Páginas

sábado, 5 de março de 2016

Santos e Beatos do dia 05 de março

São Teófilo. Bispo de Cesareia, na Palestina. No tempo do imperador Septímio Severo, resplandeceu pela sua sabedoria, contribuição à Igreja e integridade de vida. † 195. Palestina.

São Cónon.  Mártir. Foi um jardineiro que, no tempo do imperador Décio, foi obrigado a correr diante dum carro, com cravos espetados nos pés e, caindo de joelhos, em oração entregou o espírito a Deus. † 250.  Panfília, atual Turquia.

São Lúcio. Papa, sucessor de São Cornélio. Tendo padecido o exílio pela fé de Cristo, foi um exímio confessor da fé, enfrentando as dificuldades do seu tempo com admirável moderação e prudência. Sepultado em Roma, no cemitério de Calisto, junto à Via Ápia. † 254.

São Focas. Mártir. Foi um jardineiro que passou muitos tormentos pelo nome do Redentor. † séc. IV. Sinope, atual Turquia.

Santo Adrião (Adriano). Mártir. Durante a perseguição do imperador Diocleciano, por mandado do prefeito Firmiliano, num dia em que os habitantes da cidade costumavam celebrar a festa “Fortuna dos Cesarenses”, por causa da sua fé em Cristo foi primeiramente lançado a um leão e depois degolado à espada. † 309. Cesareia da Palestina.

São Gerásimo. Anacoreta. No tempo do imperador Zenão, reconduzido à verdadeira fé por Santo Eutímio, praticou grandes obras de penitência, oferecendo a todos os que sob a sua direção se exercitavam na vida monástica a ciência da rigorosa observância e admirável frugalidade. † 475. Palestina, junto ao rio Jordão.

São Kierano ou Cirano. Bispo e abade. † 530. Sahighir, hoje Irlanda.

São Virgílio. Bispo. Recebeu em sua diocese Santo Agostinho e os monges que iam a caminho da Inglaterra em missão evangelizadora, enviados pelo papa São Gregório Magno. † 618. Arles, atual França.

Beato Cristóvão Macassóli. Presbítero da Ordem dos Menores. Célebre pela sua pregação e pela caridade para com os pobres. † 1485. Vigébano, Itália.

Beato Jeremias de Valáchia (João Kostistik). Religioso da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Durante quarenta anos assistiu ininterruptamente aos enfermos com grande caridade e alegria. † 1625. Nápoles, Itália.

São João José da Cruz (Carlos Gaetano Calosirto). Presbítero da Ordem dos Frades Menores. Seguindo o exemplo de São Pedro de Alcântara, restaurou a disciplina da Regra em muitos conventos da Província Napolitana. Viveu na santa austeridade e, segundo os registros da Igreja e a tradição, realizando prodígios e curas para seus amados pobres e doentes. † 1734. Nápoles, Itália.

Santo Eusébio de Cremona. Discípulo de São Jeronimo e autor de interessantes opúsculos. †  423.

São Pirano. Abade. † 480. Santo supostamente de origem irlandesa.

Santo Eusebio Palatino e companheiros. Mártires. Segundo a tradição sofreram martírio na Andaluzia, em um lugar chamado Medellin, perto de Mérida. É um dos inúmeros mártires anônimos. O Martirológio Romano menciona-o com Peter, Rústico, Herabo, Mario Palatino e oito companheiros, mas não há certeza quanto ao local, data, circunstâncias ou detalhes do fato.