem do Papa ao Líbano. Por um lado, o conflito sangrento – 27.000 mortos - na Síria, com o risco de reabertura de tensões no próprio Líbano, já com combates em Trípoli. Por outro, a violência dos radicais no mundo islâmico, indignados com um vídeo de um extremista copta americano -Inocência dos Muçulmanos -, ridicularizando Maomé.

Mas a Bento XVI, que tem o sentido de missão e do dever, não faltou coragem, aproveitando precisamente o momento tão delicado da região, para levar aí a mensagem da paz e encorajar os cristãos a não abandonar o Médio Oriente, onde o seu número tem caído constantemente ao longo do último século, podendo o cristianismo desaparecer. Como disse ao Público o antigo arcebispo católico de Argel H. Teissier - ele sabe por experiência de que é que está a falar -, "é nas situações de tensão que a Igreja deve estar presente, mesmo que tenha de assumir riscos para tentar anunciar a sua mensagem de paz, de respeito recíproco."

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Arcebispo reuniu candidatos à Prefeitura de Maceió para apresentar-lhes uma Carta de Compromisso


Por volta das 19h30 desta segunda-feira (17) teve início, na Residência Episcopal, um encontro entre dom Antônio Muniz Fernandes e sacerdotes com os candidatos à Prefeitura de Maceió, cuja intenção foi apresentar uma Carta de Compromisso com dez propostas para o futuro gestor do Município. Compareceram ao evento os candidatos Jeferson Morais (DEM); Rosinha da Adefal (PT do B); Galba Novaes (PRB); Nadja Baía (PPS); Rui Palmeira (PSDB); e Alexandre Fleming (Psol). Já os candidatos Ronaldo Lessa (PDT) e Sérgio Cabral (PPL) não compareceram.

Papiro sobre "esposa de Jesus" não afeta o Cristianismo, destaca perito norte-americano


DENVER, 21 Set. 12 / 12:22 pm (ACI/EWTN Noticias).- Dias atrás  meios de comunicação no Brasil e no mundo informaram sobre um papiro que faz referência a uma suposta "esposa de Jesus", uma afirmação que segundo um destacado perito em Bíblia não afeta em nada o Cristianismo e a fé Católica, nem prova que Jesus esteve casado.

O texto em questão é um fragmento de um papiro escrito em idioma copto no Egito. O escrito tem 4,5 centímetros de altura por 9 centímetros de comprimento e contém as frases "Jesus lhes disse: ‘Minha esposa..." e na seguinte linha supostamente diz "ela poderá ser minha discípula". 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O Colapso do Protestantismo no Brasil

Côn. José Everaldo

            Por mais que as estatísticas digam o contrário, estamos vendo um retorno paulatino do povo brasileiro às suas tradições católicas e um desmoronamento das Igrejas protestantes. O protestantismo clássico está entrando em colapso devido a duas ondas teológicas oriundas no universo protestante: a primeira onda é a chamada teologia da prosperidade e a segunda onda é a teologia da promessa por curas, milagres e prodígios.

            A teologia da prosperidade é a mais alta heresia do cristianismo na contemporaneidade. Trata-se da ideia de exigir e esperar de Deus prosperidade material em troca da fidelidade às doações feitas às diversas Igrejas. Disse Jesus: “Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la" (Mt 10, 37.39). Perder a própria vida significa eliminar as tendências desordenadas que inclinam o homem ao pecado: o egoísmo, a avareza, o consumismo o desejo de ter sempre mais etc.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Cardeal norte-americano responde àqueles que dizem que a Igreja "está fora de moda"


Vaticano, 18 Set. 12 / 12:07 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Arcebispo de Nova Iorque e Presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, Cardeal Timothy Dolan, respondeu com simplicidade e precisão, baseado na vida cotidiana, àqueles que afirmam que que a Igreja é "anacrônica" ou está "fora  de moda".
Na mais recente publicação de seu blog pessoal no site da Arquidiocese de Nova Iorque, o Cardeal respondeu às críticas que dizem que a Igreja deve "colocar-se ao dia com as novas épocas ou vai perder fiéis!"

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Esperança do Amanhecer: Hino oficial da JMJ 2013 lançado no Rio de Janeiro


Rio de Janeiro, 15 Set. 12 / 02:48 pm (ACI).- Na noite desta sexta-feira, 14, mlhares de jovens e fiéis se reuniram no Rio de Janeiro para ouvir e cantar pela primeira vez o Hino Oficial da Jornada Mundial da Juventude de 2013 que leva por título: “Esperança do Amanhecer” e foi composto pelo Pe. José Candido, autor de conhecidas músicas  litúrgicas em português. O evento no Rio de Janeiro contará com a presença do Papa Bento XVI e milhares de jovens do Brasil e do mundo.

O lançamento da canção foi realizado durante o evento que levou por nome "Aventura da Cruz", no mesmo dia em que a Igreja em todo o mundo recordava a Festa da Exaltação da Santa Cruz. Após o show dos cantores católicos Adriana, Eliana Ribeiro, Walmir Alencar, Olivia Ferreira e Leandro Souza, intérpretes do Hino, os jovens assistiram o vídeo contendo a canção eleita como hino oficial do próximo encontro mundial dos jovens com o Papa.

Ator gay Rupert Everett: Não há nada pior que ser criado por dois "pais"

WASHINGTON DC, 17 Set. 12 / 02:52 pm (ACI/EWTN Noticias).- O famoso ator britânico, Rupert Everett, que é declaradamente gay, assinalou que não há nada pior que "ser criado por dois pais" homossexuais. Por causa desta afirmação, recebeu diversos ataques por parte do lobby gay.

Everett, que atuou em vários filmes como: "Shakespeare apaixonado", "O Casamento do Meu Melhor Amigo" e fez a voz do personagem do príncipe encantado no "Shrek", declarou ao Sunday Times Magazine que não pode "pensar em nada pior que ser criado por dois pais gays".

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Os apóstolos de Jesus Cristo - parte 2


Tiago, o Maior -  Nascido em Betsaida, este apóstolo do Senhor era filho de Zebedeu e de Salomé e irmão do apóstolo João, o Evangelista. Tiago nasceu doze anos antes de Cristo, viveu mais anos do que ele e passou para a eternidade junto a seu Mestre. O nome Tiago é a tradução de Iákobos, forma helenizada do nome do célebre patriarca Tiago. 

Pescador, juntamente com seu irmão João foi chamado por Jesus a ser discípulo d'Ele. Seu pai estava presente quando os dois irmãos, dentro de em um barco no lago de Genesaré, receberam o pedido de Jesus para O acompanharem: “eles, abandonaram o barco e seu pai e seguiram-nO,” demonstrando vontade decidida e índole forte. 

Dentre os doze apóstolos, São Tiago foi um grande amigo de Nosso Senhor fazendo parte daquele grupo mais íntimo de Jesus (formado por Pedro, Tiago e João) testemunhando, assim, milagres e acontecimentos como a cura da sogra de Pedro, a Transfiguração de Jesus, entre outros.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

os Cinco Mandamentos da Igreja

Muitos católicos não sabem, mas existem os "Cinco Mandamentos da Igreja".

Mandamento é algo que é obrigatório, diferente de recomendações, conselhos, orientação etc.

Cristo deu poderes à Sua Igreja para estabelecer normas para a salvação da humanidade. Ele disse aos Apóstolos: “Em verdade, tudo o que ligardes sobre a terra, será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra, será também desligado no céu.” (Mt 18,18)

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Correnteza do prazer


O mundo está repleto de armadilhas. Verdadeiras arapucas atraindo cada vez mais e mais incautos que se atiram desesperadamente em suas águas sujas, buscando momentos fugazes de prazer.

Tudo é muito sedutor, bonito, brilhante feito o ouro, com odores agradáveis. Tudo lhe é entregue envolvido por uma embalagem linda. Porém o conteúdo é lixo, puro lixo. Enquanto dura o brilho do prazer, enquanto o fogo da sedução está aceso tudo está ótimo. O riso vem fácil, a satisfação está garantida.

Não são apenas os jovens que se deixam arrastar facilmente por esta correnteza do prazer. Adultos solitários também, apesar de muitos solitários estarem rodeados de pessoas, possuírem relacionamentos de amizades e familiares.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Deus quer salvar sua família



Leitura fascinante a do livro Homem e Mulher em Sintonia, escrito pelo padre Jonas Abib (Ed. Canção Nova). Resolvi relê-lo no momento em que completo 15 anos de matrimônio. Releio com um novo olhar, bastante influenciado pela segunda leitura da missa do 21º Domingo Comum, a da carta de São Paulo aos Efésios, três dias após o aniversário de casamento: “Maridos, amai as vossas mulheres, como o Cristo amou a Igreja e se entregou por ela” (Ef 5, 25)

Tanta gente afirma que atualmente a humanidade está distante de Deus e por isso o mal assume proporções alarmantes. Mas, de acordo com Pe Jonas, a geração de Noé também estava afundada no pecado. A terra estava corrompida e violenta. Porém o Senhor viu em Noé uma pessoa merecedora de Suas graças.

sábado, 8 de setembro de 2012

BEM-VINDO


Marco Antonio Antunes

Bem-vindo, Ele me dirá
Num tal abraço entre irmãos
Que a casa do Pai,
Nunca antes vista,
Eu sinta, de pronto, a minha casa

Ele, primogênito do Espírito,
Há de receber no portão
Um a um cada irmão chegado
Cada irmão renascido
E pelo Pai acordado


quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Um passageiro indesejado


Luiz Carlos Lodi

Certa vez um navio navegava tranquilamente quando foi surpreendido pelo ataque de corsários. Inutilmente o capitão tentou opor resistência. Os piratas, armados e experimentados no saque, invadiram a embarcação e roubaram tudo que lhes parecia valioso ou útil. Por fim, antes de partir, resolveram deixar no navio uma carga "inútil", um menino que haviam capturado na última pilhagem na esperança frustrada de obterem algum dinheiro como preço de resgate. Atiraram violentamente a criança no convés e saíram rindo zombeteiramente.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Desde tempos antiquíssimos a Igreja começou a ser designada como IGREJA CATÓLICA


A mentira:
"Roma dominou o mundo da religião, ou seja, do Cristianismo como império religioso até o ano 325 D.C, e junto com o rei Constantino, desencadeou uma das maiores chacinas contra a igreja primitiva, Deus usou da salvação da mulher de Constantino para livrar a igreja primitiva de ser extinta, quando ela aceitou Jesus como Salvador. Foi no ano 325 D.C. que o Império Romano em acordo com o Rei Constantino criou oficialmente a Igreja Católica Apostólica Romana, iniciando com 12 mil almas sendo batizadas no batismo de João. Com o nascimento oficial da Igreja Católica no ano 325 D.C., foi à causa principal do declínio do império Romano até o dia de hoje".(PASTOR DR. FRANCISCO G. JÚNIOR)
-----------------------------------------------------------------------------
<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Resposta a um protestante que afirma que a Bíblia é confiável, mas os Apóstolos não. Sobre o Magistério e a Tradição.


Fazemos uma pausa em nosso estudo sobre o Livro do Apocalipse para responder a um comentário deixado neste blog, no post “Origem da devoção à Virgem Maria”, por um leitor que se identifica com o pseudônimo “Protestante”. Ele afirma o seguinte:

“...Não quer dizer que tudo que os primeiros cristãos faziam era inspirado por pelo o Espírito Santo, só porque está escrito nas catacumbas não quer dizer que era o correto, temos que observar o que está escrito na bíblia e que o Apóstolos orientavam e mesmo assim com cautela, pois mesmo eles podem em algum momento sair da direção que o Senhor gostaria que eles seguissem, lembrem-se que todos cometeram falhas com exceção de Cristo.”

Prezado Protestante,

Será que a nova heresia protestante afirma que a pregação dos Apóstolos não é confiável? Que o testemunho da Igreja primitiva não importa? Ah, meus irmãos, que sonharam em ver, um dia, a união entre os cristãos, quão distante fica a vossa e nossa esperança: a cada dia que passa, a situação se torna mais e mais complicada! Como é triste ver tantas voltas e criativas (mesmo que absurdas) elucubrações na simples tentativa de negar a Verdade!


domingo, 2 de setembro de 2012

Ex-Protestante Robert Ian testemunha sua Conversão ao Catolicismo


 Espero que este testemunho ajude os católicos a entender a mentalidade “evangélica” e também ajude os evangélicos a pensar um pouco sobre o problema central: a autoridade" Comente este conteúdo.

“Como você pôde fazer isto? É serio mesmo a sua conversão? Você agora idolatra Maria? Como você pode contar os seus segredos mais íntimos a outro homem na confissão? Por que você se converteu? Como você pode aceitar ensinamentos que não se encontram na Bíblia?”

Estas são algumas perguntas que tenho recebido desde que fui recepcionado na Igreja Católica. À medida que vão passando os anos, têm se tornado mais frequentes desde que decidi colocar os fatos no papel para informar os curiosos.

Minha filiação à Igreja Católica não foi uma conversão paulina, como a ocorrida no caminho de Damasco. Embora seja certo que Deus pode fazer coisas assim, meu caminho para a fé romana foi uma experiência educativa e gradual. A conversão é, em suma, um assunto espiritual, porém, muitos fatores podem contribuir para que ocorra. Meu desagrado pela confusão em que se encontra a cristandade evangélica foi o ponto de partida. Creio que foi a graça de Deus que me permitiu discernir a debilidade desse sistema religioso.

sábado, 1 de setembro de 2012

SETEMBRO: MÊS DA BÍLIA


Reflexões de Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro
RIO DE JANEIRO, sexta-feira, 31 de agosto de 2012 (ZENIT.org) - Estamos em mais um dos meses temáticos. Além dos temas dos textos bíblicos e os próprios da liturgia, a Igreja no Brasil nos sugere um assunto que perpassa todo o mês para a nossa reflexão.
Em setembro, a Igreja Católica celebra o mês da Bíblia. Esse mês temático foi criado em 1971 e ele foi escolhido porque no último domingo celebramos o Dia Nacional da Bíblia, devido à proximidade da festa de São Jerônimo, patrono dos estudos Bíblicos, no dia 30.
A cada ano um livro bíblico é aprofundado em nossas comunidades, seja pelas reuniões de grupos, seja pelas publicações, ou ainda pelas celebrações. Nesse ano, o tema deste mês é “discípulos missionários a partir do Evangelho de Marcos”. A escolha desse evangelista ocorre devido ao ano “B” da liturgia dominical, que contempla a leitura desse texto. Já está previsto para os próximos anos seguir o mesmo tema à luz do evangelho do domingo: Lucas, Mateus e depois, em 2015, João.

Segredo de santidade e vida


O abade de um mosteiro estava à beira da morte. Um de seus monges, que lhe tinha grande devoção, sentado à beira de seu leito, questionava o mestre:

– "Não teria o senhor algum segredo de santidade e vida para me ensinar?"