Páginas

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Como os apóstolos transmitiam os ensinamentos?

Após Jesus Cristo enviar os apóstolos para anunciar a Boa Nova ao mundo inteiro eles se animaram e pregaram a todos os que encontraram.

E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. (Mc 16, 15)

Mas de que forma estes apóstolos transmitiam estes ensinamentos? Esta dúvida é natural porque eles não tinham uma Bíblia para auxiliar nesta tarefa. Os apóstolos narravam a vida de Jesus Cristo e repassavam a mensagem por Ele deixada através de palavra, de forma oral. Eles falavam para os seus discípulos o que tinham presenciado e/ou o que outros cristãos tinham ouvido ou presenciado.

Ou será que João, Thiago ou qualquer outro apóstolo lia a Bíblia para os seus seguidores? Claro que não.

Os apóstolos não eram fisicamente eternos, um dia morreriam. Mas os seus testemunhos não poderiam morrer com eles, então teriam que registrar suas lembranças. Deus os inspirou a escrever o que tinham visto, ouvido e o que aprenderam com o Mestre. Então vieram os Evangelhos, as Cartas, enfim, o Novo Testamento, como o conhecemos hoje.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

São Mateus

O nome Mateus significa dom de Deus. Provavelmente nasceu na Galileia. Era um cobrador de impostos (rendeiro público). Os cobradores de impostos eram homens detestados pela população, homens conhecidamente especuladores, verdadeiros esfoladores e sanguessugas do povo, e por isto por todos mal vistos e odiados. Colaboravam com a dominação romana, entregando os impostos cobrados às autoridades Romanas. Seu nome antes de acompanhar a Cristo era Levi e era filho de Alfeu.

Imagina-se que Levi já sentia curiosidade em conhecer aquele Homem sobre o qual tanto ouvira falar e ao ouvir o convite de Jesus não perdeu tempo em abandonar tudo e segui-lo:

“E, passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na alfândega, e disse-lhe: Segue-me. E, levantando-se, o seguiu.” Marcos 2:14

Foi na casa de Mateus que ocorreu a crítica dos fariseus e dos escribas por Jesus estar sentado com pecadores:

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

A Mãe do Redentor nos precede e continuamente nos confirma na fé, disse o Papa

VATICANO, 02 Jan. 14 / 03:22 pm (ACI/EWTN Noticias).- Ao celebrar a Missa na Solenidade de Maria Mãe de Deus, o Papa Francisco assinalou, ontem, 1 de janeiro de 2014, que a Virgem Maria, Mãe de Jesus, precede-nos e continuamente nos confirma na fé.

A seguir a íntegra da homilia do Papa na ocasião:

Amados Irmãos e Irmãs,

A primeira leitura propôs-nos a antiga súplica de bênção que Deus sugerira a Moisés, para que a ensinasse a Aarão e seus filhos: “O Senhor te abençoe e te proteja. O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te seja favorável. O Senhor dirija para ti o seu olhar e te conceda a paz” (Nm 6, 24-26).

É muito significativo ouvir estas palavras de bênção no início de um novo ano: elas acompanharão o nosso caminho neste tempo que se abre diante de nós. São palavras que dão força, coragem e esperança; não uma esperança ilusória, assentada em frágeis promessas humanas, nem uma esperança ingênua que imagina melhor o futuro simplesmente porque é futuro. Esta esperança tem a sua razão de ser precisamente na bênção de Deus; uma bênção que contém os votos maiores, os votos da Igreja para cada um de nós, repletos da proteção amorosa do Senhor, da sua ajuda providente.