Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

"Não Sinto Dor”


LONDRES, Inglaterra – Um homem que os médicos acreditavam estar em “estado vegetativo” em um hospital da Inglaterra, conseguiu comunicar-se com investigadores através da leitura de sua atividade cerebral, para lhes informar que não sente dor.

Conforme assinala a BBC de Londres, “esta é a primeira vez que um paciente que não fala, com um severo dano cerebral, pôde dar respostas clinicamente relevantes para seu cuidado”.

Scott Routley, de 39 anos, que sofreu um grave acidente de trânsito 12 anos atrás, respondeu a algumas perguntas enquanto era feita uma ressonância magnética de sua atividade cerebral. Com esta descoberta, afirmam os especialistas que cuidam do caso, os textos da medicina agora terão que ser reescritos.

Sexualidade e Espiritualidade


E os chamou de amigos!...


por  Pe. J. Ramón F. de la Cigoña sj 

 
'Amigo' é a palavra que o apóstolo João usou para descrever o relacionamento de Jesus com seus discípulos. Amigo é mais que companheiro ou sócio, pois expressa laços de afeto. Jesus se relacionou com seus discípulos e discípulas com laços de carinho, e eles eram mais do que ‘companheiros’ de trabalho ou de caminhada. Aqueles homens e mulheres que o seguiam, sentiam que Jesus não só os valorizava e apreciava, mas que os tinha também no seu coração.

 'Eu lhes dei a conhecer tudo...' disse-lhes Jesus. O que significa esse ‘tudo’? Verdades divinas, propostas humanas, carinho e respeito... Você já percebeu que só cremos quando amamos e só amamos quando cremos? Os discípulos creram em Jesus, porque o amavam. Desse modo, cresciam em autoestima e experimentavam a salvação! Salvação é vida plena.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Pais cristãos de verdade


Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM

Pais cristãos de verdade manifestam grande preocupação com a formação religiosa dos filhos. Eles se dão conta que além de acompanhar seu crescimento físico e intelectual necessitam criar condições para que os filhos possam se encontrar com o adorável mistério do Senhor. Eles descobrirão a figura de Cristo no espelho dos pais. Não se trata de fazer com que participem a ferro e fogo dos ritos religiosos. Não basta apenas que rezem de quando em vez. É necessário que tenham um coração sedento de Deus. Ora, os filhos despertam para a fé quando em suas casas há um clima de cordialidade, generosidade e acolhida, quando percebem coerência de vida por parte dos pais. Uma leitura do Evangelho, momentos de silêncio e gestos de amor fraterno ajudarão os filhos a buscar o rosto de Deus. Isso quase que basta.

Já notaram?


 POR OLAVO DE CARVALHO

A inversão, mecanismo básico do modus pensandi revolucionário, é acima de tudo um sintoma histérico.

Vocês já notaram que, de uns anos para cá, a simples opinião contrária ao casamento gay, ou à legalização do aborto, passou a ser condenada sob o rótulo de "extremismo", como se casamentos homossexuais ou abortos por encomenda não fossem novidades chocantes, revolucionárias, mas sim práticas consensuais milenares, firmemente ancoradas na História, na natureza humana e no senso comum, às quais realmente só um louco extremista poderia se opor?

Já notaram que o exibicionismo sexual em praça pública, as ofensas brutais à fé religiosa, a invasão acintosa dos templos, passaram a ser aceitos como meios normais de protesto democrático por aquela mesma mídia e por aquelas mesmas autoridades constituídas que, diante da mais pacífica e serena citação da Bíblia, logo alertam contra o abuso "fundamentalista" da liberdade de opinião?

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Bento XVI - Redes Sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização


MENSAGEM
Dia Mundial das Comunicações Sociais

Quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Redes Sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização.

Amados irmãos e irmãs,

Encontrando-se próximo o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2013, desejo oferecer-vos algumas reflexões sobre uma realidade cada vez mais importante que diz respeito à maneira como as pessoas comunicam atualmente entre si; concretamente quero deter-me a considerar o desenvolvimento das redes sociais digitais que estão a contribuir para a aparição de uma nova ágora, de uma praça pública e aberta onde as pessoas partilham ideias, informações, opiniões e podem ainda ganhar vida novas relações e formas de comunidade.

Estes espaços, quando bem e equilibradamente valorizados, contribuem para favorecer formas de diálogo e debate que, se realizadas com respeito e cuidado pela privacidade, com responsabilidade e empenho pela verdade, podem reforçar os laços de unidade entre as pessoas e promover eficazmente a harmonia da família humana. A troca de informações pode transformar-se numa verdadeira comunicação, os contatos podem amadurecer em amizade, as conexões podem facilitar a comunhão. Se as redes sociais são chamadas a concretizar este grande potencial, as pessoas que nelas participam devem esforçar-se por serem autênticas, porque nestes espaços não se partilham apenas ideias e informações, mas em última instância a pessoa comunica-se a si mesma.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Religiosa que dedicou 86 de seus 105 anos na clausura, testemunha que é feliz


O site ACIDIGITAL publicou nesta sexta-feira (18 de janeiro de 2013), um belo testemunho de amor, doação, vocação e felicidade. O que nos prova que realmente, só alcançamos a felicidade quando fazemos a vontade de Deus em nossas vidas.

A vida da Irmã Teresita, um religiosa espanhola de 105 anos, e que desses 105, dedicou 86 na clausura é um exemplo para nós. Tanto que, em relação ao claustro afirmou: “não se pode ficar entediada, porque se não você termina mal”, e ainda indagou: “Como poderia estar aqui 86 anos sem ser feliz?”.

As diferentes formas de receber indulgências durante o Ano da Fé



Roma - Itália (Sexta-feira, 18-01-2013, Gaudium Press) Estando a quase cem dias da abertura do Ano da Fé, proclamado pelo Santo Padre Bento XVI em 11 de outubro de 2012, Dom Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, apresentou em entrevista ao "L'Osservatore Romano" as indulgências concedidas aos fiéis durante todo o ano da Fé.

"Poderão receber a indulgência plenária, aplicável também em sufrágio às almas defuntas, todos os fiéis verdadeiramente arrependidos, devidamente confessados, que tenham comungado sacramentalmente e que rezem segundo as intenções do Sumo Pontífice, em quatro formas", explicou Dom Fisichella.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Cerimônia de casamento não é espetáculo


Padre Roger Araújo 
Jornalista e membro da Comunidade Canção Nova

 
A diocese de Apuracana, no Paraná, publicou algumas normas referentes a realização de cerimônias do sacramento no Matrimônio na Igreja. Não se trata de nada de novo. A diocese está apenas procurando disciplinar aquilo que já é um normativo litúrgico.

O problema maior é que, na cabeça de muitas noivas e noivos, o dia do casamento é um espetáculo para ficar na história. Eu não posso discordar que se trata do dia mais importante na vida de um casal. Porém, muitas cerimônias, cercadas de glamour e espetacularização, perdem todo sentido da sacralidade do momento.

Eu sou padre há 11 anos e gostaria de chamar atenção para alguns pontos:

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A Bíblia indica que devemos aceitar a Tradição Oral


 Escrito por Joel Peters

São Paulo recomenda e ordena a manutenção da Tradição Oral. Em 1Cor 11,2, por exemplo, lemos: “Eu vos felicito por vos lembrardes de mim em toda ocasião e conservardes as tradições tais como eu vo-las transmiti4. São Paulo está claramente recomendando que mantenham a tradição oral, e deve ser notado em particular que ele congratula os fiéis por fazê-lo (Eu vos felicito...). Também é explícito no texto o fato de que a integridade desta Tradição oral apostólica era claramente mantida, da mesma forma como Nosso Senhor havia prometido, sob o auxílio do Espírito Santo (cf. Jo 16,13).

domingo, 13 de janeiro de 2013

Betânia, local visitado por Jesus


Betânia é um vilarejo que distava cerca de seis quilômetros de Jerusalém, por trás do Monte das Oliveiras. Este local é mencionado várias vezes na Bíblia, como sendo visitada por Jesus.

Betânia é uma palavra grega, de origem hebraica (bét nîyyah, contração de bét nanîyah) cujo significado é a casa de Ananias. Esta aldeia foi fundada pelos judeus quando regressavam do exílio, quando lhe deram o nome de Ana         niah; descendentes de Benjamin estabeleceram-se desde Geba até Macmas, Hai, Betel e em suas aldeias, em Ananot, em Nobe, em Anania. (Ne 11, 31-32)

Você sabia?


Você sabia que a oração "Por Cristo, com Cristo e em Cristo, a vós Deus Pai..." é EXCLUSIVA do sacerdote? E que a assembleia NÃO deve repetir esta oração na missa?

A única coisa que a assembleia deve fazer é dizer Amém logo após.

Apenas o sacerdote pode recitá-la, porque é ele quem oferece o sacrifício a Deus.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II

Apresentamos agora a relação dos documentos aprovados durante a realização do Concílio Vaticano II. Esta postagem é uma continuação do texto O que foi o Concílio Vaticano II?

Os documentos estão relacionados abaixo.

A estrutura é a seguinte:

Classificação (Constituições, Declarações e Decretos)

Nome do documento (sigla)

Breve explicação.

Início do texto em latim.

Início do texto na língua portuguesa.

Todos os documentos contêm links para que possam acessá-los diretamente no site do Vaticano, em diversas línguas, inclusive a portuguesa.
 



terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Por que existem tantas religiões e Igreja, todas elas são boas?


Por: Claudio Garzaro
http://www.rccdiocesesjbv.com.br

 
No mundo há tantas religiões e Igrejas que chegam até a confundir o povo. Todas elas afirmam que conduzem o homem á verdade. Precisamos respeitá-las todas, mas devemos seguir a Igreja verdadeira, que é fundada por Jesus Cristo. Existem tantas religiões e Igrejas porque o homem é fraco de fé e de convicção. Dentro do próprio cristianismo, que É uma religião, há várias Igrejas, como: Católica, Batista, Presbiteriana, Metodista, Luterana, etc. É uma pena que não haja unidade entre todas elas.

Também não podemos dizer que todas as religiões são boas, pois algumas ensinam coisas contraditórias á religião fundada por Jesus Cristo. Precisamos distinguir religião e seita.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O que foi o Concílio Vaticano II?


Um Concílio é uma reunião de todos os bispos do mundo convocados pelo papa com o objetivo de se definir a fé, a disciplina e a moral católicas.

O Vaticano II foi o concílio realizado na Igreja Católica convocado pelo papa João XXIII (1958-1963) em 25 de dezembro de 1961, o qual aconteceu com a promulgação da Constituição Apostólica Humane Salutis. Neste documento o Santo Padre fez um breve resumo das situações políticas, sociais, culturais e, sobretudo, religiosas, que motivaram a convocação do concílio.

O Concílio foi iniciado em 1962, no pontificado de João XXIII, e encerrado em 1965, já sob o pontificado de Paulo VI, sendo um dos fatos históricos de maior destaque de todo o século XX. Em 2012 a Igreja Católica comemora 50 anos de sua abertura.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Ano Novo. Novas promessas.


Quantas promessas feitas.
As pessoas querem mudar de vida, mudar o comportamento, mudar o corpo. Muita gente querendo “muito dinheiro no bolso, saúde para dar e vender”.

Entre os votos de ano novo muitos nos desejam “muita paz neste novo ano. Que o ano que chegue seja melhor que o passado.”

Mas como fazer para que a nossa vida seja melhor, como melhorar nossa vida? O que fazem para “mudar a vida”?

sábado, 5 de janeiro de 2013

Revista Times: Promotores do aborto têm perdido as batalhas contra os pro-vidas nos EUA


WASHINGTON DC, 04 Jan. 13 / 03:50 pm (ACI/EWTN Noticias).- Na capa de sua edição de janeiro de 2013, a famosa revista americana Times, assegura que embora "40 anos atrás, os ativistas do direito ao aborto obtiveram uma épica vitória com (a sentença da Corte Suprema no caso) Roe vs. Wade", que permitiu a legalização do aborto nos Estados Unidos, "eles estiveram perdendo desde então" para os pró-vidas.

Conforme explica Kate Pickert, autora do artigo de capa, desde que em janeiro de 1973 a Corte Suprema dos Estados Unidos converteu em um direito federal o acesso ao aborto, "o movimento pro-choice (abortista) vem  perdendo" as suas lutas.

Igreja cria “rebatismo” para membros que trocam de sexo


Nadia Bolz Weber é uma pastora diferente da maioria. Cheia de tatuagens no corpo, ela se define como uma “luterana sarcástica” e “encrenqueira pós-moderna” em seu blog. Esta semana ela postou o relato de uma inovação na igreja que lidera, a House for all Sinners and Saints [Casa para todos os pecadores e santos]. A postura teológica da pastora é luterana, mas é norteada por uma mentalidade “inclusiva”, ou seja, aceita e incentiva o estilo de vida dos homossexuais.

Um dos membros da igreja, Asher O’Callaghan, que é transgênero,  recentemente  passou por um processo de mudança de sexo. Usando a liturgia luterana, a pastora fez uma espécie de“rebatismo”, ou seja, abençoou-o para que ele possa usar com liberdade seu novo nome, que condiz mais com seu novo corpo.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Jesus e os muçulmanos

Extraído do Livro MILAGRES DA HÓSTIA SANTA, Edições Paulinas, São Paulo, 1956. p. 07
Os mulçumanos são pagãos. Não admitem a divindade de Jesus e odeiam os cristãos. Muitas vezes, em seus países, os perseguiram duramente, fazendo elevado número de mártires da fé católica.

Este fato aconteceu em S. João da Montana, cidadezinha da Palestina.

S. João da Montana foi a terra natal de S. João Batista, o célebre pregador que teve a gloriosa missão de preparar o povo judeu a receber o Salvador Jesus.

Os católicos, em São João da Montana, eram numerosos e possuíam belos e majestosos templos. Eram fervorosos e frequentavam os atos do culto, celebrados com toda a solenidade do rito.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

A Igreja: Sinal de Instrumento e Salvação

Por: Claudio Garzaro
http://www.rccdiocesesjbv.com.br



A Igreja é a comunidade dos que aceitam o Cristo, aderem à sua mensagem e a manifestam pelo testemunho pessoal e comunitário de vida. É a comunidade dos cristãos que vivem unidos por uma mesma fé, uma mesma esperança, um mesmo amor. Que refletem e procuram viver o Evangelho e caminham na busca de comunhão com o Pai e com os irmãos, tendo como centro de unidade a Cristo.

Como surgiu?

No decorrer da vida de Cristo muitas pessoas aderiram a Jesus Cristo e o seguiram. Cristo os chama o os convoca. Prepara-os através do ensino, do testemunho, da vivência. Eram os 12 apóstolos. No Evangelho de São Mateus, capitulo 4,18-22, vemos Cristo chamando Pedro e André e estes abandonam tudo e o seguem.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Bento XVI: Nada é impossível para Deus que obra maravilhas

 
VATICANO, 02 Jan. 13 / 03:32 pm (ACI/EWTN Noticias).- Em sua primeira audiência geral de 2013, o Papa Bento XVI assinalou que o Natal do Menino Jesus recorda que nada é impossível para Deus que sempre atua e obra maravilhas na vida dos homens.

Na Sala Paulo VI perante milhares de fiéis presentes, o Santo Padre dedicou sua catequese ao explicar a origem de Jesus, cujo Natal "ilumina mais uma vez com a sua luz as trevas que muitas vezes cercam o nosso mundo e o nosso coração e traz esperança e alegria". 

Milagre Eucarístico de Faverney

No século XVII, o protestantismo, em particular o calvinismo, difundiu-se rapidamente em França por causa das vantagens materiais que a nova religião concedia aos membros da nobreza e do clero oriundo da Igreja Católica. Essa situação era arriscada para a Fé das pessoas e semeava dúvidas inclusive nos mosteiros.

Na cidade de Faverney existia uma Abadia beneditina cujos monges viviam relaxadamente a regra do seu fundador, mantinham vivo somente o culto a Nossa Senhora de La Blanche, conhecida nas redondezas por ser muito milagrosa. Realmente, pela sua intercessão se realizaram muitos milagres, por exemplo, duas crianças que morreram sem o batismo, regressaram à vida.

Em 1608, na vigília da festa de Pentecostes, os monges decidiram preparar um altar para a exposição e adoração do Santíssimo Sacramento. A luneta do Ostensório era muito ampla e por essa razão decidiram colocar duas Hóstias. No final das Vésperas os monges deixaram o Santíssimo exposto no altar provisório. No dia seguinte, o sacristão abriu a igreja e encontrou-a cheia de fumaça e o altar reduzido à cinzas; começou, então a gritar e os religiosos e outras pessoas vieram correndo. Na esperança de encontrar qualquer resto do Ostensório, iniciaram a buscá-lo entre as cinzas, mas quando a fumaça se dissipou viram, atônitos, que o Ostensório flutuava no ar.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Dia Mundial da Paz


No dia 1º de janeiro comemora-se o dia mundial da paz. A data surgiu através de sua Santidade, o Papa Paulo VI, porém acontecendo pela primeira vez no dia oito de dezembro de 1967, convocando todos os homens de bem a celebrar essa comemoração, já a partir do dia primeiro seguinte.

O ano de 1968 foi conturbado em grande parte do mundo, foi quando aconteceu a guerra do Vietnã, os assassinatos de Robert Kennedy e Martin Luther King, lutas da população civil contra os modelos autoritários de governo, onde no Brasil foi instituído o AI-5, pelo presidente Costa e Silva, sendo hoje considerado um atentado à liberdade.

A mais antiga oração da Mãe de Deus


"À vossa proteção recorremos Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas Em nossas necessidades, Mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita!".

 
No ano início do Século XX, no ano de 1927, no Egito, foi encontrado um fragmento de papiro que remonta ao século III, que foi adquirido pela Biblioteca John Ryland, de Manchester (Inglaterra). O pequeno papiro de 18x9,4 cm, que foi catalogado como Ryl.III,470, teve seu conteúdo identificado em 1939; é o texto de uma oração dirigida a Maria Santíssima, invocada como Theotókos (Mãe de Deus) no século III.

Eventos de 2013 da Igreja Católica


De 11/10/2012 a 24/11/2013 a Igreja Católica Apostólica Romana celebra o ano da Fé, comemorando o 50º aniversário do Concílio Vaticano II (1962-2012).

A Campanha da Fraternidade do ano de 2013 tem como tema “FRATERNIDADE E JUVENTUDE” e o lema “EIS-ME AQUI, ENVIA-ME” (Is 6, 8).

De 23 a 28 de julho acontece a 38ª Jornada Mundial da Juventude na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. O tema é “IDE E FAZEI DISCÍPULOS A TODOS OS POVOS” (Mt 28, 19).

 

Oração


Frei Luiz Henrique F. de Aquino, OFM

Senhor, mais um ano se inaugura sob o nome de uma mãe, Vossa Mãe, encontro perfeito da humanidade e da divindade, no evento do nascimento do vosso Filho. Recordamos com alegria, Senhor, as vossas maravilhas!

Cada um de nós pode narrar aos outros a própria história da salvação, feita de pessoas, de palavras, de encontros e graças.

Senhor, um ano que começa é um presente.

A nossa oração hoje é um louvor agradecido pelo tanto que fizestes em nossas vidas desde seu início, porque tudo está envolvido por vosso amor paterno.

A Tradição e a Sagrada Escritura

Após Jesus Cristo enviar os apóstolos para anunciar a Boa Nova ao mundo inteiro eles se animaram e pregaram a todos os que encontraram.

E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. (Mc 16, 15)

Mas de que forma estes apóstolos transmitiam estes ensinamentos? Esta dúvida é natural porque eles não tinham uma Bíblia para auxiliar nesta tarefa. Os apóstolos narravam a vida de Jesus Cristo e repassavam a mensagem por Ele deixada através de palavra, de forma oral. Eles falavam para os seus discípulos o que tinham presenciado e/ou o que outros cristãos tinham ouvido ou presenciado.

Ou será que João, Thiago ou qualquer outro apóstolo lia a Bíblia para os seus seguidores? Claro que não.